Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação da implantação do currículo integrado no programa de graduação em enfermagem

Objetivo:

Avaliar a dinâmica de implantação do currículo integrado no programa de graduação em enfermagem.

Métodos:

Estudo transversal sobre a mudança do currículo integrado de curso de graduação em enfermagem, com a utilização de um instrumento de avaliação da dinâmica curricular que permitia atingir docentes e alunos.

Resultados:

Dos 89 participantes, 22 eram docentes e 67 discentes. Na distribuição do conjunto, segundo os níveis de adequação da dinâmica curricular, 61% consideraram como Muito Adequado, 18% apontaram como Plenamente Adequado; 9% afirmaram ser Adequado e apenas 1% registrou ser Pouco Adequado.

Conclusão:

A dinâmica de implantação do currículo integrado de enfermagem foi avaliada como positiva nos diferentes componentes constitutivos do movimento de mudanças.

Enfermagem; Pesquisa em avaliação de enfermagem; Pesquisa em educação de enfermagem; Programas de graduação em enfermagem; Aprendizagem baseada em problemas; Educação superior


Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo R. Napoleão de Barros, 754, 04024-002 São Paulo - SP/Brasil, Tel./Fax: (55 11) 5576 4430 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actapaulista@unifesp.br