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Os influenciadores digitais contribuem com sucesso para reduzir a lacuna entre clientes e empresas?

RESUMO

O objetivo desta investigação é analisar o papel dos influenciadores digitais na construção de relações entre empresas e consumidores. Na sua formulação foi utilizada uma metodologia qualitativa, através da qual foram entrevistados sete prestadores de serviços portugueses. Os resultados obtidos demonstram que as empresas contratam influenciadores digitais para publicitar os seus produtos, criar notoriedade, construir uma imagem de confiança e aumentar as vendas. Verificou-se também que a plataforma mais utilizada nas estratégias digitais é o Instagram, devido à facilidade de comunicação e ao número de utilizadores ativos. Além disso, é importante salientar que a rastreabilidade das vendas relacionadas com os influenciadores digitais é quantificável por meio de ferramentas como o Google Analytics, cupões de desconto, número de visitas a sites geradas e também o aumento de seguidores em dias de promoções digitais. Esta investigação contribui para o conhecimento científico ao validar os construtos teóricos desenvolvidas sobre o papel dos influenciadores digitais no estabelecimento de relações entre marcas e consumidores, confrontando-os assim com a realidade empresarial. Finalmente, são apresentadas algumas sugestões para futuras linhas de investigação.

PALAVRAS-CHAVE
Influenciadores Digitais; Marketing Digital; Comércio Eletrónico; Redes Sociais; Estratégias Digitais

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