Acessibilidade / Reportar erro

Engajamento e qualidade de vida dos graduandos de enfermagem e medicina

Compromiso y calidad de vida de estudiantes universitarios de enfermería y medicina

Resumo

Objetivo

Investigar a correlação entre o engajamento e qualidade de vida dos estudantes de graduação em enfermagem e medicina de uma universidade privada.

Métodos

Estudo observacional analítico, transversal, abordagem quantitativa, realizado com 219 graduandos, por meio de três questionários autoaplicáveis: um com os dados sociodemográficos; Study & Well-being Survey para avaliar o engajamento do estudante e o Medical Outcomes Study 36 – Item Short-Form Health Survey (SF-36) para avaliar a qualidade de vida. Testou-se a normalidade dos dados por meio do teste de Kolmorov Smirnov e para a análise inferencial utilizou-se dentro dos padrões esperados, o teste de Correlação de Spearman entre as dimensões do engajamento e os domínios da qualidade de vida.

Resultados

Participaram 171 estudantes de medicina e 48 da enfermagem, 160 (73,06%) do sexo feminino e 59 (26,94%) do sexo masculino. O engajamento apresentou média de escore 3,57± 0,92 e a qualidade de vida com média maior que 50. A correlação entre engajamento e qualidade de vida foi considerada moderada entre a dimensão vigor e o domínio vitalidade (r=0,505) e saúde mental (r=0,332) e entre as dimensões dedicação(r=0,400) e absorção (r=0,313) com o domínio vitalidade.

Conclusão

A correlação mostrou-se fraca entre a maioria dos domínios da qualidade de vida e o engajamento dos graduandos de enfermagem e medicina.

Engajamento; Qualidade de vida; Estudantes de enfermagem; Estudantes de medicina

Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo R. Napoleão de Barros, 754, 04024-002 São Paulo - SP/Brasil, Tel./Fax: (55 11) 5576 4430 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actapaulista@unifesp.br