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BBR. Brazilian Business Review, Volume: 18, Número: 6, Publicado: 2021
  • Influência dos Fatores Confiança, Pressão de Tempo e Complexidade no Julgamento e Tomada de Decisão em Auditoria Artigo

    Santos, Cleston; Cunha, Paulo

    Resumo em Português:

    RESUMO O estudo objetiva avaliar a inter-relação da influência dos fatores confiança (pessoal), pressão de tempo (ambiental) e complexidade (de tarefa) no julgamento e tomada de decisão (JTD) em auditoria. Como método de pesquisa, foi utilizado o experimento, com composição fatorial 2x2x2. A amostra final foi composta por 126 auditores independentes, distribuídos em 8 grupos aleatórios. Os resultados indicam que um maior nível de confiança aumenta a propensão de o auditor realizar o ajuste contábil e que a pressão de tempo e a complexidade diminuem a propensão de ele realizar o ajuste proposto. Esses achados permitem inferir que os fatores confiança, pressão de tempo e complexidade, individual e conjuntamente, influenciam no JTD. O estudo contribui para a Teoria da Decisão Comportamental, na concepção de que as discussões sejam direcionadas para auxiliar as firmas de auditoria no entendimento do efeito conjunto e interativo dos fatores pessoal, ambiental e de tarefa nas atividades profissionais e, assim, melhor planejar e estabelecer critérios sobre as condições de trabalho de auditoria.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This study aims to evaluate the interrelation of the influence of the factors trust (personal), time pressure (environmental) and complexity (task) in judgment and decision-making in theauditing field. As a research method, we undertook an experiment, with a 2x2x2 factorial composition. The final sample was composed of 126 independent auditors, distributed in eight random groups. The results indicated that a higher level of confidence increases the auditor’s propensity to perform the accounting adjustment and that time pressure and complexity decrease the auditor’s propensity to perform the proposed adjustment. These findings allow us to infer that the factors of trust, time pressure, and complexity, both individually and jointly influence judgment and decision-making. This study contributes to Behavioral Decision Theory, as in that the discussions are directed to assist auditing firms in their understanding of the joint and interactive effect of personal, environmental, and task factors in professional activities, and enable better planning and establishing criteria for audit working conditions.
  • Insolvência em Clubes de Futebol Brasileiros: Proposição de Modelos Baseados em Redes Neurais Artigo

    Minatto, Fábio; Borba, José Alonso

    Resumo em Português:

    RESUMO A literatura aponta que clubes de futebol enfrentam dificuldades financeiras, o que pode levá-los à insolvência. Modelos buscam prevê-la para organizações de variados setores, mas apenas recentemente foram formulados para clubes europeus. Assim, este estudo tem como objetivo propor modelos de previsão de insolvência para clubes brasileiros de futebol. A partir do ranking elaborado pela Confederação Brasileira de Futebol, os 35 que divulgaram suas demonstrações contábeis e notas explicativas no período de 2011 a 2018 foram analisados. Vale-se de indicadores econômico-financeiros e esportivos bem como modelagem baseada em redes neurais para elaboração dos modelos. Os resultados indicam que as variáveis liquidez imediata, capital circulante líquido, giro do ativo e desempenho esportivo no Campeonato Brasileiro foram importantes na predição da insolvência em pelo menos um dos modelos. O estudo contribui para a literatura sobre insolvência de clubes de futebol por meio de modelos capazes de predizê-la com acurácia a partir de indicadores econômico-financeiros e esportivos.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The literature underlines that football clubs face financial problems, which can lead to insolvency. Existing models seek to predict insolvency for organizations in different sectors, but only recently have they been developed for European clubs. Thus, this study proposes insolvency prediction models for Brazilian football clubs. Based on the ranking elaborated by the Brazilian Football Confederation, we analyzed 35 football clubs that published their complete financial statements from 2011 to 2018. Financial and sports indicators were considered in the development of our neural network-based models. Results indicated that the variables immediate liquidity, net working capital, asset turnover, and sports performance in the Brazilian Championship were significant for predicting insolvency in at least one of the developed models. This study contributes to the literature on football clubs’ insolvency by proposing accurate predictive models based on financial and sporting indicators.
  • Motivadores de uso de serviços de compartilhamento de veículo sob demanda no Brasil Artigo

    Violin, Fábio

    Resumo em Português:

    RESUMO O estudo focou-se na análise dos motivadores de uso dos modais de deslocamento sob demanda no Brasil. Os procedimentos metodológicos incluíram a utilização de métodos combinados de amostragem probabilística e pré-testes para delineamento do instrumento de pesquisa e uso do software IBM SPSS Statistics, para tratamento dos dados valendo-se, entre outros, das análises fatoriais exploratória e confirmatória. Foram contempladas as cinco grandes regiões do Brasil, totalizando 2150 entrevistas, as quais indicaram a existência de quatorze motivadores de uso envolvendo as dimensões econômicas, sociais, ambientais e tecnológicas, contudo apenas seis variáveis compõem o núcleo estruturante da demanda e pautando-se em um elemento de ordem econômica (Tarifa Reduzida), um de natureza socioeconômica (Expectativa de Benefícios) e quatro direcionadores tecnológicos (Disponibilidade Tecnológica, Conveniência de Tempo e de Embarque além da Segurança de Dados), os quais figuram como indicadores utilitaristas, corroborando os resultados de estudos internacionais e contrapondo-se aos que sinalizam elementos hedonistas como relevantes. Nesse sentido, o estudo apresenta avanços ao estabelecer parâmetros de escolha do consumidor a partir do uso de plataformas voltadas ao deslocamento, figurando como indicador das razões de uso e seu escalonamento de relevância no processo decisório dos usuários.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This study focused on the analysis of motivators for the use of on-demand travel modes in Brazil. The methodological procedures included the use of combined methods of probabilistic sampling and pre-tests to design the research instrument and use of the IBM SPSS Statistics software, for data treatment which used, among others, exploratory and confirmatory factor analysis. The five major regions of Brazil were considered in this research, totaling 2150 interviews, indicating the existence of fourteen motivators for use involving the economic, social, environmental, and technological dimensions, however, only six variables comprise the structuring nucleus of demand and are based on an element of economic order (Reduced Tariff), one of a socioeconomic nature (Expectation of Benefits) and four technological drivers (Technological Availability, Convenience of Time and Boarding in addition to Data Security), which figure as utilitarian indicators, corroborating the results of international studies and contrasting those that signal hedonistic elements as relevant. In this sense, the study presents advances in establishing parameters of consumer choice based on the use of platforms aimed at displacement, figuring as an indicator of the reasons for use and their scaling of relevance in the users’ decision-making process.
  • Os influenciadores digitais contribuem com sucesso para reduzir a lacuna entre clientes e empresas? Artigo

    Moreira, Isaac; Stenzel, Paulo; Lopes, João M.; Oliveira, José

    Resumo em Português:

    RESUMO O objetivo desta investigação é analisar o papel dos influenciadores digitais na construção de relações entre empresas e consumidores. Na sua formulação foi utilizada uma metodologia qualitativa, através da qual foram entrevistados sete prestadores de serviços portugueses. Os resultados obtidos demonstram que as empresas contratam influenciadores digitais para publicitar os seus produtos, criar notoriedade, construir uma imagem de confiança e aumentar as vendas. Verificou-se também que a plataforma mais utilizada nas estratégias digitais é o Instagram, devido à facilidade de comunicação e ao número de utilizadores ativos. Além disso, é importante salientar que a rastreabilidade das vendas relacionadas com os influenciadores digitais é quantificável por meio de ferramentas como o Google Analytics, cupões de desconto, número de visitas a sites geradas e também o aumento de seguidores em dias de promoções digitais. Esta investigação contribui para o conhecimento científico ao validar os construtos teóricos desenvolvidas sobre o papel dos influenciadores digitais no estabelecimento de relações entre marcas e consumidores, confrontando-os assim com a realidade empresarial. Finalmente, são apresentadas algumas sugestões para futuras linhas de investigação.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The purpose of this research is to analyze the role of digital influencers in the construction of relationships between companies and consumers. A qualitative methodology was used, whereby seven Portuguese service providers were interviewed. The results obtained demonstrate that companies’ hire digital influencers to publicize their products, create notoriety, build a trustworthy image, and increase sales. It was also found that the most used platform for digital strategies is Instagram, due to its ease of communication and number of active users. Furthermore, it is important to emphasize that the traceability of sales related to digital influencers is quantifiable through tools such as Google Analytics, discount coupons, number of site visits generated, and also the increment of followers on digital promotions days. This research contributes to scientific knowledge as it validates the theoretical constructs developed on the role of digital influencers in the establishment of relationships between brands and consumers and confronts them with the business reality. Finally, some suggestions for future line of investigation are presented.
  • Narrativa histórica, decolonialidade e polifonia nos estudos em gestão: uma abordagem teórico-metodológica Article

    Silva, Ítalo da; Santos, Elisabeth Cavalcante dos

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo tem como objetivo propor a abordagem histórica decolonial polifônica para os estudos em gestão, justapondo o aporte teórico-metodológico da perspectiva histórica à luz da opção decolonial. Com a estrutura de artigo conceitual, propomos um encontro entre a abordagem historiográfica e os estudos em gestão, com o intuito de refletir sobre as possibilidades de aprimoramento da teoria das organizações, ressaltando a preocupação metodológica com a polifonia nos estudos históricos. Como resultado, reconhecemos as limitações epistemológicas no uso da história quando associado às pesquisas em gestão que precisam ser superadas, ao mesmo tempo em que firmamos o posicionamento de reconhecer a história composta por narrativas entendidas como representações fragmentadas do passado. Além disso, articulamos a opção ético-política da decolonialidade para embasar a co-construção de narrativas históricas sobre saberes-práticos translocais em gestão rumo à transmodernidade pluriversal. O artigo contribui com (re)orientações epistêmicas e metodológicas engajadas em domínios mais amplos da (1) pesquisa-ensino local/regional (2) mediante a teoria e prática da gestão em (3) resgate da identidade sociocultural.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article aims to propose a polyphonic decolonial historical approach to Management and Organization Studies (MOS), relating the theoretical-methodological aspects of the historical perspective with the decolonial option. We suggest a conceptual dialogue between the historiographical approach and MOS. We aimed to reflect on the possibilities for improving the organization theory, emphasizing the methodological concern with polyphony in historical studies. As a result, epistemological limitations in the use of history are presented when associated with MOS that is necessary to be overcome. We assume a position of understanding the history composed of narratives as fragmented representations of the past. Also, we articulate the ethical-political option of decoloniality for the co-construction of historical narratives about translocal practical-knowledge in management - towards pluriversal transmodernity. The article contributes to epistemic and methodological (re)orientations engaged in the context of (1) local/regional research-teaching (2) through the theory and practice of management in (3) rescuing the sociocultural identity.
  • Avaliação da qualidade das publicações: Excelência ou legitimação de práticas de pesquisa? Artigo

    Vilela, Bruno de Almeida; Cavalcanti, Joyce Mariella Medeiros; Freitas, Kenyth Alves de; Carrieri, Alexandre de Pádua

    Resumo em Português:

    RESUMO O objetivo desta pesquisa foi analisar a eficiência relativa dos Programas de Pós-Graduação [PPGs] em termos de qualidade de suas publicações em periódicos. O método utilizado foi o Data Envelopment Analysis, aplicado à área de concentração de Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo, a partir da Avaliação Quadrienal de 2017, desenvolvida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior [CAPES]. Os resultados sugerem que os PPGs eficientes estão centralizados no eixo Centro-Sul do país, nas áreas de Administração e Contabilidade. Apesar de a estratégia difundida de publicar em todos os estratos, os PPGs eficientes possuem concentração preponderante de sua eficiência em publicações de Qualis A1, consideradas como as de maior excelência pela CAPES. Conclui-se, portanto, que as práticas de pesquisa legitimadas pressionam os PPGs por uma melhoria na qualidade de suas publicações, ao mesmo tempo em que ameaçam a existência daqueles que não conseguirem se adequar às regras de avaliação.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This study aims to analyze the relative efficiency of graduate programs in terms of the quality of their scientific publications in journals. To this end, we applied Data Envelopment Analysis to the fields of Public and Business Administration, Accounting, and Tourism, using data from the 2017 Quadrennial Evaluation developed by the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior [“Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel”, CAPES]. The results suggest that efficient graduate programs are concentrated in the center-south axis of Brazil, in the areas of Administration and Accounting. Despite the overall publishing strategy in journals of various ranks (strata), efficient graduate programs allocate their efficiency primarily to Qualis A1 journals, A1 being the excellence rating in the CAPES scale. We conclude that legitimized research practices pressure graduate programs to improve the quality of their publications while threatening the survival of programs that fail to conform to the assessment rules.
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