Acessibilidade / Reportar erro

Construção e validação de instrumento avaliativo do conhecimento de escolares sobre amamentação

Resumo

Objetivo:

Validar um instrumento para avaliação do conhecimento de escolares acerca do aleitamento materno.

Métodos:

Pesquisa metodológica, desenvolvida em três etapas: construção do instrumento, validação de conteúdo com 22 juízes e de aparência com 10 escolares do ensino fundamental. Os dados foram analisados por meio de frequências absolutas, médias, desvios-padrão, teste binomial e Content Validity Index - CVI. As observações dos juízes foram analisadas e quando necessário o instrumento foi modificado.

Resultados:

Na validação de conteúdo, a primeira versão do instrumento continha 32 itens que na maioria foram considerados adequados e atingiram I-CVI igual ou acima de 0,80 entre os juízes. Após as modificações, o instrumento passou a ter 21 itens. Na validação de aparência, a maioria dos itens alcançou I-CVI igual ou acima de 0,80.

Conclusão:

O instrumento foi validado em conteúdo e aparência, podendo ser utilizado na avaliação do conhecimento de escolares sobre aleitamento materno.

Descritores
Aleitamento materno; Estudos de validação; Saúde escolar; Ensino fundamental e médio

Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo R. Napoleão de Barros, 754, 04024-002 São Paulo - SP/Brasil, Tel./Fax: (55 11) 5576 4430 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actapaulista@unifesp.br