1) Nome e cargo na empresa |
Fundador e CEO |
Gestor de marketing |
Fundador e CEO |
Fundador e CEO |
Co-Fundador |
Fundador e CEO |
Diretor Financeiro e CEO |
2) Quais são os objetivos da sua empresa no âmbito das estratégias de comunicação digital? |
Compromisso e vendas |
Construção de marcas, lançamento e promoção de produtos |
Promover o produto e criar notoriedade |
Divulgação do produto e aumento das vendas |
Construir uma imagem de marca forte, aumentar a nossa visibilidade e promover / promover os nossos produtos |
Atingir o público alvo e aumentar as vendas |
Aumentar a expressão e notoriedade da marca, cativar uma audiência mais jovem e continuar a comunicar com a audiência atual da marca |
3) Que canais digitais são utilizados nas estratégias de comunicação digital? |
Instagram |
Plataformas de marca (Website, CRM), Diversas plataformas de acordo com cada projecto (Google, Gmail, Remarketing) |
Instagram, Facebook e Youtube
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Instagram e Facebook
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Instagram
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Instagram e Facebook
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Facebook, Instagram, sms, newsletter e website |
4) Que percentagem do orçamento total do marketing digital é destinada a influenciadores? |
O orçamento é feito mensalmente e está relacionado com os produtos e o envio dos produtos. Nunca pagamos influenciadores |
Não está dentro do investimento digital e eu dependo dos desafios que estamos a ter ao longo do ano. |
60% |
50% |
Não está planeado no nosso investimento. Temos a iniciativa de lançar os produtos e mais tarde é feito um estudo em torno dos influenciadores. |
O orçamento é feito mensalmente e está relacionado com o número de visitas e consequentes vendas, mas nunca pagamos influenciadores |
50% do orçamento do marketing digital |
5) Dos resultados obtidos através de estratégias digitais, que percentagem tem a sua origem nos influenciadores? |
Cerca de 40% das nossas vendas provêm de influenciadores (devido ao código de desconto) e 60% estão indiretamente relacionadas com eles (vendas sem código de desconto) |
Para construção de marcas cerca de 15% e para conversão cerca de 5% |
As vendas não têm origem identificada |
20% |
25% |
40% |
Não fomos capazes de controlar diretamente os resultados obtidos. Conseguimos medir a notoriedade ganha pela marca quando trabalhamos com influenciadores |
6) Quais são os fatores que a sua empresa tem em conta na contratação de influentes? |
A escolha dos influenciadores está dividida em 2 tipos diferentes: aqueles que têm um compromisso substancial e nos trarão vendas ou aqueles que podem não ter muito compromisso, mas queremos que produzam conteúdo |
Tipo de perfil e tipo de conteúdo gerado, dados para além dos seguidores (impressões médias, alcance, envolvimento) quando não é a primeira vez que trabalhamos com o perfil, tomamos em consideração os resultados de iniciativas anteriores |
Número de seguidores e localização geográfica |
Atingir o tipo de público que queremos, mais direcionado para grupos etários e estilos de vida |
O estilo de vida do influenciador, a forma como comunica com os seus seguidores, o aparecimento da sua rede social, e por último e mais importante “o que ele pode trazer a marca” |
A escolha do influenciador está relacionada com o número de seguidores e o público-alvo que queremos alcançar |
Tipo de público, carisma e forma de trabalhar |
7) Existem exemplos de estratégias de sucesso na experiência da sua empresa com influenciadores digitais? |
No dia de São Valentim enviámos aos nossos influenciadores digitais o novo brilho cremoso com 2 cartões: Um tem uma caricatura deles e noutro cartão, tínhamos uma espécie de regras sobre o gosto / personalidade influente em questão |
Lançamento das t-shirts de licenciamento, Dia da Mãe e Dia do Pai, Dia da Mulher |
Casais influenciadores na semana do Dia dos Namorados |
Ofertas através de redes sociais |
Dia da Mulher, sendo que o produto que estava a ser comunicado eram corpos e o influenciador fez uma comunicação dirigida aos jantares e reuniões que normalmente existem nesse dia |
Parceria com um bar de praia onde oferecemos alguns dos nossos serviços. A experiência foi um sucesso e a maioria dos vencedores são atualmente os nossos clientes |
Parceria com um apresentador de programas de televisão |
8) Existem exemplos de estratégias mal sucedidas na experiência da sua empresa com influenciadores digitais? |
Não escolher bem os influenciadores é o único facto que faz com que uma experiência não tenha êxito. É necessário analisar muito bem o público alvo de um influenciador |
Não existem |
Tentativa de promoção através de influenciadores masculinos |
Sim. A escolha do influenciador tem de ser considerada. No início da marca, a escolha dos influenciadores digitais não foi devidamente analisada, e os resultados não foram os pretendidos |
Errada escolha do influenciador. É necessário analisar o seu público-alvo e ver se o tipo de comunicação é identificado com a comunicação da marca. Caso contrário, os resultados não virão |
Uma má escolha do influenciador é o que pode levar a experiências mal sucedidas, daí a importância de analisar cuidadosamente o público que segue o influenciador |
Influenciadores de pequena expressão que ainda não têm um método de trabalho bem definido |
9) Quais são as métricas de marketing digital e as ferramentas de análise de resultados utilizadas pela sua empresa? |
Temos uma tabela com os detalhes de cada influenciador, entre outras informações quando fizemos uma publicação, quantas vendas foram feitas nesse dia, quantas opiniões, etc. |
Análise, dados das suas plataformas RSS e dados fornecidos por parceiros (agências e/ou os seus influenciadores). Além disso, há uma pesquisa manual que tem de ser feita para avaliar alguns pontos qualitativos |
Volume de vendas e visitantes do website. Google Analytics
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Os visitantes do site relativamente às vendas chegam através dele. Balanço das vendas em lojas físicas por área / distrito |
Google Analytics, através do nosso website e das nossas plataformas digitais |
Temos uma tabela com os detalhes do influenciador, ou seja, quantos posts fez numa semana, quantos pontos de vista tinha esses mesmos posts e quantas vendas conseguiu gerar |
Métricas disponibilizadas no Facebook e Instagram, análise dos comentários às publicações |
10) Como é que a sua empresa quantifica o retorno do investimento em influenciadores? |
A forma mais fiável é através da utilização de códigos de desconto pelos clientes, caso contrário é extremamente difícil de medir, uma vez que não pedimos estatísticas e é tudo orgânico |
Valorização do conteúdo gerado (que valor teríamos de investir para alcançar esse resultado), número de visitas geradas ao site, número de visualizações do site e crescimento dos seguidores nos dias das ações |
Não quantifica |
Visitas ao website e códigos de desconto |
Através de visitas ao website e códigos de desconto |
A forma mais fiável é através dos códigos promocionais utilizados pelos clientes |
A forma como fazemos a métrica é medida pela notoriedade que os influenciadores transmitem à marca. É feita uma análise da procura gerada quando o produto é lançado |
11) Na sua opinião, qual é a utilidade e fiabilidade dos instrumentos de análise de resultados para medir o retorno obtido através dos influenciadores? |
Depende de como a empresa escolhe lidar com os influenciadores, no nosso caso como a única forma credível é utilizar um código de desconto, o resto que conseguimos obter como um aumento de seguidores, um aumento das opiniões no site, é muito subjetivo |
Muito útil e importante. Trabalhar com influenciadores tem uma parte que terá sempre de ser teste e intuição, mas é essencial medir e perceber resultados para definir o próximo passo da estratégia e em quem devemos apostar para o futuro |
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As ferramentas digitais são úteis e fiáveis. Ajudam-nos a analisar os resultados e a tomar decisões, tendo em conta o feedback dos influenciadores |
Bastante útil e importante. O investimento em influenciadores é uma das estratégias das marcas, e é necessário compreender se estamos ou não a apostar na melhor estratégia. Uma vez que se trata de uma aposta dispendiosa que tem de gerar lucro |
No nosso caso particular, o nosso instrumento de análise passa mesmo por códigos promocionais, pois ajuda-nos a rastrear a origem da venda |
Considero os instrumentos de análise de resultados fiáveis e úteis para as empresas |
12) O que deve ser melhorado nas ferramentas atuais para tornar mais eficaz a rastreabilidade dos resultados dos influenciadores? |
Talvez ir mais fundo com mais dados nas tabelas que temos sobre os influenciadores específicos |
Não será tanto para melhorar as ferramentas atuais, mas sim para poder obter mais ferramentas e muitas vezes, algumas que ajudam a minimizar a investigação e o trabalho manual que ainda tem de ser feito e que é difícil de medir (especialmente no Instagram) |
Deve haver um instrumento específico ou, se houver, deve ser mais conhecido |
Penso que as ferramentas atuais são muito úteis e ajudam as marcas na tomada de decisões. No entanto, deveria haver ferramentas mais específicas para cada rede social |
Deve haver um instrumento destinado exclusivamente à Instagram. Uma ferramenta que reunisse todos os influenciadores (relevantes em termos de conteúdo) e que, através do conhecimento das marcas, conseguisse fazer a correspondência ideal. Portanto, a marca não teria todo o trabalho de pesquisa manual para o influenciador perfeito |
Talvez algum instrumento destinado a investir em influenciadores, para que ao optar por investir num influenciador seja algo positivo e produtivo tanto para a empresa como para o próprio influenciador |
Depende dos meios de comunicação em que cada influenciador trabalha e dos objetivos que a empresa tem com as parcerias feitas. Penso que as ferramentas atuais são úteis para as empresas |