Acessibilidade / Reportar erro

Atividades de trabalho e lombalgia crônica inespecífica em trabalhadores de enfermagem

Actividades de trabajo y lumbalgia crónica inespecífica en trabajadores de enfermería

Resumo

Objetivo:

Determinar as atividades laborais associadas à dor lombar crônica inespecífica em trabalhadores de enfermagem.

Métodos:

Estudo transversal com 90 trabalhadores entre auxiliares, técnicos e enfermeiros. Dois instrumentos foram utilizados: o Work-Related Activities that may Contribute to Job-Related Pain and/or injury e Escala Visual Numérica. Os dados foram analisados de forma descritiva e analítica, comparados por meio dos testes Qui-quadrado ou exato de Fischer, correlações de Pearson ou de Spearman e o Teste U de Mann-Whitney. O nível de significância adotado foi p<0,05.

Resultados:

As atividades laborais com maiores escores de risco e associadas à dor lombar envolveram posturas inadequadas com flexão e torção da coluna e posições desconfortáveis, esforços físicos, como carregamento e movimentação de peso, condição física de continuar trabalhando mesmo com dor e no limite físico, relacionadas às características do ambiente de trabalho e teor da tarefa. O nível médio de intensidade da dor foi moderado e com associação estatisticamente significativa a algumas atividades.

Conclusão:

Deve-se dar atenção a atividades ergonômicas que predispõem à ocorrência de dor lombar para guiar mudanças nos postos de trabalho.

Descritores
Dor lombar; Medição da dor; Ergonomia; Profissionais de enfermagem

Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo R. Napoleão de Barros, 754, 04024-002 São Paulo - SP/Brasil, Tel./Fax: (55 11) 5576 4430 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actapaulista@unifesp.br