Acessibilidade / Reportar erro

Conhecimentos e práticas de manuseio de incubadoras neonatais por profissionais de enfermagem

Resumo

Objetivo

Comparar conhecimentos e práticas de manuseio de incubadoras neonatais por enfermeiras e técnicas/auxiliares de enfermagem.

Métodos

Estudo transversal, realizado em unidade neonatal de hospital de referência, com dados obtidos por questionário sobre conhecimentos e observação direta, estruturada e não participante, das práticas da equipe de enfermagem no manuseio de incubadoras. Criou-se escore de adequação de práticas realizadas.

Resultados

Não houve diferença entre os dois grupos estudados, quanto aos conhecimentos sobre manuseio de incubadoras, exceto para o benefício de umidificação, mais citado entre enfermeiras (p=0,040). Comparando-se escores de práticas obtidos isoladamente e considerando o escore total, também não se constatou diferença (p=0,723). Técnicas/auxiliares de enfermagem e enfermeiras realizaram 70% de práticas adequadas ao manusearem a incubadora, proporção baixa, visto tratar-se de hospital de alta complexidade.

Conclusão

Em geral, não houve diferença entre os componentes da equipe de enfermagem com relação aos conhecimentos e práticas estudadas.

Incubadoras para lactentes; Recém-nascido; Tecnologia biomédica; Equipe de enfermagem; Enfermagem neonatal

Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo R. Napoleão de Barros, 754, 04024-002 São Paulo - SP/Brasil, Tel./Fax: (55 11) 5576 4430 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actapaulista@unifesp.br