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BBR. Brazilian Business Review, Volume: 21, Número: 2, Publicado: 2024
  • Empreendedores que competem entre legitimidade e sustentabilidade financeira em tempos de Covid-19: o papel do suporte da família e dos amigos Artigo

    Bohorquez, Nohora Del Pilar; Cabañas, Marisleidy Alba; García, Luis Demetrio Gómez

    Resumo em Português:

    RESUMO O empreendedorismo desempenha um papel significativo no desenvolvimento de um país por meio de novos empreendimentos e inovação. Nos últimos tempos, os empresários incorporaram a sustentabilidade em sua prática para se tornarem mais competitivos e produtivos. No entanto, durante a pandemia do COVID-19, o empreendedorismo enfrentou o desafio de decidir alocar recursos limitados para manter a legitimidade. Este artigo analisa a relação entre legitimidade e sustentabilidade financeira em tempos de COVID-19 entre empreendedores colombianos, moderada pelo apoio de familiares e amigos. Os dados primários foram coletados por meio de uma pesquisa com 219 empreendedores colombianos. A técnica do modelo de equação estrutural foi usada para validar o modelo. Os resultados do estudo revelaram que a legitimidade afeta positivamente a sustentabilidade financeira e é positivamente reforçada pelo apoio da família aos empresários colombianos, enquanto negativamente moderada pelo apoio dos amigos.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Entrepreneurship plays a significant role in a country's development, through new ventures and innovation. In recent times, entrepreneurs have incorporated sustainability into their practice to become more competitive and productive. However, during the COVID-19 pandemic, entrepreneurship has faced the challenge of deciding to allocate limited resources to maintain legitimacy. This paper analyzes the relationship between legitimacy and financial sustainability in COVID-19 times among Colombian entrepreneurs, moderated by family and friends' support. Primary data was collected through a survey of 219 Colombian entrepreneurs. The structural equation model technique was used to validate the model. The study findings revealed that legitimacy positively affects financial sustainability and is positively enhanced by the family's support of Colombian entrepreneurs while being negatively moderated by friends' support.
  • Relação da Liderança Transformacional e do Suporte Organizacional Percebido com o Comprometimento Organizacional: O Papel Mediador do Engajamento dos Funcionários Artigo

    Kumar, Saurabh; Bagga, Simranjeet Kaur

    Resumo em Português:

    Resumo Este estudo propôs um modelo conceitual e examinou a natureza da relação entre liderança transformacional (LTF), suporte organizacional percebido (SOP), envolvimento dos funcionários (EF) e comprometimento organizacional (CO) entre os funcionários do setor de TI indiano. Em seguida, o efeito mediador da EF na relação entre LTF, SOP e CO foi examinado. A modelagem de equações de mínimos quadrados parciais (PLS-SEM) foi aplicada para validar o modelo conceitual. Os achados revelaram que LTF, SOP e EF foram significativa e positivamente relacionados ao CO. A LTF teve um efeito mais significativo no CO do que o SOP. Verificou-se que a EF medeia parcialmente a relação entre LTF, SOP e CO. As variáveis de controle tiveram um efeito fraco em EF e CO. No entanto, a Análise Multigrupo (MGA) revelou uma diferença significativa no EF de LTF entre os gerentes de nível inferior e médio. Os resultados confirmam que os formuladores de políticas diretas e os departamentos de RH influenciam a LTF e a EF adotando intervenções organizacionais. Além disso, seu efeito também se manifesta no aumento da atitude positiva e do compromisso com o trabalho dos funcionários.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study proposed a conceptual model and examined the nature of the relationship between transformational leadership (TFL), perceived organisational support (POS), employee engagement (EE), and organisational commitment (OC) among employees in the Indian IT sector. It then examined the mediating effect of EE on the relationship between TFL, POS, and OC. The partial least squares equation modelling (PLS-SEM) was applied to validate the conceptual model. The findings revealed that TFL, POS and EE were significantly and positively related to OC. TFL had a greater significant effect on OC than POS. EE was found to partially mediate the relationship between TFL, POS, and OC. Control variables had a weak effect on EE and OC. However, Multigroup Analysis (MGA) revealed a significant difference in the EE of TFL between the lower and middle level managers. The findings confirm that direct policymakers and HR departments influence TFL and EE by adopting organisational interventions. Besides, its effect is also manifested in increasing the positive attitude and commitment towards the employees’ work.
  • Oportunidade ou ilusão? Percepção de risco na avaliação de oportunidades Artigo

    Massa, Rubens Mussolin; Andreassi, Tales; Partyka, Raul Beal; Lana, Jeferson

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo descreve uma pesquisa realizada para determinar quais variáveis ​​influenciam a avaliação de oportunidades por empreendedores de mercados emergentes. O estudo foi realizado com técnicas de pesquisa quantitativa, utilizando dados de 124 empreendedores de micro e pequenas empresas brasileiras. As hipóteses foram testadas com análises confirmatórias e usando Modelagem de Equações Estruturais. De acordo com pesquisas anteriores, os resultados demonstraram que quanto menor o risco percebido, mais positivamente os empreendedores avaliarão as oportunidades, afetando sua propensão a agir. No entanto, os resultados dos testes para medir as correlações entre a ocorrência de vieses cognitivos e outras variáveis não foram significativos, contrariando trabalhos anteriores que afirmavam a existência de correlações. Os achados apoiam o conceito de que variáveis ​​ignoradas ao analisar nosso processo decisório são relevantes para o resultado de nossas decisões. Além disso, pode resultar em ilusões inconsistentes as quais podem levar o tomador de decisão a uma confiança injustificada em sua capacidade de entender se uma avaliação de oportunidade, inerente ao processo empreendedor, é realmente uma oportunidade ou uma ilusão.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article describes research conducted to determine which variables influence the opportunity evaluation by emerging market entrepreneurs. The study was conducted with quantitative research techniques, using data from 124 entrepreneurs in micro and small Brazilian enterprises. Hypotheses were tested with confirmatory analyses and using Structural Equations Modelling. According to previous research, results demonstrated that the smaller the perceived risk, the more positively the entrepreneurs will evaluate opportunities, affecting their propensity to act. However, the results of tests to measure correlations between the occurrence of cognitive biases and other variables were not significant, contradicting previous work that has stated that correlations exist. The findings support the concept that variables ignored when analysing our decision-making process are relevant to the result of our decisions. Besides, they may result in inconsistent illusions that can lead the decision-maker into unwarranted confidence in their capacity to understand whether an assessment of opportunity, which is inherent to the entrepreneurial process, is truly an opportunity or an illusion.
  • Sentimento do Investidor e Gerenciamento de Resultados: Evidências sobre o uso de accruals discricionários para atingir benchmarks de lucros Artigo

    Vieira, Carlos André Marinho; Xavier, Gustavo Correia; Lucena, Wenner Glaucio Lopes

    Resumo em Português:

    RESUMO Este trabalho investiga se o sentimento do investidor exerce influência sobre o gerenciamento de resultados, especificamente na utilização de accruals discricionários para superar benchmarks pré-definidos. Foram analisadas empresas não financeiras listadas na B3 (Brasil, Bolsa e Balcão) durante o período de 2010 a 2017. Utilizou-se estimação de painel em GMM (Generalized Method of Moments) para analisar a relação geral entre sentimento do investidor e gerenciamento de resultados e regressões logística para averiguar se o sentimento alto aumenta a probabilidade de ocorrer gerenciamento em casos específicos. Como resultado, não foi possível concluir que o sentimento do investidor exerce influência sobre o gerenciamento de resultados em sua forma geral, entretanto observou-se uma maior probabilidade da utilização de gerenciamento de resultados para superar resultados de períodos anteriores quando o sentimento é pessimista. Esses resultados mostraram-se robustos à utilização de diferentes periodicidades para o índice de sentimento e diferentes formas de estimação dos accruals discricionários.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This work investigates whether investor sentiment influences earnings management, specifically on using discretionary accruals to meet earnings benchmarks. The sample includes all non-financial firms listed on B3 (Bolsa, Brasil, Balcão) between 2010 and 2017. We use a GMM (Generalized Method of Moments) panel estimation to analyze the general relationship between investor sentiment and earnings management, and a logistic regression to analyze whether high sentiment increases the likelihood of management occurring in specific cases. As a result, it was not possible to conclude that investor sentiment influences the general use of earnings management. However, there was a higher probability of using earnings management to outperform the previous period’s earnings when the sentiment was pessimistic. Our results are robust to alternative periodicities for the sentiment index and different ways of discretionary accruals estimation.
  • Modelos de Maturidade Digital: Um Estudo de Caracterização Baseado na Revisão Sistemática de Literatura Artigo

    Silva, José Luiz da; Vieira, Ana C. Lopes; Silva, Simone Vasconcelos

    Resumo em Português:

    RESUMO Conhecer as características dos modelos de maturidade digital é fundamental para possibilitar um eficaz processo de avaliação das organizações quanto ao uso das tecnologias digitais. Para tanto, este artigo tem como objetivo analisar, por meio de uma revisão sistemática da literatura, as abordagens utilizadas pelos modelos de maturidade digital. Com o delineamento metodológico, obteve-se a análise de quarenta modelos. Como resultado, percebeu-se que a característica "dimensões", responsável pela estruturação dos modelos, praticamente não varia de acordo com o domínio de aplicação, dificultando a flexibilidade na utilização dos modelos e impossibilitando uma avaliação organizacional mais realística. Assim, foi elaborado um agrupamento das dimensões, favorecendo uma investigação futura para o desenvolvimento de uma metodologia colaborativa capaz de melhor definir e priorizar as dimensões de acordo com o domínio organizacional, proporcionando maior efetividade na elaboração e aplicação de um modelo de maturidade digital, além de permitir uma melhor avaliação do progresso da transformação digital.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Knowing the characteristics of digital maturity models is fundamental to achieving an effective evaluation of organisations regarding the use of digital technologies. To this end, this article analyses, through a systematic literature review, the approaches used by digital maturity models. 40 models were analysed, and it was noted that the characteristic “dimensions”, responsible for the structuring of the models, varies little or not at all according to the domain of application, hindering flexibility in the use of the models and making a more realistic organisational assessment impossible. Thus, a grouping of the dimensions was prepared, favouring a future investigation toward the development of a collaborative methodology able to better define and prioritise the dimensions according to the organisational domain, thereby providing greater effectiveness in the preparation and application of a digital maturity model, as well as allowing a better vision of the progress of digital transformation.
  • Impacto da Personalidade e Inteligência das Big 5 no Processo de Liderança Transformacional e no Desempenho Gerencial: Um caso da região do Golfo no Oriente Médio Artigo

    Sumadi, Mohammad Ahmad; Sial, Muhammad Safdar; Gandolfi, Franco; Comite, Ubaldo

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo do estudo foi investigar o impacto da inteligência emocional (IE) e dos traços de personalidade Big Five na obtenção de sucesso em posições de liderança na administração hospitalar. Os pesquisadores previram a associação entre inteligência emocional (IE) e neuroticismo, antecipando uma ligação negativa. Além disso, projetaram uma relação positiva entre a IE e os traços de personalidade Big Five, especificamente Abertura à experiência, agradabilidade, Abertura a novas ideias e extroversão. O objetivo principal deste estudo é preencher uma lacuna no corpo de pesquisa existente, examinando a relação entre personalidade, inteligência emocional (IE) e eficácia e desempenho da liderança. Nossos resultados indicam uma associação entre diferenças individuais, liderança e desempenho. Este estudo não examinou a métrica de desempenho da empresa, mas a absorção dos distúrbios dos erros de medição nos regressores endógenos, que são independentes dos exógenos, minimiza vieses de estimativa de coeficientes, como sustentado por (Antonakakis et al., 2020). Os preditores individuais tiveram um efeito baixo a moderado na variação, mas sua influência agregada foi responsável por 56% da variância da liderança transformacional e 26% da variância da eficácia da liderança gerencial. Nosso estudo apoiou a consideração do mérito devido à implementação de controles como idade e experiência gerencial, a utilização de uma medida longitudinal de eficácia e a mitigação da variância comum do método através do uso de medidas de diferentes fontes para preditores e critérios.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The objective of this study was to investigate the impact of emotional intelligence (EI) and the Big Five personality traits on the attainment of success in leadership positions within hospital administration. The researchers predicted the association between emotional intelligence (EI) and neuroticism, anticipating a negative link. Additionally, they projected a positive relationship between EI and the Big Five personality traits, specifically openness to experience, agreeableness, openness to new ideas, and extraversion. The primary objective of this study is to fill a void in the existing body of research by examining the relationship between personality, emotional intelligence (EI), and leadership effectiveness and performance. Our results indicate that the association between individual differences, leadership, and performance exist. This study did not examine the firm's performance metrics, but the disturbances' absorption of measurement errors in the endogenous regressors, which are independent of the exogenous, and minimize coefficient estimate biasesas as held by (Antonakakis et al., 2020). Individual predictors had a low to moderate effect on variation, but their aggregate influence accounted for 56% of transformational leadership variance and 26% of management leadership effectiveness variance. Our study supported merits consideration due to the implementation of controls such as age and managerial experience, the utilization of a longitudinal measure of effectiveness, and the mitigation of common method variance through the use of measures from different sources for predictors and criteria.
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