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Envolvimento dos pacientes no gerenciamento da qualidade dos serviços de saúde

Resumo

Objetivo:

Identificar o estágio de envolvimento dos pacientes nas Instituições de saúde brasileiras, nos programas de melhoria da qualidade e segurança.

Métodos:

Abordagem quantitativa, através de uma pesquisa de avaliação com 141 Instituições, localizadas em 18 estados e no Distrito Federal, no período de fevereiro a maio de 2016. Para coleta dos dados foi aplicado um questionário pela web, utilizando o software de questionários e pesquisas SurveyMonkeyÓ. No questionário, além das perguntas para caracterização das Instituições e dos respondentes, sete perguntas foram relacionadas às atividades de participação dos pacientes nos processos de gerenciamento da qualidade.

Resultados:

As atividades realizadas pela maior parte das Instituições foram “pesquisa de satisfação dos pacientes” e “processo formal para comunicação com os pacientes em relação às suas dúvidas, sugestões e reclamações”. A média de atividades realizadas foi de 3,84 de um total de 7 atividades avaliadas.

Conclusão:

Considerando uma escala de 0 a 3, aproximadamente 70% das Instituições foram classificadas entre os estágios 0 (paciente não é envolvido) e 1 (participação na avaliação das metas de qualidade).

Descritores
Qualidade da assistência à saúde; Melhoria de qualidade; Pacientes; Gestão da qualidade; Gestão em Saúde

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