Acessibilidade / Reportar erro
Esta errata corrige:

ERRATA

(1) No artigo “A consistência das teses de Trasímaco sobre a justiça no livro I da República de Platão”, da Revista Archai 30 (e03001), ficou faltando incluir as seguintes entradas na Bibliografia:

MENEZES, L. M. B. (2017MENEZES, L. M. B. (2017). Arte, Filosofia e Governo: O Desafio do Filósofo Governante na República de Platão. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação Lógica e Metafísica. Rio de Janeiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro.). Arte, Filosofia e Governo: O Desafio do Filósofo Governante na República de Platão. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação Lógica e Metafísica. Rio de Janeiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro.

MENEZES, L. M. B. (2019MENEZES, L. M. B. (2019). Justiça e Força em Trasímaco. Kriterion 142, p. 165-186.). Justiça e Força em Trasímaco. Kriterion 142, p. 165-186.

(2) Quanto ao fato de que o presente artigo, publicado na revista Archai, contém uma série de passagens idênticas ao artigo publicado na revista Kriterion (Menezes, 2019MENEZES, L. M. B. (2019). Justiça e Força em Trasímaco. Kriterion 142, p. 165-186.), esclareço que ambos são fruto de uma pesquisa maior de doutorado (Menezes, 2017MENEZES, L. M. B. (2017). Arte, Filosofia e Governo: O Desafio do Filósofo Governante na República de Platão. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação Lógica e Metafísica. Rio de Janeiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro.). No calor da pesquisa desenvolvida, acabei utilizando partes idênticas em ambos os artigos. Quero ressaltar, porém, que os artigos possuem propostas e objetivos diferentes. No artigo publicado na revista Kriterion, procurei investigar a relação entre governo e epistéme nas teses de Trasímaco. Por conta disso, foi necessário apresentar uma investigação sobre as teses por ele desenvolvidas e de que maneira isso se justifica na obra de Platão. Já no presente artigo, publicado na revista Archai, procurei enfatizar a questão da consistência das três teses sobre a justiça elaboradas por Trasímaco, a saber, (i) Justiça e força, (ii) Justiça e lei, (iii) Justiça e bem alheio. Deste modo, procurei argumentar ao longo do trabalho de que maneira as teses apresentadas, que parecem contraditórias entre si, podem ser consistentes com o conjunto do discurso elaborado por Trasímaco no Livro I da República.

Bibliografia

  • MENEZES, L. M. B. (2017). Arte, Filosofia e Governo: O Desafio do Filósofo Governante na República de Platão Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação Lógica e Metafísica. Rio de Janeiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro.
  • MENEZES, L. M. B. (2019). Justiça e Força em Trasímaco. Kriterion 142, p. 165-186.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    03 Ago 2020
  • Data do Fascículo
    2020
Universidade de Brasília / Imprensa da Universidade de Coimbra Universidade de Brasília / Imprensa da Universidade de Coimbra, Campus Darcy Ribeiro, Cátedra UNESCO Archai, CEP: 70910-900, Brasília, DF - Brasil, Tel.: 55-61-3107-7040 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: archai@unb.br