Acessibilidade / Reportar erro

Characterization of the benthic environment of a coastal area adjacent to an oil refinery, Todos os Santos Bay (NE-Brazil)

Com o intuito de determinar as características sedimentológicas e físico-químicas do ambiente bentônico e também o nível, distribuição e prováveis fontes dos hidrocarbonetos alifáticos e policíclicos aromáticos, foram coletadas amostras de sedimento em 28 estações localizadas na porção nordeste da Baía de Todos os Santos. A região central e leste da área de estudo apresentaram características de ambientes deposicionais com predomínio de silte e argila e com maiores teores de carbono orgânico total, nitrogênio e enxofre. As razões C/N variaram entre 8,8 e 27,6 indicando uma origem mista da matéria orgânica com contribuições marinha e continental relativamente variáveis. As concentrações de hidrocarbonetos alifáticos totais variaram entre 1,56 e 246,91 µg.g-1 de sedimento seco, correspondendo as maiores concentrações às estações localizadas na região central e leste da área de estudo. A Mistura Complexa não Resolvida (UCM) representou entre 60 e 90% dos hidrocarbonetos alifáticos totais, indicando um alto grau de contribuição antrópica e a presença de resíduos de petróleo degradado. As concentrações de hidrocarbonetos policíclicos aromáticos totais variaram de 8 a 4163 ng.g-1 de sedimento seco. A maior concentração de hidrocarbonetos policíclicos aromáticos foi registrada na estação 5 situada na área adjacente à refinaria de petróleo.

Ambiente bentônico; Sedimentos; Carbono orgânico total; Hidrocarbonetos; Refinaria de petróleo; Brasil


Universidade de São Paulo, Instituto Oceanográfico Praça do Oceanográfico, 191 , 05508-120 Cidade Universitária, São Paulo - SP - Brasil, Tel.: (55 11) 3091-6501, Fax: (55 11) 3032-3092 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: io@usp.br