Acessibilidade / Reportar erro

Assistência obstétrica/neonatal: ampliação da prática clínica do enfermeiro na Atenção Primária

Atención obstétrica/neonatal: ampliación de la práctica clínica del enfermero en la atención primaria

Resumo

Objetivo

Compreender o significado da ampliação da prática clínica do enfermeiro na atenção obstétrica e neonatal no contexto da atenção primária.

Métodos

Pesquisa qualitativa, com o referencial teórico filosófico do Pensamento Complexo de Edgar Morin e com o referencial metodológico da Teoria Fundamentada nos Dados. As etapas de coleta, análise e construção da teoria ocorreram em sequências alternadas, entre setembro de 2016 a setembro de 2017. A saturação teórica dos dados ocorreu com a inclusão de 11 entrevistas individuais com enfermeiras da atenção primária e com quatro observações participantes. Os dados foram organizados por meio do software NVIVO10® e analisados em três etapas: codificação aberta, axial e integração.

Resultados

Emergiu o fenômeno central “Provocando mudanças na atuação do enfermeiro da atenção primária” e a três categorias: Compreendendo os significados da gestão do cuidado de Enfermagem na atenção primária; lidando com o movimento antagonista e regulador que influencia a qualidade e melhorando a qualidade para promover a resolutividade da atenção primária.

Conclusão

Os significados do movimento de liderança em prol da ampliação da prática clínica do enfermeiro na Atenção Primária relacionam-se com: as resistências na postura de alguns profissionais, a inconstância de recursos humanos e materiais, mas, sobretudo, com a busca pela essência do cuidar.

Atenção primária à saúde; Acesso aos serviços de saúde; Autonomia profissional; Cuidados de enfermagem; Enfermagem obstétrica

Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo R. Napoleão de Barros, 754, 04024-002 São Paulo - SP/Brasil, Tel./Fax: (55 11) 5576 4430 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actapaulista@unifesp.br