Acessibilidade / Reportar erro

Validade aparente de um questionário para avaliação da violência no trabalho

Resumo

Objetivo

Elaborar um questionário para avaliação da violência no trabalho sofrida ou testemunhada por trabalhadores de enfermagem e avaliar sua validade aparente.

Métodos

Estudo metodológico com participação de cinco juízes selecionados a critério de competência. Os juízes avaliariam o questionário segundo os critérios abrangência, objetividade, organização e pertinência. Foi apresentado, por meio da estatística descritiva, o porcentual de presença ou ausência dos critérios, em cada item avaliado, na primeira e segunda rodada de avaliação.

Resultados

O questionário foi estruturado em 5 seções, com 54 questões, e teve como referência de estrutura e conteúdo alguns dos instrumentos existentes e a literatura especializada sobre violência no trabalho. Na segunda rodada de avaliação, obteve-se avaliação favorável dos juízes quanto à presença dos critérios por item avaliado.

Conclusão

Espera-se que o questionário possa representar, aos interessados, mais uma possibilidade de mensuração da ocorrência de violência no ambiente de trabalho na enfermagem e na saúde.

Pesquisa em enfermagem; Questionários; Recursos humanos de enfermagem; Violência no trabalho; Estudos de validação

Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo R. Napoleão de Barros, 754, 04024-002 São Paulo - SP/Brasil, Tel./Fax: (55 11) 5576 4430 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actapaulista@unifesp.br