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Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), Volume: 27, Número: 2, Publicado: 2022
  • Editorial - Rumo à educação superior inclusiva, de qualidade e socialmente referenciada Editorial

    Serafim, Milena Pavan
  • Expansão e qualidade da educação superior: um balanço das metas 12, 13 e 14 do Plano Nacional de Educação - PNE 2014-2024 Articles

    Carvalho, Renata Ramos da Silva; Oliveira, João Ferreira de

    Resumo em Português:

    Este texto analisa a evolução das metas 12, 13 e 14 do Plano Nacional de Educação PNE 2014-2024 que tratam da educação superior (graduação e pós-graduação). Esta investigação corresponde ao período de 2012 a 2018 e possui como referência dados produzidos no âmbito da pesquisa “Expansão e qualidade da educação superior no contexto do PNE 2014-2024: Tensões, limites e perspectivas”, com base no Censo da Educação Superior do Inep, Pnad/IBGE e PnadC 2016 e 2018. Os resultados indicam que as metas 13 e 14, voltadas à pós-graduação, estão parcialmente cumpridas, enquanto a meta 12, embora registre crescimento, está longe de ser alcançada, sobretudo em termos das taxas líquida e bruta de matrículas, assim como no tocante à expansão das matrículas no segmento público. Destaca-se ainda que a crise econômico-política e, especialmente, as políticas econômicas de austeridade que estão impactando negativamente a manutenção e expansão da pós-graduação, assim como pesquisa básica e tecnológica, podem agravar o cumprimento dessas metas

    Resumo em Inglês:

    This text analyses the evolution of goals 12,13 and 14 of National Education Plan PNE 2014-2024, which deals with college education (graduation and post-graduation courses). This research corresponds to the period from 2012 to 2018 and has as reference data produced inside the research “Expansion and quality of college education inside the context of National Education Plan (PNE 2014-2024): tensions, limits and perspectives”, with basis on Inep Colllege Education census, Pnad/IBGE and PnadC 2016-2018. The results indicate that goals 13 and 14, turned to post-graduation, are partially fulfilled, while goal 12, although registering growth, is far from being reached, mainly in terms of liquid and gross taxes of registration as well as concerning to expansion of registrations in public segment. It still stands out that economic-political crisis and, especially the austerity economic politics are impacting in a negative way the maintenance and expansion of post-graduation, as well as basic and technological research, can aggravate the accomplishment of these goals.
  • Evasão no ensino superior público do Brasil: estudo de caso da Universidade de São Paulo Articles

    Silva, Debora Bernardo da; Ferre, Adriana Aparecida de Oliveira; Guimarães, Patricia dos Santos; Lima, Ricardo de; Espindola, Isabela Battistelo

    Resumo em Português:

    A evasão é um dos problemas mais recorrentes do ensino superior, seja este público ou privado. Diante disso, o presente artigo realiza tanto uma revisão sistematizada da literatura sobre evasão quanto um estudo de caso sobre a situação acadêmica e o significado das experiências de evasão na perspectiva de estudantes na Universidade de São Paulo no período 2010-2020. Verificou-se que os cursos de graduação nas áreas de ciências exatas apresentaram as maiores taxas de evasão no período contemplado. As medidas de intervenção destacadas no presente artigo norteiam a elaboração de futuras propostas e diagnósticos para combater à evasão.

    Resumo em Inglês:

    Evasion is one of the most recurrent problems in higher education, be it public or private. In light of this, this article performs both a systematic review of the literature on dropout and a case study on the academic situation and the meaning of dropout experiences from the perspective of students at the University of São Paulo in the period 2010-2020. It was found that undergraduate courses in the areas of exact sciences had the highest dropout rates in the contemplated period. The intervention measures highlighted in this article guide the preparation of future proposals and diagnoses to combat evasion.
  • Acesso e permanência na educação superior como direito: sobre os impactos das políticas de assistência estudantil e ações afirmativas na UFOB Articles

    Santos, Silvano Messias dos; Freire, Rebeca Sobral

    Resumo em Português:

    Pretende-se, aqui, refletir, na perspectiva dos direitos humanos, sobre o papel das políticas de assistência estudantil e de ações afirmativas para o acesso e a permanência de estudantes de camadas populares ao ensino superior, de onde foram historicamente excluídos pelas políticas de elitização das universidades brasileiras. Para tanto, o presente artigo assume a análise de documentos institucionais que constituem a fundamentação e instrumentalização das políticas de assistência estudantil e de ações afirmativas no âmbito da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), situada no interior da Bahia, no nordeste do Brasil. Parte-se do princípio de que o direito à educação e, neste caso, à educação superior, perpassa por várias questões sociais e de cidadania, dentre as quais a importância das políticas de assistência estudantil e de ações afirmativas, articuladas à criação de ambientes acadêmicos inclusivos, com autonomia, diversidade, solidariedade, respeito e igualdade de condições de aprendizagem. Conclui-se que a vivência plena da cidadania e da democracia social, econômica e cultural está intrinsecamente associada à garantia do direito a escolas e universidades, que são lugares de formação para todos os sujeitos de direitos humanos, indispensáveis para a promoção e efetividade da dignidade humana.

    Resumo em Inglês:

    The aim here is to reflect, from a human rights perspective, on the role of student assistance policies and affirmative action for the access and permanence of students from lower classes to higher education, from which they were historically excluded by policies elitization of Brazilian universities. Therefore, this article analyzes institutional documents that constitute the foundation and instrumentalization of student assistance policies and affirmative action within the scope of the Federal University of West Bahia (UFOB), located in the interior of Bahia, in the northeast of Brazil. It starts from the principle that the right to education and, in this case, to higher education, permeates several social and citizenship issues, among which the importance of student assistance policies and affirmative actions, articulated to the creation of academic environments inclusive, with autonomy, diversity, solidarity, respect and equality of learning conditions. It is concluded that the full experience of citizenship and social, economic and cultural democracy is intrinsically associated with guaranteeing the right to schools and universities, which are training places for all human rights subjects, indispensable for the promotion and effectiveness of human dignity.
  • Um estudo da mobilidade acadêmica internacional em cursos de graduação da Universidade Federal de São Carlos no âmbito dos programas AUGM, Bracol, Bramex e Acordos bilaterais de cooperação Articles

    Forim, Andréia Businaro; Rigolin, Camila Carneiro Dias

    Resumo em Português:

    O processo de internacionalização do ensino superior avançou muito nos últimos anos e passou a ser prioridade nas agendas institucionais, como forma de possibilitar o avanço científico/tecnológico, determinante para que as Universidades apareçam no contexto internacional. As atividades associadas à internacionalização vão muito além da mobilidade transfronteiriça de estudantes, pois engloba também o desenvolvimento curricular, a cooperação internacional, o desenvolvimento de pessoal, entre outros aspectos. Neste cenário, esta pesquisa teve o objetivo de avaliar a mobilidade acadêmica internacional em cursos de graduação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), no âmbito dos programas Associação de Universidades do Grupo de Montevidéu (AUGM), Programa de Mobilidade Acadêmica Brasil-Colômbia (BRACOL), Programa de Mobilidade Acadêmica Brasil-México (BRAMEX) e acordos bilaterais de cooperação, no período de 2016 a 2019. A presente pesquisa é descritiva e adotou a metodologia quantitativa de survey ou levantamento. A coleta de dados foi feita através de pesquisa documental e aplicação de questionário. A análise dos resultados foi feita por meio do Ranking Médio (RM) dos itens Likert dentro de cada categoria. Dentre os resultados, pode-se inferir que apesar de a mobilidade acadêmica internacional na UFSCar estar em expansão, é possível implementar ações de melhorias com o intuito de aumentar a mobilidade de estudantes incoming e outgoing, a partir dos pontos de fragilidade detectados por meio do questionário. O estudo também buscou oferecer subsídios para ações institucionais por meio dos indicadores apresentados. A limitação e sugestões para estudos futuros são apresentados nas considerações finais.

    Resumo em Inglês:

    The internationalization process of higher education has advanced a lot in recent years and has become a priority on institutional agendas, as a way of enabling scientific/technological advancement and crucial for Universities to appear in the international context. The activities associated with internationalization go far beyond the cross-border mobility of students, as it also encompasses curriculum development, international cooperation, staff development, among other aspects. In this scenario, this research aimed to assess international academic mobility in undergraduate courses at the Federal University of São Carlos, within the framework of the programs AUGM, Bracol, Bramex and bilateral cooperation agreements, from 2016 to 2019. The present research adopted the survey methodology and has a quantitative approach. Based on the objectives, it is descriptive. Data collection was carried out through documentary research and the application of a questionnaire. The analysis of the results was made through the Average Ranking (RM) of the Likert items within each category. Among the results of this study, it can be inferred that although the international academic mobility at UFSCar is expanding, from the weak spots detected through the questionnaire, it is possible to implement improvement actions to increase the number of academic mobility incoming and outgoing. It was also found that Latin America has developed its international academic mobility, notably through AUGM, however, it still needs to be improved, aiming to attract students from all areas of knowledge. The study also sought to offer subsidies for several institutional actions through the indicators presented. The limitations and suggestions for future studies are presented in the final considerations.
  • Internacionalização do ensino superior e cooperação educacional: o caso do pec-g na voz dos estudantes Articles

    Macedo, Maria do Socorro Alencar Nunes

    Resumo em Português:

    A cooperação educacional do Brasil com a África e outros países do Sul-Global, na área da educação superior, teve início mais efetivamente na década de 1960 do século XX, por meio do Programa Estudantes - Convênio de Graduação (PEC-G) do Ministério das Relações Exteriores (MRE). Este artigo tem por objetivo discutir a política de cooperação internacional na educação superior materializada nos documentos do PEC-G e na fala de estudantes, tomando-a como uma política de internacionalização do ensino superior no Brasil. A metodologia envolveu análise de documentos oficiais do programa e 14 entrevistas com estudantes de 10 países. Os resultados indicam que há grandes desafios a serem superados, especialmente no que se refere ao racismo enfrentado por estudantes africanos, no entanto, na avaliação dos estudantes, a experiência de se graduar em universidades brasileiras por meio do PEC-G tem sido muito positiva.

    Resumo em Inglês:

    The Brazilian’s educational cooperation with Africa and other countries of the Global South to higher education, started more effectively in the 1960s through the Students Program - Graduation Agreement (PEC-G) of the Ministry Foreign Affairs (MFA). This article aims to discuss the policy of international cooperation in higher education throught the oficial documents and students’s enterviews. 14 interviews with students from 10 countries were taken. The results indicate that there are major challenges to be overcome, especially regarding to racism faced by African students, however, the students evaluate the experience of graduating from Brazilian universities has been very positive.
  • Arquivos da violência na educação e suas mediações na linguagem e na memória Articles

    Trevisan, Amarildo Luiz

    Resumo em Português:

    O artigo visa a debater a viabilidade da institucionalização de práticas dialógicas informadas como contraponto e prevenção à violência na educação. Para isso, trata das dificuldades de seus registros em arquivos e o imperativo de (re)construir mediações dialogadas e propositivas, com vistas a sua melhor compreensão e enfrentamento na convivência da relação educando e educador. O objetivo é investigar as contribuições de Benjamin, Agamben, Bernstein e Ricoeur, entre outros autores, sobre a relação entre violência, linguagem e memória. A proposta pretende adotar a perspectiva da hermenêutica reconstrutiva, complementando-se através dos estudos da Escola de Frankfurt. A abordagem enquadra-se no âmbito do objeto investigado, principalmente por levar em consideração o lugar do outro, algo negado no contexto ou na era da violência que estamos vivendo.

    Resumo em Inglês:

    The article aims to debate the feasibility of institutionalizing informed dialogical practices as a counterpoint and prevention of violence in education. For this, it deals with the difficulties of its archived records and the imperative to (re)build dialogical and purposeful mediations, with a view to their better understanding and coping in the coexistence between student and educator. The goal is to investigate the contributions of Benjamin, Agamben, Bernstein and Ricoeur, among other authors, on the relationship between violence, language and memory. The proposal aims to adopt the perspective of reconstructive hermeneutics, complementing itself through the studies of the Frankfurt School. The approach fits within the scope of the object investigated, mainly because it takes into account the place of the other, something that is denied in the context or in the era of violence that we are experiencing.
  • Estudo descritivo sobre o sistema de avaliação de cursos de educação superior em Portugal Articles

    Guerra, Maria das Graças Gonçalves Vieira; Leite, Carlinda

    Resumo em Português:

    O artigo apresenta um estudo que teve como objetivo analisar a avaliação de cursos do ensino superior em Portugal decorrente do Processo de Bolonha. A pesquisa seguiu uma metodologia de orientação qualitativa, de caráter descritivo e de análise documental, focada nos critérios e procedimentos seguidos pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior, responsável por este processo em Portugal. Os resultados obtidos apontam que a avaliação de cursos, à semelhança do que é desejado no Espaço Europeu de Ensino Superior, tem como intenção garantir a qualidade da educação e apoiar os planos de melhoria da educação superior em Portugal. Os resultados permitiram ainda constatar que a qualidade, sendo um conceito historicamente situado, nesta era da globalização, é associada às exigências do mercado e da internacionalização, isto é, está em linha com a ideia de que este nível de ensino tem a função de produzir conhecimento numa rede de contatos e parcerias internacionais.

    Resumo em Inglês:

    The article presents a study that aimed to analyze the evaluation of higher education courses in Portugal resulting from the Bologna Process. The research followed a qualitative methodology orientation, with a descriptive and documentary analysis, focused on the criteria and procedures followed by the Agency of Evaluation and Accreditation of Higher Education, responsible for this process in Portugal. The results show that the course evaluation, as it is desired in the European Higher Education Area, intended to guarantee education quality and to support the improvement of higher education in Portugal. The results also show that quality, being a historically situated concept in this globalization era, is associated with the demands of the market and internationalization, meaning, it is in line with the idea that this level of education has the function of producing knowledge in a network of international contacts and partnerships.
  • Foco nas políticas de avaliação, na regulação e na supervisão dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia a partir de atos normativos Articles

    Bernardes, Joelma dos Santos

    Resumo em Português:

    O objetivo do texto é averiguar atos histórico-normativos de avaliação, de regulação e de supervisão direcionados aos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), a partir da criação do Sinaes. O trabalho é de cunho teórico-documental, com uso de estudo bibliométrico e análise textual discursiva no levantamento de dados. Conclui-se que as políticas avaliativas e regulatórias implementadas não são direcionadas e nem planejadas para especificidades acadêmicas, administrativas e organizacionais de IFs, além de incidirem sobre eles as mesmas regulamentações de universidades federais.

    Resumo em Inglês:

    This text intends to analyze historic normative acts of evaluation, regulation, and supervision directed towards Federal Institutes of Education, Science and Technology, starting at the creation of the National System for the Evaluation of Higher Education (Sinaes). This research has a theoretical and documental nature, using bibliometric studies and discursive textual analysis to raise data. It is concluded that the implemented evaluative and regulatory policies are neither directed nor planned for the academic, administrative and organizational specificities, besides being subjected to the same regulations as federal universities.
  • Produtividade científica e tecnológica dos docentes da Universidade Federal de Roraima Articles

    Silva, Layonize Felix Correia da; Berto Pucca, Manuela

    Resumo em Português:

    O mapeamento da produção científica e tecnológica dos docentes de uma universidade é essencial para compreender a dinâmica que envolve a produção intelectual, tanto para os pesquisadores quanto para a universidade e sociedade, além de ser quesito para recomendação e avaliação de cursos de graduação e pós-graduação. Neste artigo, apresenta-se o mapeamento e análise da produção científica e tecnológica dos docentes de carreira de Magistério Superior da Universidade Federal de Roraima (UFRR), no período de 2015 a 2020. Trata-se de um estudo descritivo quantitativo, constituído por dados relacionados à produção científica (artigos, livros e capítulos) e tecnológica (ativos de Propriedade Intelectual) de 595 currículos disponibilizados na Plataforma Lattes. Este estudo contribui de forma teórica e empírica com a apresentação da evolução de produção científica e tecnológica dos docentes da UFRR, em que se identificaram 3756 produções no sexênio. Apesar da crescente produção no período analisado, ressalta-se a discrepância entre o quantitativo de produção científica (n= 99,7%) e a tecnológica (n= 0,3%). No aspecto qualitativo, foi identificada uma baixa quantidade de produções nos estratos superiores do Qualis Periódicos, apesar do crescimento de 167% de artigos publicados em periódicos Qualis A1. Este estudo demonstra a importância de realizar análise da produção científica das instituições, objetivando um planejamento estratégico e inovador, a fim de aprimorar e incentivar a produtividade científica e tecnológica docente.

    Resumo em Inglês:

    The mapping of the scientific and technological production of university professors is essential to understand the dynamics that involves intellectual production, both for researchers, university and society, in addition to being a requirement for recommendation and evaluation of postgraduate and graduate degrees. This article mapped and analyzed the scientific and technological production of Higher Education professors at the Federal University of Roraima (UFRR), from 2015 to 2020. This is a quantitative descriptive study, consisting of data related to scientific (articles, books, book chapters) and technology production (Intellectual Property assets) of 595 curriculum available on the Lattes Platform. This study provides, in a theoretical and empirical way, to the presentation and evolution of the scientific and technological production of UFRR professors, where 3756 productions were identified in the six-year period. Despite the increasing production, the discrepancy between the quantitative of scientific production (n= 99.7%) and technological production (n= 0.3%) stands out. In the qualitative aspect, a low number of productions was identified in the upper stratum of Qualis journals, despite the 167% growth in articles published in Qualis A1 journals. This study demonstrates the importance of performing the analysis of the scientific production of the institutions aiming a strategic and innovative planning in order to improve and encourage the professors’ scientific and technological productivity.
  • Avanços no desenvolvimento dos princípios para a educação da gestão responsável: um estudo em instituições signatárias do PRME no sul e sudeste do Brasil Articles

    Singh, Ananda Silva; Kaniak, Vivien Mariane Massaneiro; Orsiolli, Thálita Anny Estefanuto

    Resumo em Português:

    A preocupação em implementar uma gestão responsável gerando valor sustentável no ensino superior fez com que a iniciativa denominada Principles for Responsible Management Education (PRME) fosse criada. O objetivo é orientar escolas de negócios a implementar a gestão responsável. Esta pesquisa teve como objetivo analisar como são desenvolvidos os princípios do PRME em quatro escolas de negócios signatárias da iniciativa, localizadas nas regiões sul e sudeste do Brasil. Utilizou-se uma abordagem qualitativa, de natureza descritiva, cuja estratégia foi o estudo de casos múltiplos. Os dados coletados foram por meio de entrevistas semiabertas e documentos. Os resultados evidenciam que as instituições analisadas realizam diferentes ações para operacionalizar os princípios. O desenvolvimento de parcerias e a abordagem da gestão responsável em disciplinas dos cursos de gestão foi uma ação encontrada em todas as universidades. Esta pesquisa contribuiu teoricamente no avanço da literatura sobre o tema, trazendo evidências empíricas de ações e práticas realizadas por escolas de negócios brasileiras para desenvolver os princípios para a educação da gestão responsável. Espera-se que esta pesquisa possa gerar insights em agentes de mudança ligados a escolas de negócios além de auxiliar no planejamento e execução de ações no sentido de operacionalizar os princípios da gestão responsável.

    Resumo em Inglês:

    The concern to implement responsible management, generating sustainable value in higher education, led to the creation of the initiative called Principles for Responsible Management Education (PRME). The objective is to guide business schools to implement responsible management. This research aimed to analyze how the PRME principles are developed in four business schools that are signatories of the initiative, located in the south and southeast regions of Brazil. A qualitative, descriptive approach was used, whose strategy was the study of multiple cases. Data were collected through semi-open interviews and documents. The results show that the analyzed institutions carry out different actions to operationalize the principles. The development of partnerships and the approach of responsible management in disciplines of management courses was an action found in all universities. This research theoretically contributed to the advancement of the literature on the subject, bringing empirical evidence of actions and practices carried out by Brazilian business schools to develop the principles for responsible management education. It is expected that this research can generate insights in change agents linked to business schools, in addition to helping in the planning and execution of actions in order to operationalize the principles of responsible management.
Publicação da Rede de Avaliação Institucional da Educação Superior (RAIES), da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e da Universidade de Sorocaba (UNISO). Rodovia Raposo Tavares, km. 92,5, CEP 18023-000 Sorocaba - São Paulo, Fone: (55 15) 2101-7016 , Fax : (55 15) 2101-7112 - Sorocaba - SP - Brazil
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