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Qualidade de vida, conhecimento e atitude após programa educativo para Diabetes

Resumo

Objetivo

Avaliar a qualidade de vida, o conhecimento sobre a doença e a atitude de indivíduos com diabetes mellitus tipo 2 antes e após participação em programa educativo.

Métodos

Estudo quase experimental, realizado com 110 indivíduos atendidos no ambulatório de um Hospital Universitário. No Grupo Controle, os indivíduos receberam o atendimento de rotina (n=74) e no Grupo Teste, além de receber o acompanhamento de rotina participaram das intervenções educativas (n=36). Foram utilizados o Whoqol-bref e o B-PAID para avaliar a qualidade de vida; DKN-A para avaliação do conhecimento e o ATT-19, a atitude.

Resultados

Houve melhora da qualidade de vida após participação no programa educativo, particularmente, no domínio Relações sociais; diminuição do sofrimento em viver com DM e aquisição de conhecimento estatisticamente significante. Na atitude o aumento foi discreto.

Conclusão

O programa educativo para DM2 contribuiu para o aumento da qualidade de vida, com diminuição do sofrimento; aumento do conhecimento sobre a doença, tratamento e melhor enfrentamento a doença.

Educação do paciente; Educação em saúde; Diabetes mellitus tipo 2; Qualidade de vida

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