Acessibilidade / Reportar erro

CURADORIA EDUCATIVA DE ARTES VISUAIS: UM PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE PARÂMETROS PARA OS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E O ENSINO MÉDIO

EDUCATIONAL CURATORSHIP OF VISUAL ARTS: BUILDING PARAMETERS FOR THE FINAL YEARS OF MIDDLE AND HIGH SCHOOL

CURADURÍA EDUCATIVA DE ARTES VISUALES: UN PROCESO DE CONSTRUCCIÓN DE PARÁMETROS PARA LOS ÚLTIMOS AÑOS DE LA EDUCACIÓN PRIMARIA Y LA EDUCACIÓN SECUNDARIA

RESUMO

Este artigo discute a curadoria educativa de artes visuais com base na análise de um processo cíclico de criação, aplicação em sala de aula e avaliação do material educativo Violência & heroísmo. Produzido e testado no âmbito do projeto de ensino, pesquisa e extensão “Mediação da experiência estética na escola”, da Universidade do Estado de Minas Gerais, esse material se sustenta em uma série de premissas conceituais e metodológicas que busca integrar educação estética e ética. Considerando a experiência adquirida no projeto e referências encontradas na literatura de ensino de arte, são propostos oito parâmetros para a curadoria educativa voltada para o ensino fundamental II, que compreende do 6º ao 9º ano, e para o ensino médio.

PALAVRAS-CHAVE
Curadoria educativa; Ensino de arte; Artes visuais na educação básica; Material educativo

Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo Depto. De Artes Plásticas / ARS, Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, 05508-900 - São Paulo - SP, Tel. (11) 3091-4430 / Fax. (11) 3091-4323 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: ars@usp.br