Acessibilidade / Reportar erro

Qualidade de vida relacionada à deglutição de idosos hospitalizados: estudo transversal analítico

Calidad de vida relacionada con la deglución en adultos mayores hospitalizados: estudio transversal analítico

Resumo

Objetivo

Avaliar a qualidade de vida relacionada à deglutição em idosos hospitalizados.

Métodos

Estudo transversal analítico e observacional. Participaram 52 idosos internados em clínica médica de um hospital público no Distrito Federal. Foram aplicados os instrumentos Eating Assessment Tool e o Quality of Life in Swallowing Disordens, além de coleta de dados sociodemográficos e condições de saúde.

Resultados

Dos idosos participantes 30,8% apresentaram risco de disfagia autorrelatada. Os idosos com risco de disfagia apresentaram menor pontuação no domínio “tempo de se alimentar” e maior pontuação no domínio de “saúde mental”. O único domínio que não houve diferença estatística no padrão de resposta dos participantes que apresentaram ou não risco de disfagia foi o domínio sono. Entre as variáveis dos 11 domínios do Quality of Life in Swallowing Disordens foi possível observar correlações positivas em sua maioria com diferentes graus.

Conclusão

A qualidade de vida relacionada à deglutição de idosos hospitalizados está diretamente manifestada com a diminuição do convívio social, aumento do tempo para se alimentar, medo e fardo.

Disfagia; Qualidade de vida; Transtornos da deglutição; Envelhecimento; Cuidado de enfermagem ao idoso hospitalizado; Idoso fragilizado; Fatores etários

Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo R. Napoleão de Barros, 754, 04024-002 São Paulo - SP/Brasil, Tel./Fax: (55 11) 5576 4430 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actapaulista@unifesp.br