Acessibilidade / Reportar erro

Bacteria and phytoplankton production rates in eight river stretches of the middle Rio Doce hidrographic basin (southeast Brazil)

Estudos das taxas de produção secundária bacteriana (PSB), junto com as de produção primária fitoplanctônica (PPF) em ecossistemas lóticos são escassos na literatura. Estimativas de PSB e de PPF foram realizadas durante os períodos de chuva e seca em 8 rios de diferentes ordens e submetidos a diferentes graus de impactos antrópicos (diferentes graus de trofia). O objetivo foi quantificar e comparar PSB, PPF e as taxas PSB/PPF para inferir sobre a importância destas comunidades na fixação de carbono nestes ecossistemas lóticos. Os resultados deste estudo permitem concluir que o rio Ipanema é o ambiente mais alterado pelo aporte de efluentes de origem antrópica, e que este aporte altera o grau de trofia em todos os ambientes, refletindo diretamente nas estimativas da PSB.


Instituto de Tecnologia do Paraná - Tecpar Rua Prof. Algacyr Munhoz Mader, 3775 - CIC, 81350-010 Curitiba PR Brazil, Tel.: +55 41 3316-3052/3054, Fax: +55 41 3346-2872 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: babt@tecpar.br