Acessibilidade / Reportar erro

Aspectos biopsicossociais e a complexidade assistencial de idosos hospitalizados

Objetivo

Conhecer os aspectos biopsicossociais e as condições do sistema de saúde de idosos hospitalizados e classificar o grau de complexidade assistencial.

Métodos

Trata-se de estudo quantitativo, cuja amostra por conveniência foi constituída por 279 idosos. Utilizou-se o método Interdisciplinary Medicine Instrument (INTERMED), ferramenta que identifica aspectos biopsicossociais e condições do sistema de saúde e classifica a complexidade do paciente. Os dados foram submetidos à análise descritiva.

Resultados

Predominou idosos do gênero feminino, aposentados, de cor branca, baixa escolaridade, casados e satisfeitos com as condições de saúde. A média de idade foi 72,3 anos. O domínio biológico foi o mais comprometido. Quanto à complexidade assistencial, 34,8 % dos pacientes requerem assistência multiprofissional.

Conclusão

Os idosos apresentaram elevada complexidade assistencial, com maior comprometimento nos domínios biológico e sistema de saúde.

Cuidados de Enfermagem; Enfermagem geriátrica; Serviço hospitalar de enfermagem; Hospital; Idoso


Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo R. Napoleão de Barros, 754, 04024-002 São Paulo - SP/Brasil, Tel./Fax: (55 11) 5576 4430 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actapaulista@unifesp.br