Acessibilidade / Reportar erro

Fatores associados ao descontrole da pressão arterial em homens

Resumo

Objetivo

Verificar os fatores associados ao descontrole da pressão arterial em homens.

Métodos

Estudo exploratório, de corte transversal, realizado em centro de referência para doenças cardiovasculares, em Salvador-BA, lócus para o núcleo de referência do programa de saúde do homem do Ministério da Saúde. Amostra foi selecionada por conveniência totalizando 130 homens atendidos em centro de saúde, submetidos a entrevista, avaliação clínica e antropométrica. Na análise bivariada empregou-se o Qui-quadrado de Pearson ou Exato de Fisher realizando-se posteriormente análise de regressão logística múltipla sendo a OR corrigida pelo modelo de Poisson. Adotou-se significância estatística de 5%.

Resultados

Constatou-se alta prevalência de descontrole da pressão arterial (65,4%), de hábitos de vida inadequados e de excesso de peso. Não houve associação estatisticamente significante entre descontrole dos níveis pressóricos e variáveis sociodemográficas, hábitos de vida e medidas antropométricas. Na regressão, o descontrole da pressão arterial associou-se ao uso inadequado da medicação (RP: 1,35, IC 95%: 1,03; 1,76).

Conclusão

O uso inadequado da medicação foi reforçado como importante fator associado ao descontrole. Medidas efetivas para mudança deste panorama são emergenciais e desafiam profissionais e autoridades públicas.

Hipertensão; Saúde do homem; Enfermagem de atenção primária; Cuidados de enfermagem

Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo R. Napoleão de Barros, 754, 04024-002 São Paulo - SP/Brasil, Tel./Fax: (55 11) 5576 4430 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actapaulista@unifesp.br