Acessibilidade / Reportar erro

Inteligência emocional entre estudantes de enfermagem na pandemia de COVID-19

Inteligencia emocional en estudiantes de enfermería durante la pandemia de COVID-19

Resumo

Objetivo

Analisar a inteligência emocional entre estudantes de enfermagem na pandemia de COVID-19 e descrever os escores de atenção emocional, clareza e reparação na gestão das emoções.

Métodos

Trata-se de um estudo quantitativo, observacional de delineamento transversal, composto por 121 estudantes do Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Vale do São Francisco. A coleta de dados foi realizada por meio de um formulário autoaplicável contendo Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, questionário sociodemográfico e a escala Trait Meta-Mood Scale-24, validado para o uso em língua portuguesa. Os dados foram submetidos a tratamento estatístico utilizando-se o programa Statistical Package for the Social Sciences, versão 20.0.

Resultados

Não houve diferenças significativas entre sexo, dados sociodemográficos e período da graduação com a pontuação do Trait Meta-Mood Scale-24. Entretanto, os alunos do quarto e do oitavo semestre apresentaram significativamente menores médias desta escala (p=0,015).

Conclusão

Evidenciou-se a necessidade de abordar a inteligência emocional ao longo da graduação em enfermagem, além de reforçar o amparo psicológico dos estudantes, a partir de serviços já disponibilizados pela universidade.

Inteligência emocional; Estudantes de enfermagem; Infecções por coronavírus; Pandemia; Autogestão

Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo R. Napoleão de Barros, 754, 04024-002 São Paulo - SP/Brasil, Tel./Fax: (55 11) 5576 4430 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actapaulista@unifesp.br