Acessibilidade / Reportar erro

POWER-KNOWLEDGE RELATIONS IN THE FIELD OF POLITICAL ECOLOGY1 1 . This text is a new version of my more synthetic original article published as Leff, E. (2015), “The power-full distribution of knowledge in political ecology: a view from the South”, in Perreault, T., Bridge, G. & J. McCarthy, Eds., Routledge Handbook of Political Ecology, London & New York: Routledge, pp. 64-75.

Resumo

A crise ambiental demanda refletir sobre o estado do mundo: as condições termodinámico- ecológicas e simbólico-culturais da vida orgánica e humana no planeta. E isto coloca a necessidade de pensar sobre o desconhecimento e a insustentabilidade a vida que inadvertidamente produziu a humanidade.

En este texto problematizo e radicalizo em torno de alguns conceitos e questionamentos em torno de aspectos fundantes e constitutivos da ecologia politica desde territorios latinoamericanos, contrastando-as com as contribuicões da ecología política anglófona. Procuro nao apenas establecer una socio-geo-grafía política dos conflitos ambientais, e questionar o núcleo epistémico da ecologia política e estimular uma reflexao mais cosmopolita e crítica para enfrentar os poderes hegemônicos que tem conduzido o mundo a degradação socioambiental do planeta.

ANPPAS - Revista Ambiente e Sociedade Anppas / Revista Ambiente e Sociedade - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistaambienteesociedade@gmail.com