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Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas, Volume: 6, Número: 1, Publicado: 2011
  • Carta do editor Carta Do Editor

  • Cultura material: a dimensão concreta das relações sociais Dossiê Cultura Material

    Lima, Tania Andrade

    Resumo em Português:

    Ao investigar a emergência, a manutenção e a transformação de sistemas socioculturais, a arqueologia trabalha basicamente com três dimensões fortemente interrelacionadas: espaço, tempo e forma. A última é a que vem sendo alvo da maior diversidade de olhares ao longo da construção da arqueologia como um campo disciplinar. Neste artigo, são apresentadas as concepções sobre a natureza da cultura material desenvolvidas pelas diferentes vertentes do pensamento arqueológico. Entendida equivocadamente até a década de 1980 como uma dimensão não problemática, um reflexo passivo do comportamento humano, vem sendo demonstrado, desde então, seu caráter ativo e transformador nas estratégias de negociação social, o que faz dela a dimensão concreta das relações no interior da sociedade.

    Resumo em Inglês:

    By investigating the emergence, maintenance and transformation of sociocultural systems, Archaeology basically works with three closely inter-related dimensions: space, time, and form. The latter has seen the greatest diversity in approaches over the course of Archaeology's construction as a discipline. This article presents the conceptions of material culture developed by various schools of archaeological thought. Wrongly understood until the 1980s as an unproblematic dimension, a passive reflection of human behavior, some authors since then have explored its active and transformative role in social negotiations, making it the concrete dimension of relations inside the society.
  • Armas, beleza, computadores: a cultura material em algumas observações introdutórias Dossiê Cultura Material

    Bittencourt, José Neves

    Resumo em Português:

    A partir de dois artefatos e um conceito bastante associado a artefatos, o artigo busca apresentar a disciplina 'cultura material'. A discussão é estruturada a partir do ponto de vista de alguns autores. Após uma contextualização histórica, a cultura material é apresentada não apenas como o conjunto de coisas e contextos materiais de que se serve o homem na sua vida social, mas, principalmente, como a dimensão marcada pela expansão das capacidades do corpo e da mente para as sociedades. O uso do termo 'cultura' ao longo do texto pressupõe a mediação de significados e valores. São apresentados os conceitos básicos que, na perspectiva do texto, permitem melhor compreensão da disciplina: sentido, corporalidade e analogia, como estruturadores da discussão e da abordagem científica do tema.

    Resumo em Inglês:

    Starting from two artifacts and a concept associated with artifacts, the article seeks to present the discipline 'material culture'. The discussion is structured from the point of view of some authors. After an historical contextualization, material culture is presented not only as a set of things and material contexts useful to man in his social life, but mainly as the dimension marked by the expansion of physical and intellectual capacities to the societies. The use of the term 'culture' throughout the text requires the mediation of meanings and values. The paper presents the basic concepts that, in its own perspective, enable a better understanding of the discipline: meaning, corporality, and analogy, as structuring the discussion and the scientific approach to the subject.
  • Os próximos passos... aperfeiçoar a prospecção arqueológica e abrir a caixa do passado Dossiê Cultura Material

    Oliveira, Maria Dulce Barcellos Gaspar de

    Resumo em Português:

    O artigo trata das características do patrimônio arqueológico brasileiro e põe em foco a sua monumentalidade, grandiosidade, magnificência, além de seu aspecto extraordinário, com vistas a auxiliar na sua preservação. Discute, ainda, a pertinência de se estabelecer uma agenda especialmente voltada para os sítios de baixa visibilidade arqueológica, para que a disciplina construa interpretações que contemplem a diversidade de assentamentos e testemunhos de diferentes segmentos sociais.

    Resumo em Inglês:

    The article deals with characteristics of Brazilian archaeological heritage and focus on its monumentality, greatness, and magnificence, besides its extraordinary aspect, in consideration of its preservation. The paper also discusses the pertinence of the development of a specific agenda dealing with low archaeological visibility sites, so that the discipline can build interpretations that contemplate the settlement diversity of different social segments.
  • "As moedas dos índios": um estudo de caso sobre os significados do patrimônio arqueológico para os moradores da Vila de Joanes, ilha de Marajó, Brasil Dossiê Cultura Material

    Bezerra, Marcia

    Resumo em Português:

    O artigo apresenta os resultados iniciais do projeto de Arqueologia Pública conduzido pela autora em Joanes - uma pequena vila de pescadores na ilha de Marajó, estado do Pará, Brasil -, considerando as ruínas de um sítio histórico (PA-JO-46) associado a uma missão religiosa instalada na vila por volta da segunda metade do século XVII. As reflexões sobre as percepções das comunidades locais acerca do sítio sublinham o entendimento da lógica subjacente ao ato de colecionar artefatos - prática local comum - e à formação de pequenas 'coleções domésticas'. Meu argumento é de que o colecionamento, nesses contextos, não pode ser classificado como ato de destruição, mas como uma forma singular de fruição do passado e do patrimônio. Acredito que essa discussão contribua para a compreensão das relações entre comunidades de pequena escala e o patrimônio arqueológico na Amazônia.

    Resumo em Inglês:

    The paper address the preliminary results of the Public Archaeology project that is being conducted by the author at Joanes, a small fishermen village in Marajo Island, state of Pará, Brazil, considering the ruins of an historic site assigned to a religious mission from the late XVIIth Century. The reflections about the local communities' perceptions of the site highlight the underlying logic of collecting artifacts - a local common practice - and the subsequent organization of small 'domestic collections'. I argue that collecting in these contexts should not be regarded as looting or destruction, but as a singular form of heritage and past appropriation. I believe this discussion will contribute to the understanding of the relationship between small scale communities and the archaeological heritage in Brazilian Amazon.
  • Para além dos cacos: a Arqueologia Histórica a partir de três superartefatos (estudo de caso de três igrejas jesuíticas) Dossiê Cultura Material

    Najjar, Rosana

    Resumo em Português:

    O artigo traça um modelo de ocupação jesuítica portuguesa no litoral brasileiro, a partir dos resultados de três projetos de pesquisa em igrejas (Nossa Senhora da Assunção, em Anchieta, Espírito Santo; Reis Magos, em Serra, Espírito Santo; e São Lourenço dos Índios, em Niterói, Rio de Janeiro). Em sua análise, parte da ideia de que as edificações - estejam elas íntegras ou nos variados estágios possíveis de arruinamento - devem ser entendidas como artefatos (ou superartefatos), construídos pelo homem tanto quanto a cultura material móvel fragmentada. Considera esses superartefatos como inseridos num dado tempo e espaço, estando, portanto, carregados de valores e simbolismos. São, nesta medida, produtos e produtores de relações sociais, relações estas que devem ser desveladas e compreendidas, enriquecendo os resultados da pesquisa e da história do bem, sob uma ótica necessariamente interdisciplinar. A partir dessa abordagem, o texto apresenta uma análise da espacialidade dessas igrejas, relacionando-a com as mudanças ocorridas na liturgia religiosa e com as intencionalidades presentes no projeto jesuítico.

    Resumo em Inglês:

    The article presents a model of the Portuguese Jesuitic settlement in the Brazilian coast from the outcomes of three research projects in churches (Nossa Senhora da Assunção, Anchieta, Espírito Santo; Reis Magos, Serra, Espírito Santo; and São Lourenço dos Índios, Niterói, Rio de Janeiro). The analysis is based in the idea that the constructions - whether they are not damaged or in different states of ruination - are to be seen as artifacts (or superartifacts), built by man as is the fragmented portable material culture. The superartifacts are considered as inserted in a certain time and space, thus filled with values and symbolism. They are, in this sense, products and producers of social relations, which have to be unveiled and comprehended so as to improve the outcomes of the research and history of these properties, from a perforce interdisciplinary view. From this perspective, the text presents an analysis of the spatialities of the previously mentioned churches, relating it to the changes occurred in the religious liturgy and to the intentionality present in the Jesuit project.
  • Origem e dispersão dos Tupiguarani: o que diz a morfologia craniana? Artigos

    Neves, Walter Alves; Bernardo, Danilo Vicensotto; Okumura, Mercedes; Almeida, Tatiana Ferreira de; Strauss, André Menezes

    Resumo em Português:

    A origem e a dispersão dos povos Tupiguarani têm sido intensamente debatidas entre arqueólogos e linguistas nas últimas cinco décadas. Em resumo, pode-se dizer que a ideia de que esses povos, que ocuparam grande parte do território brasileiro e parte da Bolívia, do Paraguai, do Uruguai e da Argentina, tiveram sua etnogênese na Amazônia e dali partiram para o leste e para o sul, por volta de 2.500 anos antes do presente, é bastante aceita entre os especialistas, embora uma dispersão no sentido oposto, isto é, do sul para o norte, com origem na bacia do Tietê-Paraná, não seja completamente descartada. Entre os arqueólogos que consideram a Amazônia como berço desses povos, alguns acreditam que esse surgimento se deu na Amazônia central. Outros acreditam que a etnogênese Tupiguarani ocorreu no sudoeste da Amazônia, onde hoje se concentra a maior diversidade linguística do tronco Tupi. Neste trabalho, a morfologia de 19 crânios associados à cerâmica Tupiguarani ou etnograficamente classificados como tais foram comparados a várias séries cranianas pré-históricas e etnográficas brasileiras por meio de estatísticas multivariadas. Duas técnicas multivariadas foram empregadas: Análise de Componentes Principais, aplicada sobre os centróides de cada série, e Distâncias de Mahalanobis, aplicadas aos dados individuais. Os resultados obtidos sugerem uma origem amazônica para os povos Tupiguarani, sobretudo pela forte associação encontrada entre crânios Tupi e Guarani do sudeste e do sul brasileiro e dos Tupi do norte do Brasil, com os espécimes provenientes da ilha de Marajó incluídos no estudo.

    Resumo em Inglês:

    The origin and dispersion of the Tupiguarani groups have been intensely debated among archaeologists and linguists in the last five decades. In summary it is widely accepted by archeologists that the ethnogenesis of this linguistic stock, who occupied the majority of Brazilian territory and part of Bolivia, Paraguay, Uruguay and Argentina, can be traced to Amazonia and from there migrated eastward and southward around 2,500 years before present, although a dispersion in the opposite direction, i.e., from south to north, with an origin in the basin of the Tietê-Paraná region, has not been completely ruled out. Among the archaeologists who regard Amazonia as the birthplace of these people, some believe that they originated in Central Amazonia. Others believe that the Tupiguarani's ethnogenesis occurred in southwestern Amazonia, where the majority of Tupi linguistic diversity is currently concentrated. In this study, the morphology of 19 human skulls associated with the Tupiguarani archaeological tradition, or ethnographically described as such, were compared with several prehistoric and ethnographic cranial series from Brazil by means of multivariate statistics. Two multivariate techniques were used: Principal Components Analysis applied to the centroid of each series and the Mahalanobis Distance applied to the individual data. Our results suggest an Amazonian connection for the Tupiguarani people, mainly because of the strong association found between Tupi and Guarani skulls from southern and southeastern Brazil and Tupi from northern Brazil with specimens from Marajó Island included in the work.
  • Félix de Azara, crítico de Buffon

    Caponi, Gustavo

    Resumo em Espanhol:

    En sus "Apuntamientos para la Historia Natural de los Cuadrúpedos del Paraguay y Río de la Plata", de 1802, Félix de Azara (1742-1821) no sólo corrigió la identificación y descripción de muchas especies sudamericanas hechas por Buffon; él también desarrolló argumentos contrarios a la tesis de Buffon según la cual el clima sudamericano estimulaba la degeneración de los seres vivos. Pero además de eso, Azara también esbozó una explicación del surgimiento de variedades al interior de una especies que, en lugar de apelar a los efectos directos del clima y la alimentación, recurría al surgimiento de variaciones hereditarias fortuitas. Esta última teoría era una conjetura alternativa a la teoría de la degeneración propuesta por Buffon y retomada, aunque de un modo atenuado, por la mayor parte de los naturalistas anteriores a Darwin.

    Resumo em Inglês:

    In his "Remarks for the Natural History of the Quadrupeds of Paraguay and Rio de la Plata" of 1802, Felix de Azara (1742-1821) not only revised the identification and descriptions of many South American species made by Buffon; but also developed arguments against Buffon's thesis that the South American climate stimulated the degeneration of living beings. Moreover, Azara outlined an explanation of the origin of varieties of one species that, instead of appealing to the direct effects of climate and feeding, resorted to the emergence of hereditary fortuitous variations. This latter hypothesis was an alternative to the theory of degeneration proposed by Buffon and accepted, although in an attenuated way, by most pre-Darwinian naturalists.
  • Entre tradições e modernidade: conhecimento ecológico local, conflitos de pesca e manejo pesqueiro no rio Negro, Brasil Artigos

    Silva, Andréa Leme da

    Resumo em Português:

    O artigo faz uma análise antropológica da pesca artesanal no rio Negro, Amazônia brasileira, com relação às regras costumeiras versus externas determinadas por instituições governamentais. Os dados de campo foram obtidos a partir de entrevistas não estruturadas com pescadores, lideranças locais e pesquisa documental. Os pontos de pesca e as toponímias foram georreferenciados com ajuda de informantes-chave, entre 2005 e 2006. Foram citados 120 pontos de pesca, utilizados por 67 pescadores entrevistados. O aumento da pesca esportiva e comercial tem intensificado os conflitos pelo acesso aos recursos pesqueiros, sendo percebido como uma ameaça de colapso dos estoques naturais de pescado no rio Negro.

    Resumo em Inglês:

    The paper outlines an anthropological analysis of the artisanal fisheries in the Rio Negro, Brazilian Amazonia, concerning customary versus external rules determined by governmental institutions. Field data were obtained from opened-end interviews with fishermen, local leaderships and documentary research. Fishing spots and toponymies were georreferencied with the help of key informants between 2005 and 2006. It was cited 120 fishing spots used by 67 interviewed fishermen. The increase of recreational and commercial fisheries has intensified the conflicts for fisheries access, which has been perceived as a threat of collapse to the natural fisheries stocks in the Rio Negro.
  • Viver, aprender e trabalhar: habitus e socialização de crianças em uma comunidade de pescadores da Amazônia Artigos

    Cardoso, Luis Fernando Cardoso e; Souza, Jaime Luiz Cunha de

    Resumo em Português:

    O texto tem por objeto de análise a comunidade rural Matá, localizada no baixo Amazonas, Pará, a aproximadamente 55 km da cidade de Óbidos. É uma abordagem etnográfica do cotidiano dos moradores, especialmente em suas atividades na pesca, focalizando, mais precisamente, a participação das crianças. Tomamos como referência o conceito de habitus, desenvolvido por Pierre Bourdieu, para demonstrar que as atividades desenvolvidas pelas crianças e pelos jovens dessa comunidade na pesca não têm o caráter aviltante, que geralmente está associado à ideia de trabalho infantil; ao contrário, a inserção das crianças no trabalho funciona como uma estratégia de socialização e de autorreprodução, indispensável para o fortalecimento dos laços familiares, para a construção da distinção entre a fase adulta e a meninice e para a aprendizagem das técnicas de lidar com os ecossistemas dos quais fazem parte.

    Resumo em Inglês:

    The article analyzes Matá, a rural community of the lower Amazon approximately 55 km from the town of Óbidos. Using an ethnographic approach to daily life, the article focuses especially on families involved in fishing activities and the nature of children's participation. Using Pierre Bourdieu's concept of habitus, the analysis suggests that the activities undertaken by children in the community are not demeaning or exploitative, such as typically associated with the idea of child labor. Rather the inclusion of children in adult work acts as a strategy of socialization and self-reproduction essential for strengthening family ties, constructing distinctions between adulthood and childhood, and learning about the ecosystems of their environment.
  • Saber local e medicina popular: a etnobotânica em Cuiabá, Mato Grosso, Brasil Artigos

    Pasa, Maria Corette

    Resumo em Português:

    O estudo foi realizado na comunidade Bom Jardim, em Cuiabá, Mato Grosso, com o objetivo de resgatar o conhecimento que as pessoas possuem das plantas como remédio, o quanto as utilizam e a finalidade do uso. Aplicou-se o pré-teste, entrevistas semiestruturadas e observação direta, abordando o uso, a preparação da planta e a indicação das mesmas. A coleta dos dados ocorreu de março de 2008 a julho de 2009. O material botânico encontra-se no Herbário Central da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Dos entrevistados, 45% não apresentam escolaridade, numa faixa etária de 20 a 89 anos de idade. Os entrevistados citaram 86 espécies, distribuídas em 45 famílias, sendo Fabaceae, Mimosaceae e Caesalpiniaceae as mais expressivas. A maioria das espécies apresenta hábito arbóreo, seguido de herbáceo e arbustivo. A folha é a parte mais utilizada e o principal modo de preparo é o chá. A população demonstrou ter conhecimento e fazer uso das plantas locais e revelou um largo consumo na categoria de uso medicinal. O cuidado com a biodiversidade vegetal e o processo de conservação ficaram evidentes na fala e no manejo que as pessoas dispensam nas atividades do cotidiano.

    Resumo em Inglês:

    This study was carried out in the community of Bom Jardim, Cuiabá, in order to record medicinal plants, uses and frequency of use. A preliminary survey was followed out, followed by semi-structured interviews and direct observation of uses, preparation and indications. Field work was carried out between March 2008 and July 2009. Botanical material was deposited at the Central Herbarium of the Federal University of Mato Grosso (UFMT). Among the study population ranging from 20 to 89 years old, 45% have no formal education. A total of 86 medicinal plant species were recorded, distributed in 45 families, the most import being Fabaceae, Mimosaceae, and Caesalpiniaceae. Trees were the most common plant habit, followed by herbs and shrubs. Leaves are the most used plant parts, and decoction (tea) the main preparation method. The population was found to recognize and use a significant number of local species, with a broad range of knowledge in the medicinal category. Interview responses and daily management practices suggest a growing degree of concern within the population regarding plant biodiversity and conservation of these species.
  • Festa de santo na cidade: notas sobre uma pesquisa etnográfica na periferia de Belém, Pará, Brasil Artigos

    Costa, Antonio Maurício Dias da

    Resumo em Português:

    O artigo faz alguns paralelos entre estudos que tratam da dimensão lúdica da religiosidade popular na Amazônia e os resultados de uma pesquisa etnográfica sobre uma festa de santo padroeiro em uma feira de bairro na Belém contemporânea. São observados elementos externos ao ritual religioso, como divulgação propagandística, trocas econômicas e usos políticos, que atuam como transformadores do sentido da devoção religiosa. Demonstra-se, com isso, a dinamicidade da reprodução da religiosidade popular, considerando a diversidade de manifestações festivas em diferentes realidades socioespaciais amazônicas. Devoção religiosa e 'razão prática' estão imbricadas no processo de modificação do evento pesquisado. Isto se revela pela complexidade das trocas sociais exercidas em uma festa de santo padroeiro na escala de uma grande cidade.

    Resumo em Inglês:

    The article draws on other studies about the playful dimension of popular religion in the Amazon to reflect on the results of ethnographic fieldwork carried out on a patron saint's festival in the outskirts of contemporary Belém, in the Brazilian state of Pará. Numerous elements exogenous to the religious ritual such as advertising, economic tradeoffs and political motivations were observed to transform the meanings of religious devotion. The study reveals the dynamic nature of the reproduction of popular religion within the context of diverse popular festivities in different social-spatial realities in the Amazon. Religious devotion and 'practical sense' are entwined in the process of transforming the event, revealing the complexity of social exchanges practiced in a patron saint's festival at a large urban scale.
  • A contribuição de Osvaldo Rodrigues da Cunha (1928-2011) à História da Ciência Memória

    Sanjad, Nelson

    Resumo em Português:

    O texto faz uma descrição e breve análise da obra historiográfica do herpetólogo brasileiro Osvaldo Rodrigues da Cunha (1928-2011), pesquisador do Museu Paraense Emílio Goeldi. Apresenta os trabalhos publicados, sobretudo na área de história da ciência, cujos principais objetos de estudo foram a instituição à qual pertencia e os cientistas que viveram na Amazônia. Inclui uma lista com a obra completa de Cunha dedicada ao tema, construída ao longo de quase 50 anos.

    Resumo em Inglês:

    The article describes and analyzes the historiographical works of Brazilian Herpetologist Osvaldo Rodrigues da Cunha (1928-2011), researcher of Museu Paraense Emilio Goeldi. It presents his published works, mainly in the field of History of Science, in which he studied the institution he belonged to and the scientists who lived in Amazonia. Cunha's complete works dedicated to the theme, composed along of almost 50 years, are reported in the paper.
  • A contribuição de Osvaldo Rodrigues da Cunha (1928-2011) à Herpetologia Memória

    Avila-Pires, Teresa Cristina

    Resumo em Português:

    O texto faz breve descrição da obra herpetológica de Osvaldo Rodrigues da Cunha (1928-2011), pesquisador do Museu Paraense Emílio Goeldi, Brasil. Destaca sua formação intelectual, os principais trabalhos, a organização da coleção herpetológica do Museu Goeldi e a criação do Setor de Herpetologia da instituição. Também destaca as espécies descritas por Cunha e colaboradores.

    Resumo em Inglês:

    The article presents a briefly description of the herpetological works of Osvaldo Rodrigues da Cunha (1928-2011), researcher of the Museu Paraense Emilio Goeldi, Brazil. It highlights his intellectual training and main works, the organization of the Goeldi Museum herpetological collection, and the creation of the Department of Herpetology in this institution. It also put in relief the species described by Cunha and collaborators.
  • Osvaldo Rodrigues da Cunha (1928-2011) em uma perspectiva internacional Memória

    Hoogmoed, Marinus Steven

    Resumo em Português:

    O texto apresenta memórias pessoais de 45 anos de contato com o herpetólogo brasileiro Osvaldo Rodrigues da Cunha (1928-2011), recentemente falecido. São mencionadas algumas discordâncias científicas sobre a sinonimização de taxa. É destacado o importante papel de Cunha como fundador dos estudos sobre répteis amazônicos no Brasil, assim como seu papel na organização de uma grande coleção herpetológica no Museu Paraense Emílio Goeldi, em Belém, Brasil.

    Resumo em Inglês:

    Some personal memories of contacts with the recently deceased Brazilian herpetologist Osvaldo Rodrigues da Cunha (1928-2011) over a 45 year period are presented. Some scientific 'disagreement' about synonimisation of taxa is mentioned. The important role of Cunha as founder of studies on Amazonian reptiles in Brazil is highlighted, as well as his initiating the large herpetological collection of the Museu Paraense Emilio Goeldi, in Belém, Brazil.
  • A voz da biologia: ciência e ideário político no Brasil nos anos 1920-1940 Resenhas

    Franco, José Luiz de Andrade
  • "Quem vai para o sertão aparelha-se no mar": instrumentos e práticas científicas na Amazônia do século XVIII Resenhas

    Gesteira, Heloisa Meireles
  • Museus, ciência e tecnologia Resenhas

    Melo, Diogo Jorge de; Ferreira, Luzia Gomes
MCTI/Museu Paraense Emílio Goeldi Coordenação de Pesquisa e Pós-Graduação, Av. Perimetral. 1901 - Terra Firme, 66077-830 - Belém - PA, Tel.: (55 91) 3075-6186 - Belém - PA - Brazil
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