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BBR. Brazilian Business Review, Volume: 15, Número: 1, Publicado: 2018
  • Investimentos em Inovação e sua Influência na Receita Líquida de Vendas: Uma Análise com Base nos Dados do PINTEC Original Article

    Longhini, Tatielle Menolli; Cavalcanti, Joyce Mariella Medeiros; Borges, Sergio Louro; Ferreira, Bruno Pérez

    Resumo em Português:

    RESUMO A presente pesquisa tem como objetivo analisar a influência dos investimentos em inovação na receita líquida de vendas dos setores nacionais de grande porte a partir das informações disponibilizadas de forma livre pela Pesquisa de Inovação Tecnológica (PINTEC). Para analisá-las, utilizou-se os dados da PINTEC referentes aos anos de 2000, 2003, 2005, 2008 e 2011, consolidando-os de maneira específica. A análise foi desenvolvida a partir de regressões por dados em painel de efeitos fixos, conforme apontou o teste de Hausman, e a definição de setores de grande porte baseou-se na mediana da receita líquida de vendas. Os resultados encontrados sugeriram que, em média, para os setores de grande porte a aquisição de Máquinas&Equipamentos e os Projetos Industriais e Outras Preparações Técnicas são variáveis determinantes estatisticamente para o aumento das receitas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The aim of this research is to analyze the influence of innovation investments on net sales from major national sectors. The data was collected from the free access to the Technological Innovation Research (PINTEC) database. To proceed the analysis, we collected the PINTEC data from the years 2000, 2003, 2005, 2008 and 2011, consolidating them in a specific way. The analysis were developed through regressions of panel data with fixed effects, according to Hausman test, and the definition of large scale sectors was based on the median of net sales. The results suggest that, on average, for the large scale sectors the acquisition of machinery & equipment and industrial projects & other technical improvements are statistically relevant variables to increase the net sales.
  • Priorização de Stakeholders em Empresas que Divulgam Relatórios GRI no Brasil Original Article

    Mascena, Keysa Manuela Cunha de; Fischmann, Adalberto Americo; Boaventura, João Maurício Gama

    Resumo em Português:

    RESUMO O objetivo desta pesquisa é analisar a priorização de stakeholders em empresas brasileiras e a sua relação com a indústria. A priorização de stakeholders é definida operacionalmente como o atendimento preferencial dos interesses de um stakeholder em relação a outro. A amostra pesquisada é composta por 90 empresas que divulgaram relatórios adotando a estrutura da Global Reporting Initiative (GRI). Utilizou-se o teste de Mann-Whitney para comparar o nível de atendimento de stakeholders internos e externos. Confirmaram-se as hipóteses de que o stakeholder interno tem maior nível de atendimento e que o atendimento aos interesses dos stakeholders é influenciado por características das indústrias. Este estudo contribui teoricamente com a análise do fator indústria na priorização de stakeholders. Entender os mecanismos da priorização de stakeholders é importante para o gestor incentivar os stakeholders mais relevantes para a realização das atividades da empresa no seu setor de atuação.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This study aimed to describe the stakeholder prioritization in Brazilian companies and their relationship with the industry. In this research, prioritization is operationally defined as the preferential treatment to the interests of one stakeholder over another. The sample is composed of 90 companies with sustainability reporting adopting the Global Reporting Initiative (GRI) framework. We used the Mann-Whitney test to compare the level of treatment with the interests of internal and external stakeholders. We confirmed the hypotheses that the internal stakeholder has a higher level of treatment and that the level of treatment is influenced by characteristics of the industries. This study presents as theoretical contribution the analysis of the industry factor in stakeholders prioritization. Understanding the mechanisms of stakeholders prioritization is important for the manager to encourage relevant stakeholders to the achievement of the company's goals in its sector.
  • A Participação dos Clientes nas Operações de Serviços Profissionais e os Impactos na Flexibilidade e nos Custos Original Article

    Barreto, Juliana; Martins, Ricardo Silveira

    Resumo em Português:

    RESUMO Este estudo procurou contribuir para as discussões sobre o suposto paradoxo entre flexibilidade e custos no âmbito da estratégia e da gestão das operações de serviços, abordando a variabilidade originada na participação do cliente nas operações de serviços profissionais. Através de um estudo multicasos em quatro organizações de serviços profissionais, com coleta de dados por meio de entrevistas semiestruturadas e pesquisa documental, foram identificadas quatro principais fontes de variabilidade, a saber: a chegada do cliente, o diagnóstico das necessidades, a produção e implementação da solução e a análise de valor da entrega. Concluiu-se que as empresas de serviços profissionais priorizam a participação do cliente, e isso implica acomodarem a variabilidade em operações flexíveis de serviços para atender os mais diferentes tipos de clientes, sem um alinhamento ao plano estratégico de crescimento do negócio.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This study has its contribution to deepen the understanding about the paradoxical relation between flexibility and costs in the field of operations service strategy and management, approaching the customer participation affects on the professional services. Through a multi-case study with four professional services organizations, using data collection through semi-structured interviews and documentary research, we identified four main sources of variability, namely: customer arrival, the diagnosis of needs, production and implementation and the delivery value analysis. We concluded that the professional services firms prioritize customer participation and this implies to accommodate variability in flexible service operations to meet the most different types of customers without an alignment to the strategic plan for business growth.
  • Os Critérios de Excelência Baldrige na Efetividade da Gestão de Instituições de Ensino Superior Original Article

    Menezes, Paulo Henrique Barroso; Martins, Henrique Cordeiro; Oliveira, Ronielton Rezende

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo tem o propósito de analisar os antecedentes de efetividade da gestão do ensino em sete unidades de uma Instituição de Ensino Superior (IES) localizada na Região Metropolitana de Belo Horizonte, MG, Brasil. A pesquisa é um estudo quantitativo e foi aplicado no formato de estudo de caso na maior organização brasileira privada de educação listada em bolsa de valores. Os dados foram obtidos por meio de questionário e os informantes são diretores, coordenadores de cursos, professores e funcionários administrativos. Os resultados foram obtidos por meio da modelagem de equações estruturais em relação aos Critérios de Excelência Baldrige, e indicam, no modelo proposto por esta pesquisa, que o Planejamento Estratégico e o Foco na Operação influenciam de forma direta a Efetividade da Gestão. Comprova-se ainda a existência de correlação positiva entre todos os construtos do Modelo de Excelência Baldrige com a Efetividade da Gestão da IES.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This paper aims to analyze the antecedents of effectiveness of education management in seven units of a Higher Education Institution (IES, in Portuguese) located in the metropolitan region of Belo Horizonte, MG, Brazil. The research is a quantitative study and was applied in the case study format in the largest private Brazilian education organization listed in the stock market. Data sample were collected through a survey and the informants are directors, course coordinators, teachers and administrative staff. The results were obtained through the structural equation modeling in relation to Excellence Baldrige Criteria, and indicate the model proposed by this research, that the Strategic Planning and Operation Focus influence directly on the Effectiveness of Management. We verified the existence of a positive correlation between all the constructs of the Baldrige Excellence Model with the Effectiveness of Management of the HEI.
  • Distanciamento Em Marketing Entre Acadêmicos e Praticantes Original Article

    Repsold, Fernanda Capanema; Hemais, Marcus Wilcox

    Resumo em Português:

    resumo No marketing, é notório o distanciamento entre acadêmicos e praticantes. Entretanto, existem poucos estudos empíricos no Brasil que ajudem a esclarecer o fenômeno. Diante desse contexto, a presente pesquisa busca entender como acadêmicos e praticantes percebem o distanciamento entre os meios acadêmico e empresarial e como isso afeta a aplicabilidade das principais teorias, conceitos e modelos em marketing. Para isso, foram realizadas entrevistas em profundidade com 10 acadêmicos que lecionam marketing e 15 praticantes envolvidos em atividades da área. As razões para haver o distanciamento são apresentadas, com ênfase à forma como o ensino de marketing contribui ao fenômeno. Debate-se, também, como o distanciamento afeta a aplicabilidade da disciplina. Sugestões sobre como diminuir o distanciamento são oferecidas. Existe interesse em diminuir o distanciamento por parte de acadêmicos e praticantes. As dificuldades para isso ocorrem por haver entendimentos distintos sobre o que é marketing. Tal incongruência pode ser explicada a partir dos propósitos que levam esses profissionais a praticar a disciplina.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT In marketing, there is a clear divide between academics and practitioners. However, there are few empirical studies in Brazil that help clarify the phenomenon. In light of this context, the present research seeks to understand how academics and practitioners perceive the divide between the academy and businesses and how this affects the applicability of theories, concepts and models in marketing. For this purpose, in-depth interviews were conducted with ten academics who teach marketing and 15 practitioners involved in the area. The reasons for the divide are presented, with emphasis on how the teaching of marketing contributes to the phenomenon. The paper shows how the divide affects the applicability of the discipline, and it gives suggestions on how to reduce the divide. Academics and practitioners show interest in reducing the divide. The difficulties for this to are owing to the different understandings of what marketing is. Such an inconsistency can be explained based on the purposes/reasons that lead these professionals to practice the discipline.
  • Pactuando e Impactando: O Efeito dos Acordos de Acionistas no Valor de Mercado da Firma Original Article

    Silva, André Leonardo Pruner da; Lana, Jeferson; Marcon, Rosilene

    Resumo em Português:

    RESUMO Alguns países admitem a convenção de pactos capazes de alterar as relações e o equilíbrio do poder de controle exercido pelos acionistas. Denominados acordos de acionistas, trata-se de contratos celebrados entre dois ou mais sócios, cujo objetivo é convencionar a direção do relacionamento entre seus membros. Resultados empíricos sugerem que os acordos desempenham um papel importante em mercados de baixa proteção legal porque inibem a inclinação do maior acionista em extrair benefícios em detrimento dos minoritários. Este trabalho propõe analisar o efeito dos acordos no valor de mercado das firmas brasileiras no período de 1999 até 2013. A composição da amostra é de 472 companhias, sendo 86 com acordos firmados. A estratégia empírica compreende o método de dados em painel com controle de efeitos fixos. Os resultados apontam que o efeito no valor da firma é positivo à medida que o grau de proteção aos acionistas minoritários é maior. No entanto, as regressões efetuadas com a estrutura de propriedade indireta não foram capazes de prover indícios nesse sentido.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Some countries admit the presence of pacts that allow to change the relations and balance of power control exercised by the shareholders. Known as shareholder agreements, these pacts are contracts between two or more partners whose goal is to agree on the direction of the relationship between its members. Empirical results suggest that shareholder’ agreements play an important role in low legal protection markets because they inhibit the ability of the majority shareholder to extract benefits in detriment of minority shareholder. This paper aims to analyze the effect of shareholders' agreements in the market value of Brazilian companies from 1999 to 2013. The sample is composed by 472 companies, including 86 companies with shareholder’ agreements. The empirical strategy comprises the fixed effects method on a panel data model. The results show that the effect on firm value is positive as the degree of protection of minority shareholders is higher. However, the regressions tested with the indirect ownership structure have not been able to provide evidence to that effect.
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