Acessibilidade / Reportar erro

Ensinar sistematização da assistência de enfermagem em nível técnico: percepção de docentes

Resumo

Objetivo:

Descrever a percepção de docentes sobre o ensino da sistematização da assistência de enfermagem em nível técnico.

Métodos:

Estudo descritivo, de abordagem mista. Participaram do grupo focal sete docentes do Curso Técnico em Enfermagem de uma universidade pública do Nordeste brasileiro. O conteúdo textual foi tratado com auxílio do IRAMUTEQ e a análise dos dados foi realizada a partir do referencial teórico de Alfred Schutz.

Resultados:

Os docentes do curso técnico de enfermagem tipificam a importância de integrar o técnico de enfermagem na sistematização da assistência e para tanto realçam a necessidade de incluir tal temática na formação em nível técnico.

Conclusão:

Os docentes denotam dúvidas e receios em não saber como e quando efetivar o ensino da SAE em nível técnico, mas refletem sobre as possibilidades e necessidades de consolidar esta temática.

Descritores
Processos de enfermagem; Docentes de enfermagem; Educação técnica em enfermagem; Auxiliares de enfermagem

Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo R. Napoleão de Barros, 754, 04024-002 São Paulo - SP/Brasil, Tel./Fax: (55 11) 5576 4430 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actapaulista@unifesp.br