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Avaliação da cultura de segurança do paciente na atenção primária à saúde

Evaluación de la cultura de seguridad del paciente en la atención primaria a la salud

Resumo

Objetivo

Avaliar a percepção dos profissionais acerca da cultura de segurança do paciente na atenção primária à saúde.

Métodos

pesquisa quantitativa, transversal, descritiva do tipo survey, utilizando o questionário “Pesquisa sobre Cultura de Segurança do Paciente para Atenção Primária”, que avalia 12 dimensões da cultura de segurança do paciente. Foram consideradas positivas as com escores maior ou igual a 75%.

Resultados

As dimensões “troca de informações com outras instituições” (79%), “trabalho em equipe” (79%), “acompanhamento do cuidado do paciente” (80%), “segurança do paciente e problemas de qualidade” (83%) foram consideradas positivas para a cultura de segurança do paciente, enquanto “suporte da liderança” (47%) demonstrou-se como área fraca. Houve diferença significativa na comparação das variáveis tempo de serviço e categoria profissional com a média das porcentagens de respostas positivas.

Conclusão

Os resultados mostraram que os profissionais da Atenção Primária à Saúde tiveram percepções positivas quanto às dimensões da cultura de segurança do paciente, e apenas “suporte da liderança” foi considerada como área de fragilidade.

Segurança do paciente; Cultura organizacional; Qualidade da assistência à saúde; Atenção primária à saúde

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