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Drivers da Adoção de Tecnologias em Serviços de Saúde

RESUMO

Este artigo propõe um framework teórico para o estudo da difusão de TIC em serviços gerenciais e assistenciais de saúde e verifica empiricamente sua aplicabilidade no estudo da adoção de tecnologia nesta área. Houve uma revisão da literatura relativa ao período de 2004 a 2014. A partir desse framework, os pesquisadores verificaram empiricamente a aplicabilidade dos drivers organizacionais propostos nas condições prévias, através de um estudo de caso conduzido por meio de entrevistas com 13 gestores de um hospital público brasileiro que está adotando um módulo de prescrição de enfermagem. Por meio da análise de conteúdo, oito drivers organizacionais da adoção de tecnologias foram confirmados. Para estudos futuros, é relevante verificar a aplicabilidade dos drivers organizacionais e individuais nas demais fases do framework organizado segundo Rogers (1983)ROGERS, E. M. Diffusion of innovations. New York: The Free Press, 1983., bem como nas condições prévias, seja por meio de novos estudos de caso ou desenvolvimento de instrumentos quantitativos de pesquisa sobre o processo gerencial de adoção de tecnologias em organizações.

Palavras-chave:
Difusão; TIC; Drivers; Hospitais; Estudo de caso

ABSTRACT

This paper proposes a theoretical framework for the study of the diffusion of ICT in management and assistance services in healthcare and empirically verifies its applicability in studying adoption of technology in this area. There was a review of literature in the period 2004-2014. Based on this framework, the researchers verified empirically the applicability of organizational drivers proposed in the prior conditions, through a case study conducted by interviews with 13 managers of a Brazilian public hospital that is adopting a nursing prescription module. Through the content analysis, eight organizational drivers of the technology adoption were confirmed. For future research, it is relevant to verify the applicability of the organizational and individual drivers in the other phases of the framework organized according to Rogers (1983)ROGERS, E. M. Diffusion of innovations. New York: The Free Press, 1983., as well as in the prior conditions, either by new case studies or by developing quantitative research instruments about the management process of technology adoption in organizations.

Keywords:
Diffusion; ICT; Drivers; Hospitals; Case study

1. INTRODUÇÃO

A difusão é um processo pelo qual a inovação é transmitida aos membros do sistema social por meio de canais de comunicação (ROGERS, 1983ROGERS, E. M. Diffusion of innovations. New York: The Free Press, 1983.). A difusão de inovações envolve um processo de decisão de inovação importante apoiado pela Teoria da Difusão de Inovação (Innovation Diffusion Theory - IDT) originada por Rogers (1983)ROGERS, E. M. Diffusion of innovations. New York: The Free Press, 1983.. Trata-se de um framework de estágio linear sequencial do processo de tomada de decisão da inovação, o que simplifica a complexidade que pode existir na adoção de inovações. Esse fenômeno é um grande desafio para as organizações de saúde que são extremamente complexas (BARLOW, 2013BARLOW, J. Strengthening the spread of innovation in the UK's National Health Service. In S. P. Osborne andL. Brow (ed.), Handbook of innovation in public services (p. 528-539).Edinburgh: Edward Elgar, 2013.). Considera-se útil empregar a mesma lógica do processo decisório de inovação para estudos sobre a adoção de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) em organizações da saúde.

A Tecnologia da Informação e Comunicação está vinculada às tecnologias de telecomunicações e de computação, que é capaz de melhorar as rotinas de trabalho e é influenciada por drivers organizacionais, tecnológicos, econômicos e individuais (BOUWMAN et al., 2005BOUWMAN, H.; HOOFF, B. VAN DEN; WIJNGAERT, L. VAN DE; DIJK, J. VAN. Information and Communication Technology in Organizations. London: Sage, 2005.). Os estudos sobre os drivers que intervêm na adoção de inovações são capazes de tornar os processos de tomada de decisão mais eficazes, tanto para um indivíduo quanto para um nível do sistema organizacional, por meio de decisões políticas mais eficazes.

Dessa forma, é oportuno estudar os drivers que intervêm no processo de adoção de TIC, considerando serviços de saúde. Por um lado, a perspectiva organizacional aborda todos os drivers relacionados à natureza da organização e ao ambiente em que opera, e, por outro lado, a perspectiva individual considera todos os drivers associados com a aceitação, a atitude, a intenção, a propensão e a prontidão para usar a tecnologia e a fase pós-adoção do indivíduo, bem como os drivers relacionados à percepção dos usuários da tecnologia (BOUWMAN et al., 2005BOUWMAN, H.; HOOFF, B. VAN DEN; WIJNGAERT, L. VAN DE; DIJK, J. VAN. Information and Communication Technology in Organizations. London: Sage, 2005.).

O processo proposto por Rogers (1983)ROGERS, E. M. Diffusion of innovations. New York: The Free Press, 1983. é relevante para estudar a difusão de inovações e adequado para estudar os drivers, uma vez que já demonstra alguns fatores intervenientes, funcionando como uma plataforma teórica para incorporar mais drivers. A contribuição deste trabalho é ampliar a literatura sobre a difusão de tecnologias em serviços de saúde, apoiar e incentivar os estudiosos e tomadores de decisão. Tendo isso em vista, este artigo tem como objetivo traçar um framework teórico para o estudo da difusão das TIC nos serviços de gestão e de assistência em cuidados de saúde e verificar empiricamente, pelo menos em parte, a aplicabilidade do framework proposto para a adoção da tecnologia nessa área.

2. DIFUSÃO DO PROCESSO DE INOVAÇÃO

A partir da IDT, Rogers (1983)ROGERS, E. M. Diffusion of innovations. New York: The Free Press, 1983. aprofundou a compreensão sobre a difusão de inovações (por vezes, utilizou a inovação como sinônimo de tecnologia) e desenvolveu o processo de decisão de inovação.

É importante mencionar que as decisões e os eventos anteriores à primeira adoção de uma inovação afetam fortemente o processo de difusão, e uma inovação possui cinco atributos básicos (ROGERS, 1983ROGERS, E. M. Diffusion of innovations. New York: The Free Press, 1983.. p 15, 16.): vantagem relativa: o grau no qual uma inovação é percebida como melhor do que a ideia que substitui; compatibilidade: o grau no qual uma inovação é percebida como sendo consistente com os valores existentes, as experiências passadas e as necessidades dos potenciais adotantes; complexidade: o grau no qual uma inovação é percebida como difícil de entender e utilizar; testabilidade: o grau no qual uma inovação pode ser experimentada sobre uma base limitada; e observabilidade: o grau no qual os resultados de uma inovação são visíveis para os outros.

O processo de difusão de inovação abrange decisões, atividades e impactos que vêm de necessidades ou problemas (ROGERS, 1983ROGERS, E. M. Diffusion of innovations. New York: The Free Press, 1983.). Nesse processo, as unidades de tomada de decisões se esforçam para adquirir conhecimento sobre uma inovação para tomar uma atitude em relação a ela. Ao observar as condições prévias que afetam o processo decisório de inovação, Rogers (1983)ROGERS, E. M. Diffusion of innovations. New York: The Free Press, 1983. apresenta quatro tipos de necessidades para a compreensão de condições prévias, que incluem o conjunto de práticas existentes, as necessidades e os problemas percebidos, a inovatividade - que é o grau no qual uma unidade individual ou outra unidade de adoção é relativamente incipiente na adoção de novas ideias de outros membros de um sistema - e as normas de sistemas sociais.

O processo passa por cinco etapas (ROGERS, 1983ROGERS, E. M. Diffusion of innovations. New York: The Free Press, 1983.). O estágio do conhecimento acontece quando a unidade de tomada de decisão é exposta a uma inovação existente e entende como funciona. Este inclui as características das unidades tomadoras de decisão em relação aos aspectos socioeconômicos, às variáveis de personalidade e ao comportamento de comunicação. A persuasão acontece quando a unidade de tomada de decisão constitui uma atitude favorável ou desfavorável em relação à inovação. Percebem-se características que influenciam esse estágio. A decisão ocorre quando a unidade de tomada de decisão cria esforços em atividades que levam à escolha entre a adoção e a rejeição da inovação. A implementação se dáquando uma unidade de tomada de decisão coloca em uso uma ideia nova. Rogers (1983)ROGERS, E. M. Diffusion of innovations. New York: The Free Press, 1983. também menciona a reinvenção, a qual é uma inovação que sofre mudanças feitas por seus muitos usuários. Finalmente, a confirmação acontece quando um indivíduo busca reforço para uma decisão de inovação já realizada.

O processo também se revela muito útil para a teoria e a prática. No entanto, a difusão não deve ser totalmente compreendida (LATOUR 2000LATOUR, B. Ciência em Ação: como seguir cientistas e engenheiros sociedade afora.São Paulo: Editora UNESP, 2000.). O processo de difusão desenhado é permeado pelos drivers individuais e organizacionais que dificultam ou contribuem para o sucesso e a fluidez do processo e sua consolidação (ROGERS, 1983ROGERS, E. M. Diffusion of innovations. New York: The Free Press, 1983.).

3. ABORDAGENS TEÓRICAS SOBRE ADOÇÃO DA TECNOLOGIA

Entre os anos 1960 e 2014, diversos estudos foram desenvolvidos com a intenção de compreender as atitudes, as intenções de utilização e do comportamento em relação à adoção de tecnologias. Buscando uma explicação para o impacto das intenções sobre o comportamento dos indivíduos, duas teorias principais foram desenvolvidas: a Teoria da Ação Racional (Theory of Reasoned Action - TRA) por Fishbein e Ajzen (1975)FISHBEIN, M.; AJZEN, I. Belief, attitude, intention and behavior: An introduction to theory and research. Addison-Wesley, Reading, MA, 1975. e a Teoria do Comportamento Planejado (Theory of Planned Behavior - TPB) por Ajzen (1985AJZEN, I. From Intentions to Actions: A Theory of Planned Behavior. In: Action Control: From Cognition to Behavior. J. Kuhl and J. Beckmann (Eds.). Springer Verlag, New York, p. 11-39, 1985., 1991)AJZEN, I. The Theory of Planned Behavior. Organizational Behavior and Human Decision Processes, n. 50, p. 179-211, 1991..

Em 1986, Davis apresentou o Modelo de Aceitação de Tecnologia (Technology Acceptance Model - TAM), visando à validação de escalas de medição para dois construtos diferentes: utilidade percebida e facilidade de uso, que significam, respectivamente, o quanto um indivíduo acredita que um sistema é útil para melhorar seu desempenho no trabalho e o quanto ele acredita que o uso de um sistema exigiria menos esforço. O autor lidou com a aceitação dos usuários, ligando as variáveis utilidade e facilidade de uso percebidas com a intenção de uso e comportamento.

Davis, Bagozzi e Warshaw (1989)DAVIS, F. D.; BAGOZZI, R.P.; WARSHAW, P.R. User Acceptance of Computer Technology: A Comparison of Two Theoretical Models. Management Science, v. 35, n. 8, p. 982-1002, 1989. mencionaram a importância de promover uma base para rastrear o impacto de drivers externos sobre as crenças, atitudes e intenções internas no campo da aceitação de tecnologias, e mediu as intenções, explicando em termos de atitudes, normas subjetivas, utilidade percebida, percepção de facilidade de uso e variáveis relacionadas. Os resultados da aplicação desse modelo indicaram 45% de variância na utilização de intenções no início do período de análise e, após 14 semanas, a variância atingiu 57%. A utilidade percebida explicou mais da metade das intenções das pessoas, depois de 14 semanas.

Em estudo posterior, Davis (1989)DAVIS, F. D.; BAGOZZI, R.P.; WARSHAW, P.R. User Acceptance of Computer Technology: A Comparison of Two Theoretical Models. Management Science, v. 35, n. 8, p. 982-1002, 1989. chegou a uma explicação aproximada de 40% da variância no uso e intenção comportamental com a TAM. Venkatesh e Davis (2000)VENKATESH, V.; DAVIS, F. D. Theoretical extension of the technology acceptance model: four longitudinal field studies. Management Science,v. 46, n. 2, p. 186-204, 2000. propuseram a TAM2, uma nova versão da TAM, que incorporou novos construtos - influência social e processos cognitivos instrumentais, incluindo normas subjetivas, voluntariedade, imagem, percepção da relevância do trabalho, qualidade de saída e demonstrabilidade do resultado.

Mais tarde, Venkatesh et al. (2003)VENKATESH, V.; MORRIS, M. G.; DAVIS, G. B.; DAVIS, F. D. User acceptance of information technology: toward a unified view. MIS Quarterly,v. 27, n. 3, p. 425-478, 2003. e Venkatesh, Thong e Xu (2012)VENKATESH, V.; THONG, J. Y. L.; XU, X. Consumer Acceptance and use of information technology: extending the Unified Theory of Acceptance and Use of Technology. MIS Quarterly ,v. 36, n. 1, p. 157-178, 2012. desenvolveram um modelo unificado, destacando o importante papel de Venkatesh no avanço dos modelos de aceitação de tecnologia. Parasuraman e Colby (2001)PARASURAMAN,A.; COLBY, C. Techno-ready marketing: How and why your customers adopt technology. New York: The Free Press, 2001. também contribuíram para o estudo da adoção de tecnologia, sobre a prontidão dos indivíduos. Ratchford e Barnhart (2012)RATCHFORD, M.; BARNHART, M. Development and validation of the technology adoption propensity (TAP) index. Journal of Business Research,v. 65, n. 8, p. 1209-1215, 2012. abordaram a propensão de uso, combinando a avaliação das atitudes e crenças de pessoas que podem ser ou não usuários de tecnologias, utilizando como análise os drivers facilitadores e inibidores.

Apresentando o framework que virá como resultado parcial deste artigo, a importância de todos esses autores e seus estudos mencionados até então será verificada, conforme apresentado no Quadro 4. Entre outros, esses autores são os precursores e as bases principais que incentivaram outros estudos; portanto, sua contribuição seminal foi central na formação do framework.

Quadro 4
Framework com drivers organizacionais e individuais distribuídos nos estágios do processo de decisão proposto por Rogers (1983)

4. METODOLOGIA

Esta pesquisa é um estudo de caso qualitativo descritivo. Dois objetivos principais são perseguidos neste trabalho realizado através de métodos específicos.

O framework proposto tem como pano de fundo o processo decisório de inovação e sugere quais drivers da difusão das TIC, a partir da perspectiva organizacional e individual, são evidentes em cada estágio desse processo, adicionando drivers, além daqueles sugeridos originalmente por Rogers (1983)ROGERS, E. M. Diffusion of innovations. New York: The Free Press, 1983., Davis (1989)DAVIS, F. D.; BAGOZZI, R.P.; WARSHAW, P.R. User Acceptance of Computer Technology: A Comparison of Two Theoretical Models. Management Science, v. 35, n. 8, p. 982-1002, 1989., Venkatesh e Davis (2000)VENKATESH, V.; DAVIS, F. D. Theoretical extension of the technology acceptance model: four longitudinal field studies. Management Science,v. 46, n. 2, p. 186-204, 2000., Parasuraman e Colby (2001)PARASURAMAN,A.; COLBY, C. Techno-ready marketing: How and why your customers adopt technology. New York: The Free Press, 2001. e Venkatesh et al. (2003)VENKATESH, V.; MORRIS, M. G.; DAVIS, G. B.; DAVIS, F. D. User acceptance of information technology: toward a unified view. MIS Quarterly,v. 27, n. 3, p. 425-478, 2003.. Foi necessário identificar os drivers propostos por estudos posteriores, fazendo uma revisão da literatura.

A revisão da literatura utilizou a difusão de descritores, adoção, aceitação, inovação, saúde/serviços de saúde, hospital, informação, tecnologia e TIC. As pesquisas foram feitas usando banco de dados ProQuest abrangendo as áreas de Ciência e Tecnologia, Ciências Sociais, e Saúde e Medicina. Os bancos de dados selecionados foram: ASSIA; ERIC; LISA; Social Services Abstracts; Sociological Abstracts; and Technology Research Database,, considerando o período entre 2004 e 2014, um período de dez anos. A partir de 51 publicações, 37 puderam ser acessadas e 21 foram consideradas úteis a esta pesquisa revelando drivers, os quais foram adicionados ao estágio de difusão para compor o framework.

Quanto ao propósito de verificar empiricamente a aplicabilidade do framework em serviços de gestão e serviços de assistência na área da saúde, foi realizado um estudo de caso, o qual destacou os drivers organizacionais na fase de "condições prévias" da adoção do módulo de prescrição de enfermagem do Aplicativo de Gestão para Hospitais Universitários Federais (AGHU) no Hospital Universitário de Brasília (HUB). Este é hospital de grande porte que oferece a totalidade de seus serviços gratuitamente por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), localizado no Distrito Federal do Brasil, gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), uma organização que administra os hospitais universitários federais, no âmbito do Ministério da Educação brasileiro. O módulo de prescrição de enfermagem está sendo implementado no HUB, não presente em todo o hospital, apenas em algumas áreas, como a Unidade de Emergência.

Assim, os pesquisadores realizaram entrevistas utilizando um roteiro semiestruturado direcionado a 13 gestores envolvidos no processo de tomada de decisão da adoção do módulo, certificando-se de dados profissionais dos entrevistados e drivers organizacionais envolvidos nas condições prévias do processo decisório. O roteiro continha perguntas com base nas categorias propostas nas condições prévias do processo de Rogers (1983)ROGERS, E. M. Diffusion of innovations. New York: The Free Press, 1983.. A aplicação desse instrumento ocorreu após a aprovação pelo Comitê de Ética da Faculdade de Medicina e da Faculdade de Enfermagem da Universidade de Brasília (UnB) e pela vontade dos indivíduos, fornecida pelo Termo de Consentimento. Foram feitos contatos telefônicos, e e-mails foram enviados a fim de convidar os gestores do hospital para este estudo. Os pesquisadores realizaram 13 entrevistas, no período de maio a setembro de 2015, de acordo com a disponibilidade dos participantes que compõem a alta gestão, a gerência de TI e os gestores dos diversos setores de enfermagem do hospital. O Quadro 1 apresenta os acrônimos dos sujeitos da pesquisa neste estudo e a sua função geral.

Quadro 1
Acrônimos dos sujeitos da pesquisa

Para a análise dos dados, realizou-se análise de conteúdo com uma categorização a priori, porque o objetivo foi identificar nas demonstrações os drivers organizacionais estabelecidos nas condições prévias do framework (BARDIN, 2011BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Tradução Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2011.). O Quadro 2 apresenta os símbolos e formatos utilizados como convenções de transcrição conforme sugerido por Bauer e Gaskell (2008)BAUER, M. W.; GASKELL, G. (Eds). Pesquisa Qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Tradução de Pedrinho A. Guareschi. 7 ed. Petrópolis: Vozes, 2008, 516 p..

Quadro 2
Convenções de transcrição

5. REFERENCIAL TEÓRICO: DRIVERS DE ADOÇÃO DE TECNOLOGIA EM SERVIÇOS DE SAÚDE

Para a difusão de inovações tecnológicas nos serviços hospitalares e de saúde, torna-se essencial conhecer os valores fundamentais que as tecnologias são capazes de criar, que envolvem a prevenção de doenças, facilidade de ser afetado pelo sofrimento e a melhoria da qualidade de vida das pessoas que procuram algum tipo de tratamento, de acordo com Ghodeswar e Vaidyanathan (2006)GHODESWAR, B. M.; VAIDYANATHAN, J. Adoption of medical technology by hospitals: a review of innovation attributes and a conceptual model of the resulting service. World Review of Science, Technology and Sustainable Development,v. 3, n. 4, p. 362-380, 2006.. Em consonância, uma Tecnologia da Informação da Saúde (HIT) é capaz de mudar os serviços de saúde, porque envolve o processamento de dados em um nível de hardware e software para armazenar e compartilhar informações que oferecem suporte a decisão (THOMPSON; BRAILER, 2004THOMPSON, T. G.; BRAILER, D. J. The Decade of Health Informaton Technology: Delivering Consumer-Centric and informaton-Rich Health Care: Framework for Strategic Action. Washington, DC: US Department of Health and Human Services, 2004., KIM; PARK, 2012KIM, J.; PARK, H. A. Development of a Health Information Technology Acceptance Model Using Consumers' Health Behavior Intention. Journal of Medical Internet Research,v. 14, n. 5, p. i36, 2012.).

É importante destacar que Ward et al. (2007)WARD, R.; STEVENS, C.; BRENTNALL, P.; BRIDDON, J. The attitudes of Healthcare staff to IT: a comprehensive review of the research literature. Health Information and Libraries Journal,v. 25, n. 2, p. 81-97, 2007. analisaram a literatura sobre os drivers que impactam as atitudes relacionadas com as tecnologias nos serviços de saúde e verificou que os Profissionais de Cuidado da Saúde (Health Care Practitioners - HCPs) são importantes para a aceitação e a utilização de tecnologias. Portanto, Ward et al. (2007)WARD, R.; STEVENS, C.; BRENTNALL, P.; BRIDDON, J. The attitudes of Healthcare staff to IT: a comprehensive review of the research literature. Health Information and Libraries Journal,v. 25, n. 2, p. 81-97, 2007. salientaram que existe uma lacuna no estudo desse assunto, que é a reduzida exploração da 'mudança de atitudes' dos HCPs em relação à adoção de tecnologias.

Chen et al. (2008)CHEN, I. J.; YANG, K. F.; TANG, F. I.; HUANG, C. H.; YU, S. Applying the technology acceptance model to explore public health nurses' intentions towards web-based learning: A cross-sectional questionnaire survey. International Journal of Nursing Studies,v. 45, n. 6, p. 869-878, 2008. tiveram como objetivo verificar a intenção do comportamento dos enfermeiros vinculados à saúde pública (Public Health Nurses - PHNS) em relação à aprendizagem baseada na web em fase de pré-implementação. Teve também como objetivo identificar os drivers dos enfermeiros, com base no TAM por meio de uma amostra de 202 enfermeiros. Chen et al. (2008)CHEN, I. J.; YANG, K. F.; TANG, F. I.; HUANG, C. H.; YU, S. Applying the technology acceptance model to explore public health nurses' intentions towards web-based learning: A cross-sectional questionnaire survey. International Journal of Nursing Studies,v. 45, n. 6, p. 869-878, 2008. notaram grandes chances de adoção da tecnologia. Além disso, eles descobriram que a utilidade percebida é o driver que afeta mais diretamente a intenção de comportamento, a qual é influenciada indiretamente pelos drivers: percepção de facilidade de uso, competência computacional dos indivíduos e acesso à Internet nos locais de trabalho. Todos esses drivers têm um efeito positivo para uma maior intenção de comportamento, no caso dos enfermeiros.

Concentrando-se em percepções individuais, Aggelidis e Chatzoglou (2009)AGGELIDIS, V. P.; CHATZOGLOU, P. D. Using a modified technology acceptance model in hospitals. International Journal of Medical Informatics, v.78, n. 2, p. 115-126, 2009. começaram a desenvolver e a testar uma versão modificada do modelo TAM e consideraram outros modelos apresentados na literatura com base em sistemas de informação hospitalar (Hospital Information Systems - HIS). Na fase principal de coleta de dados, 341 usuários desses sistemas dos principais hospitais públicos da região da Macedônia Oriental e Trácia responderam à pesquisa. Os resultados mostraram que utilidade percebida, facilidade de uso, influência social, atitude, condições facilitadoras, autoeficácia (indivíduos com maior autoeficácia são mais propensos a experimentar os efeitos positivos do que os indivíduos com baixa autoeficácia) e, indiretamente, treinamento, impactaram significativamente a intenção de comportamento das pessoas na aceitação de tecnologias nas organizações de saúde.

Holden e Karsh (2009)HOLDEN, R. J.; KARSH, B. T. A theoretical model of health information technology usage behaviour with implications for patient safety. Behaviour and Information Technology,v. 28, n. 1, p. 21-38, 2009. realizaram uma revisão da literatura sobre a adoção de HIT para determinar se o uso de teorias existentes para desenvolver modelos testáveis de HITs beneficiavam tanto a pesquisa como a prática e constataram que isso é verdadeiro. Especificamente, descobriram que a facilidade de uso (ou usabilidade) pode ser o resultado do HIT que se encaixa com as habilidades do usuário e requisitos das tarefas. Para alcançá-lo, os ajustes podem ser feitos para a interface HIT para torná-lo mais amigável construindo nos recursos de ajuda ou fazendo um projeto mais consistente com os modelos mentais clínicos; os clínicos podem ser providos de mais formação ou tempo para praticar o uso do sistema, jtalvez em uma sala separada utilizada para a realização de emulação do HIT; ou a tarefa pode ser redesenhada de diversas maneiras.

Kijsanayotin, Pannarunothai e Speedie (2009)KIJSANAYOTIN, B.; PANNARUNOTHAI, S.; SPEEDIE, S. M. Drivers influencing health information technology adoption in Thailand's community health centers: Applying the UTAUT model. International Journal of Medical Informatics,v. 78, n. 6, p. 404-416, 2009. indicam a relevância da aceitação e utilização da HIT em centros de saúde comunitários da Tailândia, aplicando o modelo UTAUT, a fim de testar e confirmar os drivers envolvidos na adoção dessa tecnologia. Por meio de pesquisas administradas em 12 províncias da Tailândia, com 1.607 Centros de Saúde Comunitários (Community Health Centers - CHC), eles descobriram que os indivíduos que trabalhavam nos centros de saúde mostraram um alto nível de aceitação e uso da tecnologia. Kijsanayotin, Pannarunothai e Speedie (2009)KIJSANAYOTIN, B.; PANNARUNOTHAI, S.; SPEEDIE, S. M. Drivers influencing health information technology adoption in Thailand's community health centers: Applying the UTAUT model. International Journal of Medical Informatics,v. 78, n. 6, p. 404-416, 2009. confirmaram que a expectativa de desempenho dos drivers, a expectativa de esforço, a influência social, a voluntariedade, as experiências anteriores com a tecnologia, a intenção de uso e as condições facilitadoras são capazes de prever a aceitação e a utilização de um sistema TI de saúde em centros de saúde comunitários.

De acordo com Holden e Karsh (2010)_________________________. The Technology Acceptance Model: Its past and its future in health care. Journal of Biomedical Informatics,v. 43, n. 1, p. 159-172, 2010., o crescente interesse nas reações, comportamentos e atitudes dos usuários de tecnologias na área da saúde indicou a importância das teorias voltadas para aceitação de tecnologia, uso, prontidão, propensão, entre outros. Esses autores realizaram uma revisão da literatura de 16 conjuntos de dados analisados em mais de 20 estudos clínicos de saúde. Em relação à aplicação do TAM, eles decidiram avaliar o futuro do TAM aplicado aos serviços de saúde com base em seu passado. Os resultados mostraram que o modelo é capaz de prever uma parte considerável da aceitação de tecnologias na área da saúde, e que a teoria poderá gerar benefícios para o modelo original, seja por meio da sua alteração ou extensão.

Hung et al. (2010)HUNG, S. Y.; HUNG, W. H.; TSAI, C. A.; JIANG, S. C. Critical drivers of hospital adoption on CRM system: Organizational and information system perspectives. Decision Support Systems,v. 48, n. 4, p. 592-603, 2010. propuseram e testaram um modelo integrado que incorpora drivers organizacionais e tecnológicos ou sistêmicos como principais determinantes da adoção, nas instituições de saúde, do Sistema de Gestão de Relacionamento (Customer Relationship Management System - CRMS), uma TIC que faz com que o processo de estabelecimento, desenvolvimento e manutenção das relações com os clientes em centros médicos, hospitais regionais e hospitais comunitários seja mais fácil. Com a realização de uma série de pesquisas em centros médicos, hospitais regionais e hospitais comunitários em Taiwan, os autores descobriram que os atributos: tamanho do hospital, capacidades do sistema de pessoal, a inovação de altos executivos (os executivos seniores são as pessoas importantes em determinar a atitude organizacional para a inovação; assim, sua capacidade, suas preferências e prontidão para a mudança são importantes para a decisão da inovação), capacidades de gestão de conhecimento e vantagem relativa têm influência significativa sobre a adoção CRMS.

Alkraiji, Jackson e Murray (2011)ALKRAIJI, A.; JACKSON, T.; MURRAY, I. Health data standards and adoption process Preliminary findings of a qualitative study in Saudi Arabia. Health Data Standards, v. 28, n. 5, p. 345-359, 2011. estudaram o processo de adoção de tecnologia (HIT) na Arábia Saudita e revelaram os drivers que afetam esse fenômeno a seguir: externalidades de rede relacionadas com os canais de comunicação; pressão externa do governo; integração do sistema com os já existentes; acreditação de adoção da tecnologia; benefícios padrões; características da organização - tamanho da organização, tipo, estrutura, cultura e complexidade; grau da política na organização e grau de burocracia na organização; políticas e procedimentos; envolvimento clínico; custos padrões; e apoio externo.

Emani et al. (2012)EMANI, S., YAMIN, C. K., PETERS, E., KARSON, A. S., LIPSITZ, S. R., WALD, J. S., WILLIAMS, D. H.; BATES, D. W. Patient Perceptions of a Personal Health Record: A Test of the Diffusion of Innovation Model. Journal of Medical Internet Research,v. 14, n. 6, p. 150, 2012. realizaram uma pesquisa com 760 pacientes, a fim de aplicar o processo de difusão de inovação para o estudo da tecnologia de Registros de Saúde Pessoal (Personal Health Records - PHRs); desta forma, testaram e confirmaram vários preditores do valor desse HIT, a saber: vantagem relativa, facilidade de uso, testabilidade, percepções de privacidade e segurança, idade e uso do computador. Emani et al. (2012)EMANI, S., YAMIN, C. K., PETERS, E., KARSON, A. S., LIPSITZ, S. R., WALD, J. S., WILLIAMS, D. H.; BATES, D. W. Patient Perceptions of a Personal Health Record: A Test of the Diffusion of Innovation Model. Journal of Medical Internet Research,v. 14, n. 6, p. 150, 2012. concluíram que o processo de difusão de inovação se encaixa no estudo da percepção de PHRs e fornece uma base adequada para identificar os drivers que distinguem os usuários de PHRs dos não usuários.

Ketikidis, Dimitrovski e Bath (2012)KETIKIDIS, P.; DIMITROVSKI, T.; BATH, P. A. Acceptance of health information technology in health professionals: An application of the revised technology acceptance model. Health Informatics Journal,v. 18, n. 2, p. 124-134, 2012. também testaram o modelo TAM com algumas novas propostas, a fim de investigar as crenças e a aceitação do HIT com profissionais da saúde. Ketikidis Dimitrovski e Bath (2012)KETIKIDIS, P.; DIMITROVSKI, T.; BATH, P. A. Acceptance of health information technology in health professionals: An application of the revised technology acceptance model. Health Informatics Journal,v. 18, n. 2, p. 124-134, 2012. realizaram 133 entrevistas válidas com médicos e enfermeiros de três clínicas da cidade de Skopje, Macedônia, a fim de avaliar a intenção do uso de preditores da HIT e descobriram que a facilidade de utilização e as normas subjetivas poderiam prever diretamente a intenção de uso dessa tecnologia.

Kim e Park (2012)KIM, J.; PARK, H. A. Development of a Health Information Technology Acceptance Model Using Consumers' Health Behavior Intention. Journal of Medical Internet Research,v. 14, n. 5, p. i36, 2012. desenvolveram e testaram um modelo sobre a intenção de comportamento e comportamento de saúde dos vários usuários da HIT. Esse modelo é uma extensão do TAM. Kim e Park (2012)KIM, J.; PARK, H. A. Development of a Health Information Technology Acceptance Model Using Consumers' Health Behavior Intention. Journal of Medical Internet Research,v. 14, n. 5, p. i36, 2012. entrevistaram 728 membros dos três maiores portais de saúde on-line na Coreia do Sul e, com base nos resultados, categorizaram os drivers que afetam a intenção de comportamento para a medição, armazenamento e gerenciamento de dados da saúde, na zona de saúde, na zona de informações e na zona de tecnologia. O primeiro deles é processado a partir do estado de saúde da ameaça percebida, da utilidade percebida, da atitude e da intenção comportamental. Na zona de informações, o driver é a utilidade percebida, que recebe influências de normas subjetivas. Finalmente, em relação à zona de tecnologia, existem formas de utilização da tecnologia, confiabilidade na tecnologia, qualidade de saída e demonstrabilidade de resultado, que afetam a utilidade percebida.

Lin, Lin e Roan (2012)LIN, C.; LIN, I. C.;ROAN, J.Barriers to Physicians' Adoption of Healthcare Information Technology: An Empirical Study on Multiple Hospitals. Journal of Medical Systems,v. 36, n. 3, p. 1965-1977, 2012. começaram a investigar as reações dos médicos para o prontuário eletrônico, com ênfase em questões gerenciais, especificamente sobre as barreiras, ameaças e desigualdades, todos eles percebidos em relação à tecnologia. Foram entrevistados 115 médicos de seis hospitais diferentes, e os resultados revelaram que uma ameaça afeta diretamente e negativamente a utilidade e a intenção comportamental. A desigualdade percebida tem um efeito direto e positivo sobre a ameaça, um efeito negativo sobre a utilidade percebida e um impacto indireto sobre a intenção comportamental.

Vasileiou, Barnett e Young (2012)VASILEIOU, K.; BARNETT, J.; YOUNG, T. The Production and Use of Evidence in Health Care Service Innovation: A Qualitative Study. Evaluation and the Health Professions, v. 36, n. 1, p. 95-105, 2012. realizaram entrevistas em profundidade com 18 informantes principais de 15 bem-sucedidas inovações nos serviços de saúde no Reino Unido, inovações concedidas pelo Health Service Journal, com o objetivo de estudar a utilidade das inovações em serviços de saúde. Os resultados mostraram que os inovadores articulam conceitos relacionados com as principais abordagens existentes no Serviço de Saúde Nacional Britânico: ensaios clínicos e ciclos de melhoria. Vasileiou, Barnette e Young (2012)VASILEIOU, K.; BARNETT, J.; YOUNG, T. The Production and Use of Evidence in Health Care Service Innovation: A Qualitative Study. Evaluation and the Health Professions, v. 36, n. 1, p. 95-105, 2012. descobriram que os serviços de saúde precisam de indivíduos que tenham conhecimento técnico.

Cresswell e Sheikh (2013)CRESSWELL, K.; SHEIKH, A. Organizational issues in the implementation and adoption of health information technology innovations: An interpretative review. International Journal of Medical Informatics, v.82, n. 5, p.73-86, 2013. afirmam que a difusão e a adoção de tecnologias na área da saúde revelam dificuldades relacionadas com a diversidade dos drivers técnicos, sociais e organizacionais. Eles contribuíram com uma descrição dos principais resultados em cada um dos três drivers. Os autores também observaram algumas lacunas na pesquisa atualmente desenvolvida na difusão de tecnologias, que precisam ser investigadas no futuro: influências ambientais, conexão entre adotantes e atributos organizacionais; e notaram que os usuários finais não se opõem às tecnologias, mas resistem a sua utilização. Cresswell e Sheikh (2013) reuniram informações encontradas em vários estudos publicados entre 1997 e 2010, tal como previsto no Quadro 3.

Quadro 3
Drivers da difusão de inovação ou de adoção

Marsan e Paré (2013)MARSAN, J.; PARÉ, G. Antecedents of open source software adoption in health careorganizations: A qualitative survey of experts in Canada. International Journal of Medical Informatics,v. 82, n. 8, p. 731-741, 2013. pesquisaram os antecedentes das decisões ao adotar um Sistema de Código Aberto (Open Source System - OSS) nas organizações de saúde. Por meio de 18 entrevistas semiestruturadas com especialistas em TI do setor de saúde e serviços sociais na província de Quebec, no Canadá, Marsan e Paré (2013)MARSAN, J.; PARÉ, G. Antecedents of open source software adoption in health careorganizations: A qualitative survey of experts in Canada. International Journal of Medical Informatics,v. 82, n. 8, p. 731-741, 2013. encontraram oito drivers que influenciam a adoção dessa tecnologia, agrupados da seguinte forma: características de software (baixo custo, direito de uso e compatibilidade com as necessidades organizacionais); características das organizações para absorver o OSS (disponibilidade interna de recursos de TI e experiência interna em software de código aberto); e as características do ambiente externo em relação às pressões institucionais e discurso público sobre OSS (experiência externa em OSS, visão e liderança pelas autoridades departamentais relativas à adoção de software, interesse da comunidade e clareza, consistência e riqueza do discurso público OOS).

Hung, Tsai e Chuang (2014)HUNG, S. Y.; TSAI, J. C. A.;CHUANG, C. C. Investigating primary health care nurses' intention to use information technology: An empirical study in Taiwan. Decision Support Systems,v. 57, p. 331-342, 2014. estudaram o comportamento da utilização dos enfermeiros sobre a tecnologia do Sistema de Informação de Saúde Primária (Primary Health Information System - PHIS), que apoia os cuidados de saúde primária com a capacidade de melhorar a prática e entrega da qualidade de serviços de saúde. Por meio da aplicação de 768 questionários com enfermeiros de cuidados de saúde primária, descobriram que os drivers de compatibilidade tiveram um impacto positivo sobre a utilidade percebida e a confiança em relação à TIC. Hung, Tsai e Chuang (2014)HUNG, S. Y.; TSAI, J. C. A.;CHUANG, C. C. Investigating primary health care nurses' intention to use information technology: An empirical study in Taiwan. Decision Support Systems,v. 57, p. 331-342, 2014. estudaram e concluíram que se os enfermeiros percebem a tecnologia como sendo de confiança, tornam-se mais propensos à utilidade percebida e, com isso, tornando-se possível estabelecer uma atitude favorável.

Lai, Lin e Tseng (2014)LAI, H. M.; LIN, I. C.; TSENG, L. T. High-Level Managers' Considerations for RFID Adoption in Hospitals: An Empirical Study in Taiwan. Journalof Medical Systems,v. 38, n. 2, p. 1-17, 2014. identificaram determinantes na adoção da identificação por radiofrequência (Radio Frequency Identification - RFID), uma tecnologia que realiza a coleta automática de dados e rastreamento de bens e pessoas, inclusive em serviços hospitalares. Em uma amostra de 102 hospitais, os autores encontraram que o custo; ubiqüidade, que é a capacidade de transmitir comunicação, monitorar e controlar sinais para os indivíduos ou objetos para executar várias funções, independentemente do paradeiro dos usuários (LAI; LIN; TSENG, 2014LAI, H. M.; LIN, I. C.; TSENG, L. T. High-Level Managers' Considerations for RFID Adoption in Hospitals: An Empirical Study in Taiwan. Journalof Medical Systems,v. 38, n. 2, p. 1-17, 2014., p. 5); compatibilidade; segurança e risco à privacidade; apoio da alta gestão; escala do hospital - hospitais de grande porte são mais propensos a adotar a tecnologia inovadora do que os pequenos, de acordo com Chang et al. (2007); disponibilidade financeira, os custos de instalação, implementação e manutenção (KIM; GARRISON, 2010KIM, S.; GARRISON, G. Understanding users' behaviors regarding supply chain technology: Determinants impacting the adoption and implementation of RFID technology in South Korea. International Journal of Information Management,v. 30, n. 5, p. 388-398, 2010.); políticas governamentais, apoio financeiro do governo, currículo de formação, especificação e estabilidade política, de acordo com Chang et al. (2006)CHANG, I. C.; HWANG, H. G.; YEN, D. C.; LIAN, J. W. Critical drivers for adopting PACS in Taiwan: Views of radiology department directors. Decision Support Systems, v. 42, n. 2, p. 1042-1053, 2006. são os drivers de maior impacto na adoção da RFID.

6. RESULTADOS E DISCUSSÃO

6.1 PROPOSTA DE FRAMEWORK TEÓRICO

Levando em conta os estudos analisados anteriormente, foram encontrados drivers individuais e organizacionais. A partir da análise reflexiva e interpretativa, os grupos de fatores foram organizados sobre o processo decisório da difusão de inovações, propondo o framework teórico apresentado no Quadro 4. Os drivers propostos por Rogers (1983)ROGERS, E. M. Diffusion of innovations. New York: The Free Press, 1983. foram mantidos de acordo com o framework original, e os outros foram distribuídos logicamente para os estágios mais apropriados do processo de acordo com a literatura.

O conjunto de drivers que influenciam a difusão de tecnologias relatado mostra a força da Teoria da Difusão de Inovação (ROGERS, 1983ROGERS, E. M. Diffusion of innovations. New York: The Free Press, 1983.), bem como dos estudos de Davis (1989)DAVIS, F. D.; BAGOZZI, R.P.; WARSHAW, P.R. User Acceptance of Computer Technology: A Comparison of Two Theoretical Models. Management Science, v. 35, n. 8, p. 982-1002, 1989. e Venkatesh e Davis (2000)VENKATESH, V.; DAVIS, F. D. Theoretical extension of the technology acceptance model: four longitudinal field studies. Management Science,v. 46, n. 2, p. 186-204, 2000., Venkatesh et al. (2003)VENKATESH, V.; MORRIS, M. G.; DAVIS, G. B.; DAVIS, F. D. User acceptance of information technology: toward a unified view. MIS Quarterly,v. 27, n. 3, p. 425-478, 2003. e Venkatesh, Thong e Xu (2012)VENKATESH, V.; THONG, J. Y. L.; XU, X. Consumer Acceptance and use of information technology: extending the Unified Theory of Acceptance and Use of Technology. MIS Quarterly ,v. 36, n. 1, p. 157-178, 2012., considerando o seu efeito sobre a grande quantidade de pesquisa discutida. Os drivers mais citados ainda têm uma forte ligação com aqueles propostos por Rogers (1983)ROGERS, E. M. Diffusion of innovations. New York: The Free Press, 1983. e com a utilidade percebida (DAVIS, 1989DAVIS, F. D.; BAGOZZI, R.P.; WARSHAW, P.R. User Acceptance of Computer Technology: A Comparison of Two Theoretical Models. Management Science, v. 35, n. 8, p. 982-1002, 1989., VENKATESH; DAVIS, 2000VENKATESH, V.; DAVIS, F. D. Theoretical extension of the technology acceptance model: four longitudinal field studies. Management Science,v. 46, n. 2, p. 186-204, 2000.). Muitos estudos ainda testam, modificam e confirmam as conclusões desses autores. Holden e Karsh (2010)_________________________. The Technology Acceptance Model: Its past and its future in health care. Journal of Biomedical Informatics,v. 43, n. 1, p. 159-172, 2010. notaram a importância da teoria na geração de benefícios para o TAM.

A consolidação dos drivers que influenciam na difusão e adoção de tecnologias em serviços de gestão e assistência na área da saúde torna possível ver que alguns deles, como a pressão externa do governo, o interesse da comunidade na tecnologia, a política governamental e as características socioeconômicas não fazem parte do ambiente interno de adoção da organização, mas compõem seu ambiente macro, superando o nível da empresa. Cresswell e Sheikh (2013)CRESSWELL, K.; SHEIKH, A. Organizational issues in the implementation and adoption of health information technology innovations: An interpretative review. International Journal of Medical Informatics, v.82, n. 5, p.73-86, 2013. sugeriram o estudo das influências ambientais como uma lacuna na pesquisa na difusão da inovação. Ao se refletir sobre a perspectiva organizacional proposta por Bouwman et al. (2005)BOUWMAN, H.; HOOFF, B. VAN DEN; WIJNGAERT, L. VAN DE; DIJK, J. VAN. Information and Communication Technology in Organizations. London: Sage, 2005. percebe-se que é importante considerar os drivers exógenos nos próximos estudos.

Uma proposta interessante seria considerar o alinhamento individual dos tomadores de decisão e usuários para a inovação, ou seja, para promover uma mudança de atitudes de acordo com as necessidades do processo e tecnologia (WARD et al., 2007WARD, R.; STEVENS, C.; BRENTNALL, P.; BRIDDON, J. The attitudes of Healthcare staff to IT: a comprehensive review of the research literature. Health Information and Libraries Journal,v. 25, n. 2, p. 81-97, 2007.). As atitudes compõem um driver muito importante citado em vários estudos relatados e no framework, e elas permeiam todos os estágios do processo da tomada de decisão de Rogers (1983)ROGERS, E. M. Diffusion of innovations. New York: The Free Press, 1983..

6.2. APLICABILIDADE DO FRAMEWORK: DRIVERS ORGANIZACIONAIS EM CONDIÇÕES PRÉVIAS

As condições prévias incluem as práticas previamente adotadas para se iniciar o processo de tomada de decisão de difusão, os problemas existentes e as necessidades, o grau de inovação e as normas dos sistemas sociais (ROGERS, 1983ROGERS, E. M. Diffusion of innovations. New York: The Free Press, 1983.). Antes da adoção do módulo no HUB, o processo de prescrição de enfermagem não estava presente nas práticas de todos os setores do hospital, e o controle de cuidados de enfermagem era bruto. Além disso, não havia automatização do processo. Nesta, o CCU1 declara:

"Naquela época, (...) era muito precário, (...) não havia nenhum sistema, nada era informatizado".

Além disso, em alguns setores, a Sistematização da Assistência de Enfermagem (Systematization of Nursing Assistance - SNA) foi fragmentada, e os cuidados de enfermagem, desorganizados. Em outros setores, nem mesmo o processo de enfermagem era formal, que é o cuidado fornecido, mas não havia nenhuma documentação para provar a existência das rotinas de enfermagem, como afirmado por CNR6:

"Foi informal. O cuidado foi fornecido, mas não havia uma formalização desses".

Além disso, tudo era feito em papel, o que levava ao desperdício de tempo e possibilidades de retrabalho. Como resultado, houve uma dificuldade de acompanhamento relacionada à leitura de manuscritos. A respeito, o SITM2 e CNR5 declararam, respectivamente:

"Era tudo no papel. (...) Houve alguns problemas. (...) Além de perder tempo, (...) às vezes você não entende o que está escrito".

"Havia situações que nós preparamos manualmente, depois quando olhávamos no prontuário do paciente, não era. Alguém pegou, alguém jogou fora, alguém só foi embora e não voltou"'

Foi probatório de modo que as rotinas do processo de enfermagem não fossem mapeadas nos setores, sem, portanto, padronização e requisitos mínimos associados a esse processo. Na maioria dos setores, onde esse processo ocorreu, aconteceu de forma aleatória e mal orientada para as necessidades reais dos pacientes, precisamente porque não havia nenhum padrão nem mecanismos de controle. No cenário de rotinas de enfermagem, as notas sobre as condições do paciente eram feitas rapidamente e de forma incompleta, bem como o processo de enfermagem era incompleto e sua rotina de evolução praticamente ignorada.

Nos setores onde o processo de enfermagem era mais avançado, houve uma dificuldade associada com a falta de padrão e a rotatividade dos profissionais de enfermagem que realizaram os registros dos pacientes devido aos horários de trabalho e consequentemente a interrupção no monitoramento de pacientes. Neste sentido, CNR4 e CNR7, nesta ordem, afirmaram:

"Muitas vezes, eu começo o dever, estabeleço as minhas regras e então, no momento da passagem do dever, muitas vezes, o colega não aceitou ou que está faltando alguma coisa, e ele se queixa, não é?".

"Eu vejo, observo toxicidades, eu gravo, mas como ele está em um prontuário (-) e a evolução mais recente que temos é do último profissional que mudou este quadro, eu perdi o meu controle".

Além disso, uma prática importante foram as ações dos profissionais de saúde na área de TI, desde o seu conhecimento sobre as rotinas de cuidados, convencendo os profissionais de enfermagem em relação ao uso da tecnologia, como relatado por SITM2 em seu discurso:

"Temos que nos convencer que é bom, sabe? Isso se torna um pouco cansativo. Além disso, aqui no hospital, ele tem melhorado consideravelmente porque temos profissionais de saúde que trabalham na área de TI, não é?"

De acordo com as declarações, é evidente que a instituição apresentava as seguintes práticas anteriores: notas incompletas sobre o paciente; hábito de fazer anotações rápidas; fragmentação do processo de enfermagem; informalidade do processo de enfermagem; não informatização do processo de enfermagem; profissionais de saúde na área de TI; rotina de evolução do paciente ignorada; e uso de papel no cuidado formal. Essas evidências foram encontradas nos discursos dos oito gestores entrevistados, mostrando os padrões de prática estabelecida em muitos setores do hospital. É importante notar que a adoção do módulo pode ser interpretada com base em tais práticas, e a sua compreensão pode ajudar a reduzir as incertezas associadas com o processo de adoção do módulo, uma vez que não pode lidar com uma inovação exceto com base no que é familiar (ROGERS, 1983ROGERS, E. M. Diffusion of innovations. New York: The Free Press, 1983.).

Naquela época, a diretoria do hospital se apresentava muito aberta para receber tecnologias, destacando a importância dos investimentos em tecnologias de gestão e assistência, revelando-se um aspecto importante contido na categoria de inovação, que é o grau no qual uma unidade de adoção é uma pioneira na adoção de tecnologia (ROGERS, 1983ROGERS, E. M. Diffusion of innovations. New York: The Free Press, 1983.).

Os recursos humanos não apresentam conhecimento suficiente e experiência sobre o processo de enfermagem, mesmo porque apenas recentemente ela foi regulamentada pelo Conselho Federal de Enfermagem Brasileiro - resolução nº 358, 2009, e muitos enfermeiros têm se graduado recentemente. Alguns gerentes mencionaram problemas relacionados com a formação profissional e a necessidade de avaliar os seus conhecimentos sobre esse processo. A necessidade urgente era da formação de pessoal para lidar com o processo de enfermagem.

Outro problema percebido pelos gestores está relacionado com a grande carga de trabalho dos profissionais envolvidos nas rotinas de enfermagem, criando dificuldades para a realização de todos os registros do processo de enfermagem. Além disso, em alguns setores, o período de permanência do paciente era muito breve, e isso pressionava ainda mais as rotinas de enfermagem, o que dificultava a formalização. Ghodeswar e Janardan (2006)GHODESWAR, B. M.; VAIDYANATHAN, J. Adoption of medical technology by hospitals: a review of innovation attributes and a conceptual model of the resulting service. World Review of Science, Technology and Sustainable Development,v. 3, n. 4, p. 362-380, 2006. argumentam que os hospitais precisam considerar o nível de demanda do paciente, que, quando elevado, torna-se um desafio para os profissionais de saúde. Esse ponto de vista é evidente no discurso CNR3:

"A cada vinte minutos, muda o paciente. Portanto, você tem que fazer tudo rápido, mas não muda porque eles vão embora [os pacientes]. A maioria deles vão para outro setor, não é? Para permanecer no hospital. Então, eles precisam preencher rapidamente".

Há também um modelo centrado no médico, causando a perpetuação de uma baixa avaliação do processo de enfermagem pelas próprias equipes de enfermagem. O CNR1 disse a respeito:

"A equipe de enfermagem ainda é muito tímida nesta avaliação por causa de suas n atividades dentro da clínica que envolve administração, supervisão de enfermagem em toda a equipe, a organização do setor ... A assistência em si acaba sendo danificado e como (-) há esta cultura centrada no médico (...), até mesmo a equipe de enfermagem não valoriza tanto a prescrição de enfermagem".

Nesse momento anterior, não havia dimensionamento de pessoal adequado nos setores, desde que a organização estava passando por mudanças devido ao Julgamento do TCU No.1520, 23 de agosto de 2006. Desde a adesão na Ebserh 2013, um concurso público foi realizado e houve convocações de vários candidatos substituindo os 'empregados precários do HUB'. Neste sentido, os conflitos foram ocorrendo devido a várias relações de trabalho coexistentes na instituição, e alguns dos líderes formais foram substituídos por meio do concurso público. Essa situação está associada com a categoria de liderança organizacional necessária para assegurar a coerência estratégica da organização (CRESSWELL; SHEIKH2013CRESSWELL, K.; SHEIKH, A. Organizational issues in the implementation and adoption of health information technology innovations: An interpretative review. International Journal of Medical Informatics, v.82, n. 5, p.73-86, 2013.).

Embora estejam contratando pessoas que estavam entrando no mercado de trabalho, foram alguns dos antigos profissionais que tiveram maior resistência à sistematização. Isso foi percebido porque o módulo de prescrição de enfermagem foi precedido pela adoção de uma série de outros módulos. Além disso, com o concurso público e suas convocações em 2013, o hospital recebeu profissionais de diferentes regiões brasileiras, estabelecendo na instituição uma ampla gama de conhecimentos e comportamentos.

Os entrevistados perceberam que o hospital passou um longo tempo estagnado na área tecnológica devido a restrições de investimento. Quando não havia orçamento disponível, os investimentos foram direcionados para a infraestrutura de TI a fim de permitir o avanço da sistematização no hospital (a partir de 2013, avanços importantes ocorreram com a incorporação da Intranet, troca e aquisição de vários computadores, introdução de uma rede wireless para o acesso empresarial e de visitantes) e para a formação de redes de serviços médicos e de saúde para que pudessem trabalhar com os sistemas. Essas características indicam a importância dos recursos financeiros disponíveis, identificando-se com a disponibilidade da categoria de recursos (RYE, KIMBERLY, 2007RYE, C. B.; KIMBERLY, J. R. The Adoption of Innovations by Provider Organizations in Health Care. Medical Care Research and Review, v. 64, n. 3, p. 235-278, 2007.).

Há ainda um número limitado de computadores disponíveis para a utilização por enfermeiros em suas unidades e uma necessidade para a gestão de cuidados na organização, e faltava uma ferramenta para garantir o cumprimento do processo de prescrição de enfermagem, beneficiando diretamente a segurança do paciente, como disse CNR5:

"A necessidade sempre tivemos, a necessidade de ter um sistema informatizado".

De forma incremental, os entrevistados mencionaram a necessidade de agilizar e promover a integração do processo de enfermagem. Em termos gerais, é essencial para mudar o comportamento profissional de saúde, deixar o foco na doença e incorporar o foco no paciente, bem como o desenvolvimento da cultura de planejamento nas rotinas do profissional de enfermagem.

De acordo com Rogers (1983)ROGERS, E. M. Diffusion of innovations. New York: The Free Press, 1983., as necessidades sentidas e os problemas compõem uma parte da caracterização das condições prévias que podem levar à adoção de uma inovação. Neste estudo, 18 itens decorrentes das declarações foram agrupados como necessidades sentidas / problemas, incluindo o conhecimento e experiência dos profissionais (DOSI, 1982DOSI, G. Technological paradigms and technological trajectories. Research Policy, n. 11, p. 147-162, 1982.), bem como o processo e a gestão de recursos humanos. Foram entrevistados 12 gestores que perceberam essas necessidades e problemas.

Resumidamente, os relatórios sobre a incipiência da cultura de planejamento; a baixa valorização do processo de enfermagem pelas próprias equipes de enfermagem; o foco dominante sobre a doença; a diversidade regional entre os funcionários do hospital, resultando em conhecimento e comportamentos diferentes; o modelo centrado na figura do médico; e a resistência de alguns dos antigos empregados, na forma das normas dos sistemas sociais em vigor, antes do início do processo de adoção do módulo no hospital, envolveram os papéis exercidos pelos grupos de interesse e as influências exercidas pelos profissionais (ROGERS, 1983ROGERS, E. M. Diffusion of innovations. New York: The Free Press, 1983.).Sete dos gestores entrevistados identificaram essas questões.

As declarações relativas à restrição da infraestrutura tecnológica, bem como a incipiência em segurança da informação no hospital estão associadas com a disponibilidade de recursos de TI da categoria interna, que de acordo com Marsan e Paré (2013)MARSAN, J.; PARÉ, G. Antecedents of open source software adoption in health careorganizations: A qualitative survey of experts in Canada. International Journal of Medical Informatics,v. 82, n. 8, p. 731-741, 2013. são os recursos de tecnologia da informação que a organização tem ao seu dispor.

O Quadro 5 resume as declarações dos gestores, indicando que os respondentes fizeram declarações, relacionando tais declarações para as categorias definidas a priori, bem como indicando as suas referências.

Quadro 5
Declarações dos gestores e categorização considerando condições prévias

7. CONCLUSÕES

Este artigo é o resultado de um esforço para delinear um framework teórico para o estudo de difusão das TIC nos serviços de gestão e assistência na área da saúde. Além disso, este artigo verifica, empiricamente, a aplicabilidade, pelo menos em parte, do framework proposto para a adoção da tecnologia nesta área, sobre os drivers organizacionais identificados nas condições prévias, no caso de adoção da tecnologia em um hospital público brasileiro.

Na consolidação dos drivers no framework (apresentado no Quadro 4), foi possível ver que alguns deles, como a pressão externa do governo, o interesse da comunidade em tecnologia, a política do governo e as características socioeconômicas não fazem parte do ambiente interno da organização adotante, mas se tornam seu ambiente macro, superando o nível da empresa. Cresswell e Sheikh (2013)CRESSWELL, K.; SHEIKH, A. Organizational issues in the implementation and adoption of health information technology innovations: An interpretative review. International Journal of Medical Informatics, v.82, n. 5, p.73-86, 2013. sugeriram o estudo das influências ambientais como uma lacuna na pesquisa sobre difusão da inovação. Refletindo sobre a perspectiva organizacional proposta por Bouwman et al. (2005)BOUWMAN, H.; HOOFF, B. VAN DEN; WIJNGAERT, L. VAN DE; DIJK, J. VAN. Information and Communication Technology in Organizations. London: Sage, 2005., percebe-se que é importante considerar uma nova classificação nos próximos estudos, drivers exógenos.

A verificação da aplicabilidade do framework relativo às condições prévias na adoção do módulo de prescrição de enfermagem no Hospital Universitário de Brasília evidencia oito drivers organizacionais entre os 24 encontrados na literatura e representadas no framework. Verificou-se que os drivers disponíveis de recursos, necessidades sentidas/problemas, inovação, recursos internos de TI, nível da demanda de pacientes, normas dos sistemas sociais, liderança organizacional e práticas anteriores intervieram no processo de adoção do módulo. Isso não significa que os outros drivers sobre as condições prévias não ocorreram, mas, simplesmente, que na percepção dos gestores hospitalares os oitos drivers organizacionais foram mais relevantes no processo de adoção da tecnologia nos serviços de gestão e de assistência. É interessante destacar que todos os drivers indicados por Rogers (1983)ROGERS, E. M. Diffusion of innovations. New York: The Free Press, 1983., nas condições prévias, foram confirmados neste estudo de caso. Esses resultados não podem ser generalizados.

Para futuras pesquisas, é relevante verificar a aplicabilidade dos drivers organizacionais e individuais nos outros estágios do framework proposto, conforme mostrado no Quadro 4, bem como nas condições prévias, seja por novos estudos de caso ou por meio do desenvolvimento de instrumentos de pesquisa quantitativa. Além disso, é importante observar que a lista de drivers é muito longa. É oportuno discutir as relações entre todos esses drivers, a fim de reduzi-los a uma complexidade para que possam ser mais bem compreendidos.

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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    May-Jun 2017

Histórico

  • Recebido
    04 Out 2015
  • Revisado
    04 Dez 2015
  • Aceito
    02 Mar 2016
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