Acessibilidade / Reportar erro

Resenha de Leão, D.; Guerrier, O. (eds.). Figures de sages, figures de philosophes dans l'oeuvre de Plutarque (2019)

LEÃO, D.; GUERRIER, O. (EDS.). (2019LEÃO, D.; GUERRIER, O. (eds.). (2019) Figures de sages, figures de philosophes dans l'oeuvre de Plutarque. Coimbra, Imprensa da Universidade de Coimbra. ) FIGURES DE SAGES, FIGURES DE PHILOSOPHES DANS L'OEUVRE DE PLUTARQUE. COIMBRA, IMPRENSA DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA.

A coletânea Figures de sages, figures de philosophes dans l'oeuvre de Plutarque, organizada por Delfim Leão e Olivier Guerrier, é fruto do Congrès annuel du Réseu Thématique Européen Plutarque, realizado na École Normale Supérieure da Université Paris Ouest Nanterre, de 20 a 22 de setembro de 2016. Na Introdução in memoriam de Françoise Frazier, que tão cedo partiu, em 14 de dezembro de 2016, os editores ressaltam que essa coletânea representa um souvenir do empenho e da colaboração constantes dessa brilhante classicista na concepção e na realização do evento. Françoise Frazier acompanhou o evento do início ao fim, uma admirável despedida, pois estava ciente de que logo não estaria mais entre nós.

A primeira parte da coletânea, intitulada Sagesse et types de sages, é aberta pelo texto Arete et sophia dans le traité De uirtute morali de Plutarque, de Joaquim Pinheiro, que se propõe analisar o conteúdo filosófico e as fontes utilizadas no tratado para compreender a relação entre areté e sophía. O segundo capítulo Plutarco e Musonio Rufo: uma figura di saggezza femminile nell’ ὅτι καὶ γυναῖκα παιδευτέον (frr. 128-133 Sandbach)? assinado por Fabio Tanga. O autor comenta os fragmentos 128 a 133 Sandbach e ao mesmo tempo demonstra a semelhança entre o pensamento de Plutarco e o de Musônio Rufo, conhecido como o Sócrates romano.

Figures “mythiques” é o título da segunda parte desta coletânea que se inicia com o texto La sabiduría inspirada por Dioniso Liberador: una comparación, de Soraya Planchas, que empreende a análise dos tratados Consolatio ad Apollonium, Septem sapientium convivium, Aetia Graecorum e Quaestiones convivales para examinar a ação de Dioniso Libertador no consumo de vinho e nos rituais órficos. No capítulo seguinte, Anacharsis: la sagesse atypique de l’étranger avisé, Delfim L. Leão analisa os usos e os significados de sophía em Plutarco, centrando-se no tratado Septem sapientium convivium e na Vida de Sólon.

A terceira parte Le sage et le politique apresenta dois capítulos de biografados plutarquianos que exerceram o poder e utilizaram sua sabedoria nas ações públicas. O primeiro capítulo Solón - Publícola: el sábio político y el político sábio, de Carlos Alcalde Martín. A proposta do autor é observar a construção das biografias de Sólon e Publícola para a edificação de heróis em Plutarco. Igualmente in memorian a François Frazier é o capítulo Relaciones entre el sabio (Anaxágoras) y el político (Pericles): echarle aceite a la lámpara ¿Una anécdota Ad maioirem gloriam Periclis? O texto redigido por Aurélio Pérez-Jiménez nos remete às razões que levaram Plutarco refletir sobre a amizade de Péricles e Anaxágoras por meio de uma anedota que distingue a βίος πρακτικός da βίος θεωρητικός.

A quarta parte desta coletânea Figures of philosophes tem como primeiro texto Metrodorus of Lampsacus in Plutarch, de Geert Roskam. O autor reúne todas as passagens em que Plutarco faz referência a Metrodoro de Lâmpsaco, um filósofo epicurista, para demonstrar a concordância entre eles sobre a ideia de que se pode fazer progresso na virtude. Em seguida, Paola Volpe Cacciatore assina o capítulo La presenza di Antipatro lo stoico nell’opera plutarchea. O texto da autora também reúne e comenta todas as passagens em que Plutarco cita o filósofo Antípatro, tanto nas biografias como nos tratados, cotejando conceitos comuns entre eles.

Figures exemplaires ‘em situation’ é a quinta parte da coletânea em epígrafe, que tem como primeiro texto Saggezza in politica, saggezza in battaglia: alcuni personaggi dei Regum et imperatorum apoththegmata, de Serena Citro. O caminho seguido pela autora foi examinar o caráter de cada personagem listada no tratado para entender o uso dos termos φρόνησις e σωφροσύνη no pensamento plutarquiano. Francesco Becchi é o autor de Il saggio di fronte all’afflizione, capítulo no qual discorre sobre o conceito de paixão em Plutarco, voltado para o homem sábio e em consonância com o de apatia dos estoicos.

A sexta parte Représentations et relectures nos apresenta o texto de Luisa Lesage Gárriga, intitulado L’étranger (De facie) et Diotime (Symp.): récits de sages absents, em que a autora percebe a semelhança na estrutura narrativa e na argumentação de Platão elaborada na fala de Diotima com o Estrangeiro do tratado plutarquiano De facie. No texto seginte A road to wisdom: the case of revenants in Plutarch, Israel Muñoz Gallarte trabalha com a percepção plutarquiana da morte em circunstâncias que registra testemunhos de alguns que entraram em um estado de quase morte. O último texto da coletânea traz o texto póstumo de Luísa de Nazaré Ferreira, professora na Universidade de Coimbra, que tão precocemente nos deixou, no dia 08 de abril de 2019. La ruse de Timocléia et l’influence de Plutarque dans la peiture foi o título dado pela notável autora ao capítulo no qual estuda a história de Timocleia na Vida de Alexandre e no tratado Mulierum virtutes.

A coletânea Figures de sages, figures de philosophes dans l'oeuvre de Plutarque nos traz densas análises sobre a escrita plutarquiana, que merecem a atenção do leitor interessado em perspectivas interdisciplinares, pois se trata de uma obra que não está voltado apenas para aspectos linguísticos, mas também literários, históricos e filosóficos. Nesse sentido, a coletânea organizada por Delfim Leão & Olivier Guérrier apresenta ao leitor a oportunidade de entrar em contato com reconhecidos especialistas em Plutarco, com leituras originais e instigantes sobre temas que nem sempre são discutidos pelos estudiosos.

Ao percorrer os caminhos propostos pelos autores, apercebemo-nos da riqueza de suas reflexões, cujas contribuições para os estudos da escrita plutarquiana se fazem necessárias aos interessados em conhecer as percepções de Plutarco acerca de diversos temas, bem como as escolhas feitas para a composição de sua obra. Aos que buscam debates providos de interdisciplinaridade teórica, a coletânea Figures de sages, figures de philosophes dans l'oeuvre de Plutarque atende tais expectativas.

Bibliography

  • LEÃO, D.; GUERRIER, O. (eds.). (2019) Figures de sages, figures de philosophes dans l'oeuvre de Plutarque Coimbra, Imprensa da Universidade de Coimbra.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    15 Abr 2022
  • Data do Fascículo
    2022

Histórico

  • Recebido
    18 Jan 2021
  • Aceito
    18 Fev 2022
Universidade de Brasília / Imprensa da Universidade de Coimbra Universidade de Brasília / Imprensa da Universidade de Coimbra, Campus Darcy Ribeiro, Cátedra UNESCO Archai, CEP: 70910-900, Brasília, DF - Brasil, Tel.: 55-61-3107-7040 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: archai@unb.br