Acessibilidade / Reportar erro

Cuidado de enfermagem forense ao idoso em situações de violência: revisão de escopo

Cuidados de enfermería forense a adultos mayores en situación de violencia: revisión de alcance

Resumo

Objetivo

Descrever o cuidado da enfermagem forense ao idoso em situação de violência.

Métodos

Trata-se de uma scoping review com base nas recomendações do Joanna Briggs Institute. As buscas ocorreram em 15 bases de dados, tendo como inclusão estudos publicados entre os anos de 1990 a 2019, nas línguas: inglesa, francesa, espanhola e portuguesa. Para seleção dos estudos foi utilizado o diagrama de fluxo Preferred Reporting Items for Systematic reviews and Meta-Analyses extension for Scoping Reviews. Foram encontrados 17.378 estudos, destes, 19 artigos foram elegíveis para a revisão.

Resultados

O cuidado da enfermagem ao idoso em situações de violência é dinâmico e varia entre os continentes. Os enfermeiros investigam o caso por meio de avaliação clínica, denunciam as autoridades, registram, notificam e acionam a equipe multidisciplinar.

Conclusão

Lançando mão de estratégias diversificadas, os enfermeiros atuam com objetivo de solucionar o problema da violência contra o idoso, ainda que, encontrem dificuldades.

Cuidados de enfermagem; Enfermagem forense; Idoso; Maus-tratos ao idoso; Violência

Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo R. Napoleão de Barros, 754, 04024-002 São Paulo - SP/Brasil, Tel./Fax: (55 11) 5576 4430 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actapaulista@unifesp.br