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Conhecendo o Comportamento de Torcedores em Relação ao Amor à Marca de Clubes de Futebol

RESUMO

O estudo une as temáticas do amor à marca a da gestão esportiva, tendo por objetivos identificar a relação do amor à marca com seus constructos antecedentes (autoexpressão, satisfação com o desempenho e satisfação com o relacionamento) e consequentes (lealdade comportamental, lealdade atitudinal e boca a boca positivo) e verificar se o time de futebol é fator moderador nas relações. O modelo teórico foi baseado no trabalho de Santana (2009)SANTANA, E. E. P. O amor à marca e seu relacionamento com algumas variáveis que o antecedem e o sucedem: um estudo sob a ótica de torcedores-consumidores de times de futebol brasileiros. Tese, Universidade Federal do Paraná, 2009. e realizou-se uma pesquisa quantitativa com 270 torcedores de grandes times rivais do futebol: Sport Club Internacional e Grêmio Futebol Portoalegrense. Os resultados foram analisados por meio de Modelagem de Equações Estruturais. Identificou-se que o time de futebol é um fator moderador das relações propostas. O estudo comprovou que a gestão esportiva deve ser personalizada, pois cada time representa algo diferente para seus torcedores, ou seja, os gestores de marketing esportivo necessitam, primeiro, saber qual a imagem que o time transmite e quais os principais sentimentos envolvidos.

Palavras-chave:
Amor à marca; Antecedentes; Consequentes; Futebol; Marketing esportivo

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