Acessibilidade / Reportar erro

CÓPIA FIEL: O PROBLEMA DO CAMPO E OS LIMITES DA IMAGEM-TEMPO

CERTIFIED COPY: THE PROBLEM OF THE FIELD AND THE LIMITS OF THE TIME-IMAGE

COPIA CERTIFICADA: EL PROBLEMA DEL CAMPO Y LOS LÍMITES DE LA IMAGEN-TIEMPO

RESUMO

Este artigo traça dois movimentos. Primeiro, mobilizando o aparato conceitual construído por Gilles Deleuze, combinado a comentários sobre campo e quadro de autores como Bonitzer, Sabouraud, Oliveira Junior e André Parente, procura elaborar a função do Campo na imagem-movimento e na imagem-tempo, a partir de suas relações com o virtual. Em seguida, o artigo busca mostrar como Cópia fiel (2010Cópia fiel (2010), Abbas Kiarostami, França, Itália, China, Estados Unidos.), de Abbas Kiarostami, comparado a filmes anteriores do diretor, aponta para outro estatuto de imagem, em que o visível não mais é organizado sob a forma de Campo, mas por uma composição de linhas de força.

PALAVRAS-CHAVE
Cópia fiel ; Cinema contemporâneo; Campo; Abbas Kiarostami; Imagem-tempo

Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo Depto. De Artes Plásticas / ARS, Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, 05508-900 - São Paulo - SP, Tel. (11) 3091-4430 / Fax. (11) 3091-4323 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: ars@usp.br