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BBR. Brazilian Business Review, Volume: 16, Número: 3, Publicado: 2019
  • Internacionalização e a Necessidade de Inovação em Modelos de Negócios - Uma Abordagem Teórica Articles

    Nunes, Moema Pereira; Steinbruch, Fernanda Kalil

    Resumo em Português:

    RESUMO O mercado global pode ser considerado um ambiente volátil, e a internacionalização de uma empresa pela adoção de qualquer modo de entrada pode estar relacionada à necessidade de inovar ou adaptar seu Modelo de Negócios (MN) para melhor se adequar a contextos específicos de mercados internacionais. Embora os modos de entrada tenham sido profundamente investigados nas últimas décadas, a relação entre Inovação do Modelos de Negócios (IMC) e modos de entrada é um novo objeto de estudo. Este artigo pressupõe que o processo de internacionalização é um gatilho para a inovação e visa responder quais são as diferentes possibilidades de IMC geradas por meio dos modos de entrada. Os conceitos de MN e IMN e sua relação com os modos de internacionalização e de entrada são investigados neste artigo. Com base na revisão da literatura, propõe-se um modelo teórico para relacionar os modos de entrada e a necessidade de IMN. Identificamos que pouco se sabe sobre a relação entre esses sujeitos, e uma pesquisa aplicada é necessária.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The global market can be considered a volatile environment and the internationalization of a firm through the adoption of any entry mode may lead to the need to innovate or adapt its business model (BM) to better fit specific contexts of international markets. Even though entry modes have been deeply investigated during the last decades, the relation of business model innovation (BMI) and entry modes is a new study subject. This article assumes that the internationalization process is a trigger for innovation, and it aims to answer what are the different possibilities of BMI generated through the entry modes. The concepts of BM, BMI, and its relationship with internationalization and entry modes are investigated in this paper. Based on the literature review, a theoretical model is proposed to relate entry modes and the need of business model innovation. We identified that little is known about the relation between these subjects and applied research is required.
  • Influência da inovação aberta nas vendas internas da indústria brasileira: uma análise da PINTEC 2014, baseada em modelagem de equações estruturais Articles

    Tomoyose, Fábio Hiroshi; Santos, Isabel Cristina dos; Faria, Ana Cristina de

    Resumo em Português:

    RESUMO Esta pesquisa teve como objetivo analisar a influência da estratégia de inovação aberta nas vendas internas das atividades industriais brasileiras, a partir dos dados da pesquisa nacional de inovação - PINTEC 2014. Por meio da Modelagem de Equações Estruturais (MEE), constatou-se que a inovação aberta (IA) influencia direta e positivamente a venda de novos produtos no mercado doméstico, porém com um efeito modesto, e que a relação entre estes construtos (inovação aberta e vendas internas) é mediada pelo construto “impactos causados pela inovação”, ou seja, a IA é capaz de influenciar a participação das inovações nas vendas internas, tanto direta, quanto indiretamente. Além de constatar a existência da relação entre os construtos objetos deste estudo, foi possível estimar os seus efeitos e contribuir com uma visão realista, a qual simplesmente inovar, não é o suficiente aos respondentes da PINTEC 2014, é preciso que a inovação cause impacto e, consequentemente, gere resultados.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This research analyzes the influence of open innovation strategy on the participation of innovations in the context of domestic sales in the Brazilian industrial sector. To perform this analysis, available data were extracted from the PINTEC 2014 Innovation Survey. In applying structural equation modeling (SEM), we found that open innovation has a direct and positive influence on the sales of new products and services in the domestic market, albeit with a modest effect. The same analysis was applied to the relationship between open innovation and domestic sales, which was found to be mediated by the impacts caused by innovation. In other words, open innovation influences the participation of innovations in domestic sales, both directly and indirectly. Besides verifying the relationship among the concepts presented in this study, it was possible to estimate their effects and make a realistic contribution to the debate, emphasizing that innovation, despite being an essential condition, is not sufficient to generate strong impacts on domestic sales, according to PINTEC 2014 respondents. To achieve high impacts, it is necessary to continuously promote and support innovation for the generation of growth.
  • Influência da Gestão Estratégica do Conhecimento na Inovação e Desempenho Organizacional Articles

    Davila, Guillermo; Varvakis, Gregorio; North, Klaus

    Resumo em Português:

    RESUMO Esta pesquisa objetivou verificar o tipo e a intensidade das relações existentes entre as práticas de gestão estratégica do conhecimento, o desempenho inovador e o desempenho organizacional, preenchendo lacunas evidenciadas pela literatura no que tange ao estudo sistêmico das relações entre esses construtos em países emergentes. Analisou-se uma amostra de 127 empresas do estado brasileiro de Santa Catarina e utilizou-se PLS-SEM para testar as hipóteses teóricas. Constatou-se que as práticas de gestão estratégica do conhecimento influenciam o desempenho inovador e o desempenho organizacional, e identificou-se o grau de eficiência e uso de cada prática. Evidenciou-se também que as empresas brasileiras focam sua gestão no conhecimento explícito, e que existem oportunidades de melhoria no seu desempenho quando elas focarem também na gestão do conhecimento tácito. A identificação das práticas prioritárias e as sugestões para gerenciar conhecimento tácito constituem contribuições relevantes para que os gestores das empresas brasileiras possam alocar seus recursos de forma eficiente para melhorar sua inovação e desempenho.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This paper identifies the type and intensity of relationships that exist between strategic knowledge management (SKM) practices, innovation performance and organizational Performance. By doing so, it covers theoretical gaps about the analysis of these relationships in emerging countries. Data was collected from a sample composed by 127 Southern Brazilian firms and PLS-SEM was used for testing the hypotheses. The relevance of SKM practices for innovation and organizational performance is supported. The research has also shown the level of efficiency and use of each SKM practice. The findings allow Brazilian practitioners to identify those actions which stronger influence on innovativeness and performance. The results also have shown that Brazilian firms are focused on management of explicit knowledge, and there are some opportunities for improving performance if they focus more on tacit knowledge. The suggestions about priority practices and managing of tacit knowledge are relevant contributions to support managerial decisions for resource allocation oriented to improve innovation and performance.
  • Competências Empreendedoras e Comportamento Estratégico: um Estudo com Microempreendedores em um País Emergente Articles

    Behling, Gustavo; Lenzi, Fernando César

    Resumo em Português:

    RESUMO O objetivo deste estudo é analisar a relação entre o conjunto de competências empreendedoras (Cooley, 1990) e o comportamento estratégico (Miles e Snow, 1978) adotado por empreendedores em resposta ao ambiente econômico e social em que atuam, considerando limitações comuns a países emergentes. De abordagem quantitativa, a pesquisa foi realizada por meio de levantamento de campo com 211 Microempreendedores Individuais (MEI) estabelecidos no estado de Santa Catarina (Brasil). Os resultados demonstram haver diferenças entre as médias para competências empreendedoras quando comparados os padrões de comportamento estratégico adotados pelos empreendedores. Constatou-se que empreendedores Reativos têm em média 6 de dez competências empreendedoras, ao passo que Defensivos tem 7,97, Analíticos 8,38 e Prospectores 8,56. Além disso, o artigo revela quais competências estariam associadas a cada um dos padrões de comportamento estratégico. Os resultados também indicam que as competências empreendedoras podem ter impacto na adoção de estratégias de negócios mais consistentes, contribuindo para ações de resposta a cenários sociais e econômicos instáveis.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The purpose of this paper is to analyze the relationship between the entrepreneurial competencies and the strategic behavior patterns of entrepreneurs in response to the social and economic environment in which they operate, taking into consideration limitations that are common to emerging countries. The study takes a quantitative approach with a survey of 211 Individual Micro Entrepreneurs (IME) operating in the Brazilian state of Santa Catarina. The results demonstrated that there were differences between mean scores for the entrepreneurial competencies when compared across the entrepreneurs' strategic behavior types. Moreover, entrepreneurs who were Reactors possessed a mean of 6 out of the ten entrepreneurial competencies, Defenders had 7.97, Analyzers had 8.38, and Prospectors had 8.56. The paper reveals which competencies are most likely to be associated with each strategic behavior type. The findings also indicate that entrepreneurial competencies can impact the adoption of more consistent business strategies, contributing to actions that respond to unstable social and economic scenarios.
  • Gênero e Empreendedorismo: um estudo comparativo entre as abordagens Causation e Effectuation Articles

    Melo, Felipe Luiz Neves Bezerra de; Silva, Rafael Rodrigues da; Almeida, Tatiane Nunes Viana de

    Resumo em Português:

    RESUMO A literatura sobre o papel do gênero no empreendedorismo cresceu consideravelmente nos últimos anos, entretanto pouco se estudou sobre sua influência na concepção de um negócio (FRIGOTTO; DELLA VALLE, 2016). Em busca de evidências que auxiliem a elucidar o debate sobre essa lacuna, esta pesquisa buscou verificar se há associação entre gênero e o modo de empreender à luz das abordagens Causation - baseada na causalidade - e Effectuation - baseada em contingências - (SARASVATHY, 2001). Para tanto, foi realizada uma pesquisa com Microempreendedores Individuais (MEI) na cidade de Nova Cruz/RN. A amostra aleatória foi constituída por 100 respondentes. O instrumento de pesquisa foi composto por perguntas fechadas, compreendendo o perfil do empreendedor, perfil da empresa e as abordagens Causation e Effectuation. Para a análise dos dados, foram utilizadas as técnicas de análise fatorial e regressão linear múltipla. Os resultados demonstram associação positiva entre o gênero feminino e a perspectiva Causation.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The literature on the role of gender in entrepreneurship has been growing significantly in recent last years (FRIGOTTO; DELLA VALLE, 2016). However, little has been studied about the influence of gender in the conception of a business venture. In the search for empirical evidence to elucidate the debate about this gap in the literature, this research sought to verify whether there is an association between gender and the approaches Causation - based on causality - and Effectuation - based on contingencies - (SARASVATHY, 2001). For this purpose, a survey was conducted with Individual Micro Entrepreneurs (MEI) in the city of Nova Cruz/RN. A probabilistic random sample of 100 respondents was collected. The survey was composed of closed questions, including the profile of the entrepreneur, company profile and the Causation and Effectuation questions. The techniques of factorial analysis and multiple linear regression were used for data analysis. The results show a positive and statistically significant association between the female gender and the Causation perspective.
  • Gerenciamento de Resultados e Nível dos Accruals Discricionários Trimestrais no Mercado Acionário Brasileiro Articles

    Rodrigues, Rodolfo Maia Rosado Cascudo; Melo, Clayton Levy Lima de; Paulo, Edilson

    Resumo em Português:

    RESUMO Este estudo tem por objetivo investigar o comportamento do nível de gerenciamento de resultados trimestrais das companhias abertas brasileiras. Para isso, selecionou-se uma amostra de 107 empresas listadas na B3 S/A Brasil Bolsa Balcão e estimaram-se os accruals discricionários trimestrais entre 2012 e 2017 através do modelo Paulo (2007) como proxy para o gerenciamento de resultados contábeis. Em seguida, utilizou-se uma segunda regressão com os accruals discricionários trimestrais e variáveis dummies representativas de cada trimestre. Os resultados indicam que, em média, a magnitude dos accruals discricionários são maiores no quarto e último trimestre do ano, bem como o nível de accruals anormais no primeiro trimestre se mostrou significantemente diferente dos segundo e terceiro trimestre, devido à reversão dos accruals do quarto trimestre do exercício anterior. Esses achados sugerem que os gestores ajustam mais fortemente o reporte do desempenho das firmas ao final do exercício, pois torna-se a última oportunidade para utilizarem a discricionariedade sobre os números contábeis com a intenção de atingir metas e expectativas de resultados anuais.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This study aims to investigate the behavior of the quarterly earnings management level of Brazilian public companies. For this purpose, a sample of 107 companies listed on the B3 Brasil Bolsa Balcão S.A. was selected and the quarterly discretionary accruals among 2012 and 2017 were estimated using Paulo’s (2007) model as a proxy for earnings management. Next, a second regression with the quarterly discretionary accruals and dummy variables representative of each quarter was used. The results indicate that the magnitude average of discretionary accruals are higher in the fourth and last quarter, and discretionary accruals for the first quarter were significantly different from the second and third quarter. These findings suggest that managers adjust the firm’s performance report more strongly at the end of the year as it becomes the last opportunity to use discretion over accounting numbers with the intent to achieve annual goals.
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