Acessibilidade / Reportar erro

Esperança de vida de pacientes com câncer submetidos à quimioterapia

Resumo

Objetivo:

Mensurar o nível de esperança de vida em pacientes oncológicos no início e no final do tratamento quimioterápico e verificar os fatores associados nos dois momentos.

Métodos:

Estudo transversal com pacientes oncológicos em tratamento quimioterápico. Os dados foram coletados no início e após três/quatro meses de quimioterapia, com a aplicação da Escala de Esperança de Herth e um questionário de caracterização. Foi utilizado o teste de Meann-Whitney para verificar associações estatísticas nos dois momentos.

Resultados:

O escore médio de esperança foi de 35,8 (±6,11) pontos no primeiro momento e, 36,1 (±7,12) no segundo. Escolaridade maior que oito anos, ausência de metástase, tratamento curativo ou adjuvante e dor leve contribuíram significativamente no aumento dos escores.

Conclusão:

O nível de esperança aumentou no final do tratamento, mas não significativamente. Os fatores que influenciaram este aumento foram maior escolaridade, ausência de metástases, tratamento curativo ou adjuvante e ausência de dor moderada a forte.

Descritores
Esperança de vida; Neoplasias; Quimioterapia; Enfermagem oncológica; Avaliação em enfermagem

Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo R. Napoleão de Barros, 754, 04024-002 São Paulo - SP/Brasil, Tel./Fax: (55 11) 5576 4430 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actapaulista@unifesp.br