Acessibilidade / Reportar erro

Comportamento alimentar de Phaethornis eurynome Lesson, 1832 (Aves, Trochilidae) em Vriesea incurvata Gaudich (Bromeliaceae)

Neste estudo foram testadas as relações entre taxas de visitação de Phaethornis eurynome e a densidade e o número de flores de Vriesea incurvata, comparando-se parcelas com diferentes densidades desta bromélia. Oito parcelas de 100 m2 foram estabelecidas a pelo menos 200 m uma da outra; quatro parcelas continham de 10 a 15 indivíduos de V. incurvata cada, enquanto as outras quatro continham de 4 a 5 indivíduos cada. Os visitantes, o número de visitas, o comportamento (pilhador ou potencial polinizador) e altura de forrageamento foram registrados em observações focais das plantas. O número de visitas por P. eurynome variou conforme a densidade de V. incurvata na área, demonstrando que a distribuição heterogênea desta bromélia pode promover ajustes populacionais por parte dos polinizadores, através da variação da oferta de recursos em uma escala local.

Mata Atlântica; Bromeliaceae; comportamento alimentar; Phaethornis eurynome


Instituto Internacional de Ecologia R. Bento Carlos, 750, 13560-660 São Carlos SP - Brasil, Tel. e Fax: (55 16) 3362-5400 - São Carlos - SP - Brazil
E-mail: bjb@bjb.com.br