Acessibilidade / Reportar erro

Diário de Bordo* * Diário de Bordo de Gilbertto Prado, realizado pelo artista durante expedições do “Projeto Água” na região amazônica coordenado por Val Sampaio em abril de 2011.

Daqui se vê muito água e céu, constelações de árvores e cipoais intransponíveis. Paisagens, como deveriam ser, sem fim, letárgicas como o tempo que flui entre um mergulho e um assobio.

O suave toque das mãos-moças de sorriso aberto enfeitiçam os botos, nos enchem de doces, e nos levam para o fundo do rio, sem volta.

Céu-chão enorme, alívio nos pés de santería, cascudos da lembrança do Círio.

Dia 1, caminho nas águas, troncos e barro, a chuva se antevê ainda fraca, se cair desaba o céu e viro peixe.


O segundo dia passou, foi do mergulho no Rio, da castanha do macaco e do boto, que surgiu tímido e distante.

As moças estão em sangue, guarde a distancia, disse o caboclo.


O dia 3 começou escuro, chuva e a marca do metro preto da água que já desceu – e ainda é cheia. Cocó-pilão e arara azul, garça é o que não falta.

Meus olhos começam a ver o que a selva, na mata esconde.


Foto: Adriele Silva da Silva

Dia 4, os cachorros caminham n´água; a galinha resiste brava na mão firme, mas é um corte só, inevitável circuncisão do rio. O choro se estanca na tradição (banquete da cozinheira do dente da frente que falta).

Égua maninho, que rio bonito.


Dia 5: Contava minha avó Virginia, que nunca veio ao Amazonas, nem tinha internet ou TV, da flor da Rainha Vitória, que pousaram nela um bebê (para fotografar), veio um jacaré e numa só bocada levou o pequeno para o fundo do Rio.

Plantei meu pé na superfície rugosa de verde ardido, esperei, esperei, esperei.


Dia 6: o último banho foi de chuveiro, mas a água é a mesma de beber, de banhar, de cozinhar, de limpar, de ver o dia passar.

Busquei o molho de chaves perdido na roupa amarrotada da vinda.


Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Jul-Dec 2012
Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo Depto. De Artes Plásticas / ARS, Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, 05508-900 - São Paulo - SP, Tel. (11) 3091-4430 / Fax. (11) 3091-4323 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: ars@usp.br