1 |
Cultura de consumo global |
Individualismo e Coletivismo |
CFA (Análise Fatorial Confirmatória), SEM (Modelagem de Equações Estruturais) |
UK |
Os individualistas estão mais acostumados ao comportamento global do consumidor e demonstram mais compras por impulso. |
(Czarnecka et al., 2020Czarnecka, B., Schivinski, B., & Keles, S. (2020). How values of individualism and collectivism influence impulsive buying and money budgeting: the mediating role of acculturation to global consumer culture. Journal of Consumer Behaviour, 19(5), 505-522. https://doi.org/10.1002/cb.1833 https://doi.org/10.1002/cb.1833...
) |
2 |
Ambiente da loja |
Individualismo e Coletivismo |
SEM (Modelagem de Equações Estruturais) |
Brasil e Alemanha |
A emoção afeta significativa e positivamente a impulsividade do coletivista. |
(Barros et al., 2019Barros, L. B. L., Petroll, M. de L. M., Damacena, C., & Knoppe, M. (2019). Store atmosphere and impulse: a cross-cultural study. International Journal of Retail and Distribution Management, 47(8), 817-835. https://doi.org/10.1108/IJRDM-09-2018-0209 https://doi.org/10.1108/IJRDM-09-2018-02...
) |
3 |
Estímulos da loja |
Individualismo e Coletivismo |
SEM (Modelagem de Equações Estruturais) |
Paquistão |
O comportamento de compra por impulso registrou mais nos consumidores coletivistas. |
(Miao et al., 2019Miao, M., Jalees, T., Qabool, S., & Zaman, S. I. (2019). The effects of personality, culture and store stimuli on impulsive buying behavior: Evidence from emerging market of Pakistan. Asia Pacific Journal of Marketing and Logistics, 32(1), 188-204. https://doi.org/10.1108/APJML-09-2018-0377 https://doi.org/10.1108/APJML-09-2018-03...
) |
4 |
Compra impulsiva |
Todas as dimensões culturais de Hofstede |
Regressão linear |
Suécia, Turquia e Vietnã |
As diferentes origens culturais influenciam o comportamento de compra por impulso do consumidor. |
(Cakanlar & Nguyen, 2019Cakanlar, A., & Nguyen, T. (2019). The influence of culture on impulse buying. Journal of Consumer Marketing, 36(1), 12-23. https://doi.org/10.1108/JCM-03-2017-2139 https://doi.org/10.1108/JCM-03-2017-2139...
a) |
5 |
Tendência de compra por impulso |
Todas as dimensões culturais de Hofstede |
CFA (Análise Fatorial Confirmatória), Análise de regressão linear múltipla |
Índia |
Os fatores culturais estão influenciando o comportamento de compra por impulso dos consumidores em todas as culturas. |
(Ali & Sudan, 2018Ali, S. W., & Sudan, S. (2018). Influence of Cultural Factors on Impulse Buying Tendency: A Study of Indian Consumers. Vision, 22(1), 68-77. https://doi.org/10.1177/0972262917750247 https://doi.org/10.1177/0972262917750247...
) |
6 |
Propaganda visual |
Coletivismo |
CFA (Análise Fatorial Confirmatória), SEM (Modelagem de Equações Estruturais) |
Paquistão |
O coletivismo não se mostrou significativo em influenciar o comportamento de compra por impulso. |
(Jalees & Mustaghis-ur-Rahman, 2018Jalees, T., & Mustaghis-ur-Rahman, -. (2018). Role of visual merchandizing, sensational seeking, and collectivism in consumers’ impulsive buying behavior at shopping malls. Pakistan Journal of Psychological Research, 33(1), 177-190.) |
7 |
Dimensões da compra compulsiva |
Individualismo, Masculinidade, Evitar a Incerteza, Pragmatismo, Indulgência Distância do Poder |
CFA (Análise Fatorial Confirmatória), ANOVA e SEM (Modelagem de Equações Estruturais) |
Britânico, chinês, tcheco e espanhol |
O construto do comportamento de compra compulsivo é invariável entre os diferentes grupos culturais |
(Eaglen & Schofield, 2017Eaglen, A., & Schofield, P. (2017). Across-cultural and cross-gender analysis of compulsive buying behavior’s coredimensions. International Journal of Consumer Studies, 42(1), 173-185. https://doi.org/10.1111/ijcs.12396 https://doi.org/10.1111/ijcs.12396...
) |
8 |
Expectativas de transformação |
Herança |
Análises de equações estruturais de multigrupos |
Tailândia e América |
As relações entre a expectativa de transformação e a impulsividade são demonstradas pela diferença cultural. |
(Boonchoo & Thoumrungroje, 2017Boonchoo, P., & Thoumrungroje, A. (2017). A Cross-Cultural Examination of the Impact of Transformation Expectations on Impulse Buying and Conspicuous Consumption. Journal of International Consumer Marketing, 29(3), 194-205. https://doi.org/10.1080/08961530.2017.1289357 https://doi.org/10.1080/08961530.2017.12...
) |
9 |
Fatores intrínsecos |
Coletivismo |
SEM (Modelagem de Equações Estruturais) |
Índia |
O coletivismo impacta significativa e positivamente a compra por impulso |
(Badgaiyan & Verma, 2014Badgaiyan, A. J., & Verma, A. (2014). Intrinsic factors affecting impulsive buying behaviour-evidence from india. Journal of Retailing and Consumer Services, 21(4), 537-549. https://doi.org/10.1016/j.jretconser.2014.04.003 https://doi.org/10.1016/j.jretconser.201...
) |
10 |
Várias situações |
Individualismo e coletivismo |
Teste de Mann-Whitney, regressão logística binária |
Reino Unido e Taiwan |
Os consumidores do Reino Unido estão comprando mais por impulso, já que os taiwaneses. |
(Ma, 2014Ma, J. (2014). Investigating Consumer Impulse Buying Choice in Various Situations- a Cross-Cultural Study on the Consumers From the Uk and Taiwan. 2014 Global Marketing Conference at Singapore, 137-148. https://doi.org/10.15444/gmc2014.01.07.03 https://doi.org/10.15444/gmc2014.01.07.0...
) |
11 |
Compra compulsiva em países em desenvolvimento/desenvolvidos |
Semelhanças e diferenças nacionais |
SEM (Modelagem de Equações Estruturais), Análise Fatorial Confirmatória (CFA) |
Rússia, Espanha, Holanda e Turquia |
Há mais compras compulsivas exibidas por consumidores de países em desenvolvimento do que economias desenvolvidas |
(Horváth et al., 2013Horváth, C., Adigüzel, F., & Herk, H. Van. (2013). Cultural Aspects of Compulsive Buying in Emerging and Developed Economies: a Cross Cultural Study in Compulsive Buying. Organizations and Markets in Emerging Economies, 4(2), 8-24. https://doi.org/10.15388/omee.2013.4.2.14247 https://doi.org/10.15388/omee.2013.4.2.1...
) |
12 |
Saúde, afeto e autoestima |
Individualista/Coletivista |
ANOVA de duas vias, Análise de regressão |
Indonésia e Suécia |
Os jovens exibiram maior impulsividade a partir dos mais velhos na Indonésia, enquanto o inverso é verdadeiro na Suécia. |
(Adrianson et al., 2013Adrianson, L., Ancok, D., Ramdhani, N., & Archer, T. (2013). Cultural influences upon health, affect, self-esteem and impulsiveness: An Indonesian-Swedish comparison. International Journal of Research Studies in Psychology, 2(3), 25-44. https://doi.org/10.5861/ijrsp.2013.228 https://doi.org/10.5861/ijrsp.2013.228...
) |
13 |
Coletivismo relacional |
Coletivismo |
Teste t de amostra pareada e ANOVA |
Índia |
Compras impulsivas para parentes como pais, cônjuge são mais evidentes nos consumidores da sociedade coletivista. |
(Khanna & Karandikar, 2013Khanna, M., & Karandikar, M. (2013). Impact of relational collectivism on impulse buying for others. International Journal of Indian Culture and Business Management, 7(4), 589-604. https://doi.org/10.1504/ijicbm.2013.056664 https://doi.org/10.1504/ijicbm.2013.0566...
) |
14 |
O significado simbólico do dinheiro |
Distância do poder, coletivismo, prevenção da incerteza, masculinidade, significado simbólico |
Análise de regressão linear múltipla |
Indonésia |
As dimensões de Hofstede e o símbolo do dinheiro estão influenciando significativamente o comportamento de compra por impulso. |
(Dameyasani & Abraham, 2013Dameyasani, A. W., & Abraham, J. (2013). Impulsive buying, cultural values dimensions, and symbolic meaning of money: A study on college students in Indonesia’s capital city and its surrounding. International Journal of Research Studies in Psychology, 2(3), 35-52. https://doi.org/10.5861/ijrsp.2013.374 https://doi.org/10.5861/ijrsp.2013.374...
) |
15 |
Qualidade do serviço de varejo |
Individualismo e coletivismo |
ANOVA de duas vias |
Singapura e EUA |
Excelentes serviços levam a mais compras por impulso e vice-versa. |
(Pornpitakpan & Han, 2013Pornpitakpan, C., & Han, J. H. (2013). The effect of culture and salespersons’ retail service quality on impulse buying. Australasian Marketing Journal, 21(2), 85-93. https://doi.org/10.1016/j.ausmj.2013.02.005 https://doi.org/10.1016/j.ausmj.2013.02....
) |
16 |
Uso de cartão de crédito |
Individualismo |
CFA, MANOVA, MDA e Regressão |
Coreia e EUA |
É provável que o comportamento de compra por impulso aumente tanto para o nacional ao usar cartão de crédito. |
(Park & Forney, 2004Park, E. J., & Forney, J. C. (2004). A comparison of impulse buying behavior and credit card use between Korean and American college students. Journal of the Korean Society of Clothing and Textiles, 28(12), 1571-1582.) |
17 |
Emoção de compras |
Semelhanças e diferenças nacionais |
ANOVA, MANOVA e análise de regressão |
Coreia e EUA |
Dois grupos diferem em sua natureza de compra por impulso, os estudantes coreanos tendem a dar uma volta, procurar opções e comprar o que precisam. Enquanto os americanos adoram comprar novos aparelhos de moda. |
(Park, 2011Park, E.-J. (2011). Apparel Impulse Buying and Shopping Emotion: Does It Differ between Korea and the US? Korean Journal of Human Ecology, 20(2), 401-412. https://doi.org/10.5934/kjhe.2011.20.2.401 https://doi.org/10.5934/kjhe.2011.20.2.4...
) |
18 |
Satisfação do consumidor |
Individualista/Coletivista |
ANOVA |
EUA, Austrália, Singapura e Malásia. |
Em comparação com os consumidores mais individualistas, os consumidores mais coletivistas tendem a ficar mais satisfeitos com uma compra por impulso quando outra pessoa está presente no momento da compra. |
(Lee & Kacen, 2008Lee, J. A., & Kacen, J. J. (2008). Cultural influences on consumer satisfaction with impulse and planned purchase decisions. Journal of Business Research, 61(3), 265-272. https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2007.06.006 https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2007.0...
) |
19 |
Traço de impulsividade do consumidor |
Individualista/Coletivista |
CFA |
Cingapura e Estados Unidos, |
Consumidores de culturas coletivistas diferenciam entre os aspectos deliberados e involuntários de seu comportamento e tendências impulsivas, enquanto aqueles de sociedades individualistas são incapazes ou não querem fazer essa distinção e para eles ambos os elementos se fundem sob uma única dimensão hedonista. |
(Sharma et al., 2005Sharma, P., Sivakumaran, B., & Marshall, R. (2005). Deliberate self-indulgence vs. involuntary loss of self-control: Exploring the influence of culture on consumer impulsiveness trait. E-European Advances in Consumer Research, 7, 593-594.) |
20 |
Crença de distância do poder (CDP) |
Distância do Poder |
Análise de regressão |
Austrália, Nova Zelândia, China, Hong |
Existe uma ligação entre CDP e compra impulsiva como manifestação de autocontrole, de modo que aqueles com CDP alto apresentam compra menos impulsiva |
(Zhang et al., 2010Zhang, Y., Winterich, K. P., & Mittal, V. (2010). Power distance belief and impulsive buying. Journal of Marketing Research, 47(5), 945-954. https://doi.org/10.1509/jmkr.47.5.945 https://doi.org/10.1509/jmkr.47.5.945...
) |
21 |
Orientação Cultural |
Individualismo e coletivismo |
|
EUA |
Os resultados convergentes mostram que os consumidores com autointerpretação independente tendem a ter atitudes mais positivas em relação ao consumo de cerveja e tendem a consumir mais cerveja. Por outro lado, os consumidores com uma autointerpretação interdependente tendem a ter atitudes menos positivas em relação ao consumo de cerveja e tendem a consumir menos cerveja. |
(Zhang & Shrum, 2007Zhang, Y., & Shrum, L. J. (2007). The Impact of Culture Orientation on Consumption Impulsiveness and Beer Consumption. Advances in Consumer Research, 34, 370-373.) |
22 |
Fatores culturais |
Individualismo e coletivismo |
Teste Z e análise de regressão |
Austrália, Estados Unidos, Hong Kong, Cingapura e Malásia |
Em comparação com os caucasianos, Asiáticos se envolvem em menos comportamento de compra por impulso devido à compra de traços de impulsividade. |
(Jacqueline et al., 2002) |