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ARS (São Paulo), Volume: 9, Número: 17, Publicado: 2011
  • Água escondida

    Reisewitz, Caio
  • Errância e idiorritmia: um método

    Santos, Juliano Gouveia dos

    Resumo em Português:

    O texto retoma os termos que nomeiam a pesquisa prática em fotografia "Errância e idiorritmia - fotografias" e busca depreender deles uma proposta metodológica. Em diálogo sobretudo com L'Espace Littéraire, do ensaísta francês Maurice Blanchot, a "errância" é discutida como eixo de uma prática que desconhece seu ponto de chegada e que não abdica de sua força motora irredutível (ainda que por vezes desconhecida); a "idiorritmia", termo empregado por Roland Barthes no seminário Comment Vivre Ensemble, serve de ponto de partida para a discussão da individuação da linguagem. O artigo procura unir essas considerações num possível método ensaístico de produção.

    Resumo em Inglês:

    The text approaches the terms of the practical research in photography "Errancy and Idiorhythm - Photographs" to try to apprehend a methodological proposal of them. Especially in dialogue with L'Espace Littéraire, of the French essayist Maurice Blanchot, the "errancy" is discussed as the axis of a practice that ignores your destination and do not abdicate its irreducible (though sometimes unknown) driving force. The "idiorhythm", a term employed by Roland Barthes in the seminar Comment Vivre Ensemble, serves as a basis for a discussion on the individuation of language. The paper seeks to unite these considerations in a possible essayistic method of production.
  • Robert Kramer: técnica, paixão e ideologia

    Ferla, Jorge La

    Resumo em Português:

    Uma revisão crítica da obra do cineasta Robert Kramer, considerando as relações que propõe sua obra, a partir da utilização virtuosa de diversas máquinas audiovisuais em suas especificidades e combinações. O cinema, o vídeo, a televisão e as novas tecnologias constituem, em Kramer, processos de criação que dão origem a um trabalho expressivo com os dispositivos fotoquímicos, eletrônicos e digitais.

    Resumo em Inglês:

    A critical review of the work of filmmaker Robert Kramer, considering the links that his work suggests, from the virtuous use of various audiovisual machines, their specificities and combinations. The film, video, television and new techno logies are, in Kramer, creative processes that give rise to an expressive work with photochemical devices and digital electronics.
  • Os Bólides do programa ambiental de Hélio Oiticica

    Loeb, Angela Varela

    Resumo em Português:

    O texto aborda os Bólides de Hélio Oiticica, desenvolvidos no âmbito do Programa Ambiental, entre os anos de 1965-1966 e início de 1967. Nesse período, percebe-se que eles atuam no sentido de construir uma linguagem própria à vanguarda brasileira dos anos 1960, assumindo conotações fortemente éticas e políticas, além do plano estético. O texto está organizado em duas partes: numa delas discute-se o procedimento construtivo do Bólide-"transobjeto" que faz uso de objetos já existentes e procura situar a criação na instância social, e, na outra, abordam-se as novas questões trazidas pelos Bólides que surgem em consonância com a conceituação dos termos "antiarte", "apropriação" e "nova objetividade".

    Resumo em Inglês:

    The study approaches the Bólides which are structured from 1965-1966 to 1967, when the specificity of its elements together with an open formal structure strengthens Hélio Oiticica's craving to implant an artistic experience with an autonomous imprint. First then, the analysis focuses on the "transobjects" whose structures are fashioned from pre-existing materials. In a second instance, the study is centered on the Bólides related with concepts of "antiarte", "appropriation" and "new objectivity".
  • Retrato de uma ideia

    Anfam, David

    Resumo em Português:

    Como chegar à "imagem abstrata" (cenário pictórico) que consolidando um método ou idioma plastico tornou-se a "assinatura" do artista - e que propriamente reconhecemos como um "Rothko"? Examina-se aqui uma hipótese em que esta busca dirige-se antes a um meio de expressão direta de estados subjetivos, como uma ideia ou linguagem das emoções, mais que a questões representacionais herdadas da tradição.

    Resumo em Inglês:

    How to reach the "abstract image" (pictorial scene) that became the 'signature' of the artist, a kind of method or plastic language that properly we recognize as a "Rothko"? This text focuses on one hypothesis that this search is addressed first through a direct expression of subjective states, such as an idea or language of the emotions rather than the representational issues inherited from the tradition.
  • A noite me compõe

    Ribeiro, Flávia
  • Sistemas autônomos, processos de interação e ações criativas

    Laurentiz, Silvia

    Resumo em Português:

    A partir de Hugh Dubblerly, Usman Haque e Paul Pangaro em What is interaction: Are there different types?, como a lógica de diferentes sistemas - lineares, que se autorregulam, e que aprendem - pode modificar o pensamento do artista? Abordaremos este assunto colocando em foco o envolvimento da linguagem de programação na obra de arte e os modos por meio dos quais a relação entre autônomo e autômato pode estimular um novo campo de possibilidades.

    Resumo em Inglês:

    According to Hugh Dubblerly, Usman Haque and Paul Pangaro in What is interaction: are there different types?, how come the logic of different systems - linear, self-regulatory, and learning - can change the thinking of the artist? We will deal with this issue focusing on the involvement of the programming language in the artwork and asking how the relationship between autonomous and automaton can stimulate a new field of possibilities.
  • O Processo do Rei: a história no palco do cinema

    Tavares, Mirian

    Resumo em Português:

    Este texto discute as relações entre o cinema e o teatro a partir do conceito de mise en scéne. O que aproxima, e distancia, essas duas formas artísticas? De que maneira o cinema, ao longo da sua história, construiu a sua própria mise en scéne, recorrendo, sobretudo, à montagem? Para aprofundar as questões levantadas pelo texto, irei analisar o filme O Processo do Rei (1990), de João Mário Grilo. Baseado no processo contra D. Afonso VI, o realizador conseguiu ser fiel ao tempo histórico, o séc. XVII, mas também profundamente contemporâneo, explorando aspectos eternos e cíclicos da própria história. O cinema, nesse filme, funciona como um palco onde a história revela a encenação que os livros de história costumam ocultar.

    Resumo em Inglês:

    This text discusses the relationship between cinema and theatre starting with the concept of mise en scéne. What joins together and separates these two artistic forms? How has cinema built its own mise en scéne throughout its history while resorting mostly to editing? In order to thoroughly examine the issues raised by this text, I will analyze João Mário Grilo's movie: O Processo do Rei (The Lawsuit against the King) (1990). Based on the lawsuit against Dom Afonso VI, the director was able to remain faithful to the historical time, the seventeenth century, but at the same time give it a contemporary feel, while exploring eternal and cyclical aspects of the actual story. The cinema, in this movie, works as a stage where the story reveals the directing, which history books habitually hide.
  • O texto em delay

    Rosa, Rafael Vogt Maia

    Resumo em Português:

    O ensaio foi elaborado como leitura da exposição "O Corpo Denso das Imagens" de Sergio Romagnolo. Trata-se de uma interpretação feita a partir da recuperação de textos e falas dispersas do artista publicadas em catálogos e livros nas décadas de 1980 e 2000, além de depoimento breve cedido por e-mail.

    Resumo em Inglês:

    This essay was written as an attempt of reading the exhibition "O Corpo Denso das Imagens" [The Dense Body of the Images] by the Brazilian artist Sergio Romagnolo. It is an interpretation generated from the recovering of written words by the artist, many of them scattered and published in catalogues and books during the 1980s and 2000s, as well as from an statement the artist provided by e-mail.
  • Glosa sobre a universidade, a formação e as disciplinas do saber, por ocasião de um concurso universitário

    Waizbort, Leopoldo

    Resumo em Português:

    Qual o sentido em se falar de formação, hoje? E como construir a forma de um memorial acadêmico? Esses são os eixos que pautam uma arguição de concurso, cujo texto vai aqui reproduzido.

    Resumo em Inglês:

    What is the sense in talking about education today? And how to build the form of an academic memorial? These are the axes that guide an argumentation of official examination, wich this text reproduces.
  • Excurso

    Salzstein, Sônia
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