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Tintas da terra, tintas do Reino: Arquitetura e Arte nas missões jesuíticas do Grão-Pará (1653-1759)

TESES E DISSERTAÇÕES

Tintas da terra, tintas do Reino: Arquitetura e Arte nas missões jesuíticas do Grão-Pará (1653-1759)

Renata Maria de Almeida Martins

renatamartins@usp.br. Tese de Doutorado, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo (SP) 2009

A presente tese estuda a produção arquitetônica e artística nas Missões Jesuíticas situadas no território do antigo Estado do Maranhão e Grão-Pará (criado em 1621), com particular destaque à região da Capitania do Grão-Pará. O arco temporal compreende os anos de 1653 (estabelecimento da Companhia de Jesus em Belém) a 1759 (expulsão dos jesuítas das colônias portuguesas). A tese enfoca, em particular, o trabalho artístico de jesuítas e índios nas oficinas que funcionaram no Colégio Jesuítico de Santo Alexandre, em Belém, a partir do século XVIII; procurando identificar a irradiação de modelos criados nas mesmas em direção às igrejas e capelas implantadas pelos jesuítas ao longo do rio Amazonas e seus afluentes; sobretudo, àquelas que estavam localizadas em vilas, aldeias ou fazendas jesuíticas mais próximas a Belém (Vla de Nossa Senhora de Nazaré da Vigia, Vla Souza do Caeté, Mortigura, Gibirié, Mamaiacú, Jaguarari, entre outras). É colocada a hipótese de que Belém, como um pólo criador de modelos (também pólo econômico e comercial), alimentou toda a produção artística dos jesuítas no Grão-Pará, ao difundir seus métodos de trabalho e suas experiências técnicas. O título “Tintas da Terra, Tintas do Reino” sintetiza a ideia central da tese de que o legado dos jesuítas na arquitetura e na arte nas missões do Grão-Pará é resultado do trabalho de europeus e de índios, e do emprego de suas tradições culturais.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    26 Jan 2012
  • Data do Fascículo
    Dez 2011
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