Acessibilidade / Reportar erro

Utilisation of respirometry to assess organic matter reduction of effluents from the Camaçari industrial complex (BA, Brazil)

Este trabalho avaliou, através de ensaios de respirometria, a eficiência do tratamento de efluentes industriais, após tratamento por lodo ativado em tanques de aeração (TA). Foram analisadas amostras do efluente equalisado (EE), antes do tratamento, e do efluente tratado (ET). Vinte baterias de ensaios foram realizadas com cada um dos TA (TA-2, TA-3 e TA-4). Cada bateria consistiu de um ensaio básico, contendo apenas o licor misto, um ensaio com adição de peptona, um ensaio com o EE e um com o ET. Não houve diferença estatística significativa (p>0,05) na atividade respiratória dos TA. Quanto à taxa de consumo de oxigênio específica houve uma redução média de 70,8% entre os ensaios realizados com EE e ET. Os ensaios de respirometria determinaram com eficiência o nível de tratamento através de lodo ativado, e deve ser adotado no monitoramento dos efluentes da estação de tratamento de efluentes do Pólo Industrial de Camaçari.


Instituto de Tecnologia do Paraná - Tecpar Rua Prof. Algacyr Munhoz Mader, 3775 - CIC, 81350-010 Curitiba PR Brazil, Tel.: +55 41 3316-3052/3054, Fax: +55 41 3346-2872 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: babt@tecpar.br