Acessibilidade / Reportar erro

Prevalência de sinais e sintomas digestórios em trabalhadoras rurais e fatores associados

Resumo

Objetivo

Conhecer a prevalência de sinais e sintomas digestórios em trabalhadoras rurais e identificar fatores associados mais frequentes.

Métodos

Estudo transversal que incluiu 182 trabalhadoras rurais maiores de 18 anos e de agricultura de hortifrutigranjeiros. Para avaliar a consistência interna dos dados utilizou-se o coeficiente alfa de Cronbach. Para comparar médias entre os grupos, o teste t de Student foi aplicado para amostras independentes. Em caso de assimetria, foi utilizado o teste de Mann-Whitney.

Resultados

A prevalência de sinais e sintomas digestórios relatados foi 31,9%. Os sinais e sintomas digestórios relatados foram: dor epigástrica (27,4%), regurgitação (18,1%), inchaço (9,9%), náusea (9,9%) e vômitos (6,0%).

Conclusão

A prevalência de sinais e sintomas digestórios relatados por trabalhadoras rurais foi alto e esteve associado a idade maior de 60 anos, utilização de pesticidas agrícolas e ascendência italiana.

Sinais e sintomas digestórios; Trabalhadores rurais; Enfermagem em saúde pública; Enfermagem do trabalho; Prevalência

Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo R. Napoleão de Barros, 754, 04024-002 São Paulo - SP/Brasil, Tel./Fax: (55 11) 5576 4430 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actapaulista@unifesp.br