P1 |
Avalio os professores e a estrutura para melhorar o ambiente acadêmico para meus colegas e os próximos alunos que virão. |
P2 |
Colaboro com as avaliações para que outros alunos não passem pelas mesmas dificuldades pelas quais passei. |
P3 |
As melhorias que poderão ser efetuadas a partir da minha avaliação me motivam a avaliar com mais atenção. |
P4 |
Avalio a instituição, porque gosto de ajudar outros alunos. |
P25 |
O sentimento que tenho pelo próximo (alunos e professores) me motiva a colaborar para ajudar em seu desenvolvimento e aprendizado. |
Fator 2: Oportunidade profissional |
P17 |
Quero compreender o que faz as pessoas avaliarem bem os professores para poder, eu mesmo, na minha profissão, ser bem avaliado. |
P18 |
Quero compreender o que faz as pessoas avaliarem bem os professores pela web porque acredito que, assim, posso, eu mesmo, caso preste um serviço que venha a ser avaliado por alguém, prestar um melhor serviço. |
P19 |
Empenho-me nas avaliações, pois acredito que também posso ser beneficiado profissionalmente ao entender como são feitas estas avaliações. |
P20 |
Percebo nestas avaliações oportunidades de desenvolver um modelo de avaliação para o meu próprio trabalho. |
Fator 3: Conhecimento e desenvolvimento de habilidades |
P11 |
Sinto satisfação em participar e contribuir com informações e com minha percepção sobre as aulas. |
P31 |
Colaboro porque acho legal/importante ver minha colaboração com relação ao desempenho de um professor em específico. |
P33 |
Colaboro com a avaliação pela web para melhorar a minha percepção com relação aos professores, seu conhecimento, cordialidade e nível de serviço, fatores que passei a observar após começar a realizar avaliações na instituição. |
P34 |
Colaboro com a instituição por meio de avaliações para melhorar a minha percepção sobre as condições da instituição, limpeza e manutenção, fatores que passei a observar após começar a avaliar a instituição. |
P35 |
A cada nova avaliação busco melhorar as minhas avaliações ou comentários. |
Fator 4: Reconhecimento/Glória |
P13 |
Se a faculdade/universidade desenvolver um ranking de colaborações e participações, me sentirei mais motivado a participar. |
P14 |
Se for criado um ranking de avaliação dos alunos irei me dedicar mais e elaborar melhores avaliações. |
P15 |
Sinto-me motivado a avaliar, pois posso conversar com colegas, amigos e meus familiares sobre aquilo que avalio bem e mal sobre os professores e a instituição. |
P16 |
Gosto de participar da avaliação pois, depois de avaliar, converso com meus colegas ou familiares sobre aquilo que avaliei bem e mal. |
Fator 5: Relacionamento/Socialização |
P5 |
Ao avaliar a estrutura e os professores, me sinto parte da comunidade acadêmica. |
P7 |
A avaliação pela Internet me aproxima de meus colegas, pois todos avaliamos pela mesma página ou aplicativo. |
P8 |
O fato de existirem classificações e frases predeterminadas para avaliar professores e instituição estimula minha colaboração. |
P21 |
O fato de só ter acesso às notas e presenças após efetuar a avaliação é (ou seria) o principal motivo para participar da avaliação dos professores e da instituição. |
P32 |
Tenho meus próprios interesses para participar da avaliação, não sendo importante para mim se o resultado afetará outras pessoas. |
Fator 6: Amor |
P27 |
Tenho um sentimento positivo pelas novas tecnologias. Isso me motiva a colaborar por meio de avaliações e comentários. |
P28 |
A possibilidade de sempre ter contato com novos professores e mudanças na estrutura da instituição me motiva a colaborar e avaliar. |
Fator 7: Financeiro |
P22 |
Se houvesse um incentivo financeiro para avaliarmos, como um prêmio a ser sorteado, por exemplo, a qualidade de minhas participações seria melhor. |
P23 |
A distribuição de prêmios NÃO me faria colaborar mais do que já colaboro na avaliação dos docentes e da infraestrutura da instituição. |
P24 |
Com certeza participaria mais, se houvesse promoções ou parcerias com plataformas de estudos ou escolas de línguas, nas quais eu pudesse ganhar cursos ou ter descontos em cursos. |
Fator 8: Interesse próprio |
P29 |
Ao inserir um conteúdo ou avaliação, não me importo com o que os outros pensam sobre minha avaliação. |
P30 |
Colaboro porque acho interessante para mim, não me influenciando o fato de outros gostarem ou não de minhas avaliações. |