Acessibilidade / Reportar erro

Efeito de uma intervenção educativa na gravidez: ensaio clínico randomizado em cluster

Efecto de una intervención educativa en el embarazo: ensayo clínico randomizado en clúster

Resumo

Objetivo

Avaliar os efeitos de uma intervenção educativa no conhecimento, na atitude e na prática das gestantes sobre o uso dos alimentos regionais.

Métodos

Ensaio clínico controlado randomizado em cluster, unicego, com dois grupos paralelos. O estudo foi realizado no período de janeiro a setembro de 2013. Alocação randômica dos conglomerados foi definida pelo processo de alocação aleatória simples. Na ocasião foi utilizado um sorteio entre os conglomerados/cluster e depois foi realizada uma alocação aleatória para escolha das USs. Desta maneira, o conglomerado A fez parte do GI e o conglomerado B do GC. Participaram 91 gestantes no GI (cartilha educativa) e 94 gestantes no GC (consulta pré-natal de risco habitual).

Resultados

O efeito da cartilha educativa no grupo de intervenção apresentou significância estatística (p<0,001) no sétimo e trigésimo dia pós-intervenção, quando comparados com o grupo controle e aumento da prevalência com adequabilidade do conhecimento, atitude e prática quanto ao uso dos alimentos regionais.

Conclusão

A cartilha educativa foi uma intervenção eficaz para melhorar o conhecimento, atitude e prática das gestantes quanto ao uso dos alimentos regionais. Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos (ReBEC): RBR 7mhyzt.

Comportamento alimentar; Educação em saúde; Gravidez; Conhecimento, atitudes e práticas em saúde; Ensaio clínico

Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo R. Napoleão de Barros, 754, 04024-002 São Paulo - SP/Brasil, Tel./Fax: (55 11) 5576 4430 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actapaulista@unifesp.br