Acessibilidade / Reportar erro

A história desvelada no Juquery: assistência psiquiátrica intramuros na ditadura cívico-militar

Resumo

Objetivo

Desvelar a história não oficial da assistência psiquiátrica na época da ditadura cívico-militar.

Métodos

Estudo exploratório-descritivo-investigativo, qualitativo, por meio da análise de conteúdo. Foram realizadas entrevistas com ex-funcionários do Hospício do Juquery. Duas entrevistas foram registradas e as demais gravadas e transcritas.

Resultados

Processos que envolviam o cuidar estavam acompanhados do uso da violência, incentivadas pela dinâmica da Instituição. Assim como a política vigente, a assistência psiquiátrica desvelada aponta para normas rígidas, autoritárias e da aniquilação das formas de subjetividade, verdadeiro processo de reificação dos indivíduos. Notou-se forte relação entre a violência praticada e a terapêutica que envolvia o saber/poder científico.

Conclusão

O Estado deve ser responsabilizado por ter propagado repressão desenfreada por meio de seus aparelhos ideológicos e repressivos, como o Hospício. Analisar os fatos reais ocultados pela história oficial favorece a compreensão na tentativa de se evitar a repetição das práticas violentas e desumanização apresentadas.

Hospitais psiquiátricos/história; Política; Violência; Tortura

Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo R. Napoleão de Barros, 754, 04024-002 São Paulo - SP/Brasil, Tel./Fax: (55 11) 5576 4430 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actapaulista@unifesp.br