Acessibilidade / Reportar erro

Estratégias preventivas ao suicídio para equipe de enfermagem na COVID-19: uma revisão de escopo

Estrategias preventivas al suicidio para un equipo de enfermería durante el COVID-19: una revisión de alcance

Resumo

Objetivo

Identificar as estratégias de prevenção da ideação suicida e do suicídio durante a pandemia de COVID-19 para a equipe de enfermagem.

Métodos

Revisão de escopo realizada nas bases de dados PubMed, BVS, SCOPUS, Web of Science, LILACS, CINAHL, Embase, PsycINFO e na literatura cinzenta como Google Acadêmico.

Resultados

Compõem esta revisão 11 artigos, todos publicados em inglês, a maioria publicada no ano de 2021, nos Estados Unidos da América. As estratégias identificadas perpassam a psicoeducação; espaços para acolhimento das demandas dos profissionais, escuta, apoio e promoção de bem-estar; avaliação e rastreio da saúde mental; encaminhamento para serviços de apoio especializados; intervenção psicológica e aconselhamento; estratégias para reconhecer e lidar com gatilhos, emoções e pensamentos negativos; ações de autocuidado; escuta; apoio e promoção de bem-estar; dentre outras.

Conclusão

As estratégias que resultaram em impacto positivo na saúde mental das equipes de enfermagem foram a criação de espaços para acolhimento das demandas dos profissionais, escuta, apoio e promoção de bem-estar, além da avaliação e do rastreio da saúde mental como formas de prevenção às ações e às ideações suicidas. Destaca-se a importância de estudos que avaliem o efeito das estratégias na saúde mental das equipes de enfermagem para que protocolos possam ser criados na mitigação do problema.

Suicídio; Equipe de enfermagem; Saúde mental; Saúde do trabalhador; COVID-19; Pandemias

Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo R. Napoleão de Barros, 754, 04024-002 São Paulo - SP/Brasil, Tel./Fax: (55 11) 5576 4430 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actapaulista@unifesp.br