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Análise de distratores: uma interpretação pelo modelo de resposta nominal dos itens do Enade 2017 aplicado à Licenciatura em Matemática

Análisis de distractores: una interpretación por el modelo de respuesta nominal de los ítems de Enade 2017 aplicados a la Licenciatura en Matemáticas

Resumo:

Testes baseados em itens de múltipla escolha frequentemente utilizam a Teoria da Resposta ao Item para a estimação de parâmetros dentro de modelos dicotômicos. Contudo, o Modelo de Resposta Nominal permite estudar itens politômicos, considerando toda a informação obtida na análise das alternativas escolhidas pelos respondentes. Nesse sentido, a presente pesquisa objetiva interpretar o conteúdo e as alternativas dos itens do Enade 2017 referentes aos cursos de Licenciatura em Matemática, a fim de contribuir para o aprofundamento da análise edumétrica do referido teste. Trata- se de uma abordagem quantiqualitativa que utiliza, concomitantemente, o Modelo de Resposta Nominal e a perspectiva da análise de erros em matemática. Os resultados indicam que o teste Enade 2017 para o curso de Licenciatura em Matemática continha itens com fragilidades em aspectos técnicos em termos de clareza, pertinência ou dificuldade, com necessidade de revisão por experts da área. Além disso, a análise desses itens permitiu explicar alguns raciocínios dos respondentes.

Palavras-chave:
avaliação em larga escala; modelo de resposta nominal; licenciatura em matemática

Publicação da Rede de Avaliação Institucional da Educação Superior (RAIES), da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e da Universidade de Sorocaba (UNISO). Rodovia Raposo Tavares, km. 92,5, CEP 18023-000 Sorocaba - São Paulo, Fone: (55 15) 2101-7016 , Fax : (55 15) 2101-7112 - Sorocaba - SP - Brazil
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