Acessibilidade / Reportar erro

Associação entre a carga de trabalho agrícola e as dores relacionadas

Objetivo:

Analisar a associação entre a carga de trabalho agrícola e as dores atribuídas pelos agricultores.

Métodos:

Estudo transversal que incluiu 259 agricultores de dois cenários rurais. Utilizou-se instrumento de pesquisa validado para a avaliação da carga de trabalho.

Resultados:

As associações com maior magnitude ficaram entre a comercialização dos produtos e a dor nos pés e o preparo do solo associado às lombalgias. Os agricultores que apresentaram dores evidenciaram maior carga de trabalho, assim como a carga de trabalho foi significativa para os agricultores que apresentaram estresse, ansiedade e transtorno do ciclo vigília-sono.

Conclusão:

As cargas de trabalho oriundas do processo de trabalho agrícola exercem influências na saúde e podem levar ao desgaste físico e emocional do agricultor, ocasionando dores e possíveis distúrbios e doenças relacionadas ao trabalho.

Enfermagem do trabalho; Carga de trabalho; Dor; Enfermagem em saúde pública; Agricultura/recursos humanos; Trabalhadores; Doenças dos trabalhadores agrícolas


Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo R. Napoleão de Barros, 754, 04024-002 São Paulo - SP/Brasil, Tel./Fax: (55 11) 5576 4430 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actapaulista@unifesp.br