Acessibilidade / Reportar erro

Gastos com internações por condições sensíveis à atenção primária: estudo ecológico

Gastos con internaciones por condiciones sensibles en la atención primaria: estudio ecológico

Resumo

Objetivo

Analisar os gastos com Internações por Condições Sensíveis à Atenção Primária no Estado de Minas Gerais.

Métodos

Estudo ecológico e retrospectivo das internações dos anos de 2014 e 2019, com dados do Sistema de Informação Hospitalar analisados por meio de estatística descritiva e teste pareado de Wilcoxon.

Resultados

Observou-se redução de valores gastos (-9,88%), em internações eletivas (-1,77%) e de urgência (-10,54%), nos sexos masculino e feminino e em todas as faixas etárias; com diferença significativa de valores gastos nas faixas etárias de 5 a 14 anos (p=0,005) e de 15 a 49 anos (p<0,001). Os maiores valores absolutos se deram nos grupos Angina, Insuficiência Cardíaca e Doenças Cerebrovasculares; as principais reduções ocorreram nas Doenças inflamatórias de órgãos pélvicos, Gastroenterites infecciosas e Asma.

Conclusão

A análise por grupos e caráter de internação das condições sensíveis possibilita a identificação de frequência e custos elevados e/ou desproporcionais, mostrando condições de maior risco e atuação dos serviços de cuidados primários em saúde no momento oportuno à demanda da população.

Atenção primária à saúde; Hospitalização; Custos hospitalares; Gastos em saúde; Serviços de saúde

Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo R. Napoleão de Barros, 754, 04024-002 São Paulo - SP/Brasil, Tel./Fax: (55 11) 5576 4430 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actapaulista@unifesp.br