Acessibilidade / Reportar erro

Envelhecimento e isolamento social: uma revisão integrativa

Envejecimiento y aislamiento social: una revisión integradora

Resumo

Objetivo:

Analisar os conceitos disponíveis na literatura sobre o isolamento social de pessoas idosas.

Métodos:

Métodos: Revisão de literatura do tipo integrativa baseada na perspectiva teórica do ageísmo. Os dados foram coletados nos meses de março a maio de 2019, nas bases LILACS, MEDLINE, EBSCO e Web of Science. Utilizou-se o cruzamento das palavras-chave “Older adult” e “Elderly”, com os descritores controlados “Aged”, “Social Isolation” e “Loneliness”, registrados no Medical Subject Headings (MeSH), com o uso do operador booleano AND. A amostra final foi composta por 18 artigos.

Resultados:

O isolamento social da pessoa idosa relaciona-se com a ausência ou inadequação da família, amigos e redes sociais gerais; isolamento não significa necessariamente solidão; a operacionalização do conceito de isolamento social necessita de padronização para uma melhor mensuração; há fatores de risco já identificados e possíveis consequências; há intervenções, mas insuficiente informação se elas se baseiam em evidências; descreve-se a relação entre isolamento e solidão e apresentam-se fatores protetivos, porém com baixo nível de evidência.

Conclusão:

Conclui-se que há necessidade de criação de instrumentos para operacionalizar o conceito de isolamento social, uma vez que os estudos apresentam uma heterogeneidade de conceitos e embasamentos teóricos.

Descritores
Envelhecimento; Idoso; Ageísmo; Isolamento social; Solidão; Comportamnto social

Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo R. Napoleão de Barros, 754, 04024-002 São Paulo - SP/Brasil, Tel./Fax: (55 11) 5576 4430 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actapaulista@unifesp.br