Acessibilidade / Reportar erro

Sciades herzbergii oxidative stress biomarkers: an in situ study of an estuarine ecosystem (São Marcos' Bay, Maranhão, Brazil)

O objetivo desse trabalho foi estudar os efeitos da contaminação ambiental em peixes amostrados em dois locais da Baía de São Marcos. O primeiro ponto está localizado próximo ao porto da ALUMAR/ALCOA, considerado como uma área potencialmente contaminada. O segundo ponto, situado na praia do Coqueiro, foi usado como uma área de referência. Dados da atividade da enzima de defesa antioxidante catalase (CAT) e da glutationa S-transferase (GST) em S. herzbergii foram comparados com os dados biométricos e o índice gonadossomático (GSI). Resultados mostraram que o GSI diminuiu significativamente em fêmeas (p <0.05) no local contaminado. A atividade da CAT foi mais alta nos peixes do local contaminado. Uma diferença significativa foi observada na atividade de GST de S. herzbergii no local contaminado e no local de referência (p <0.05). GSI possibilitou uma nova abordagem quanto à natureza da resposta de destoxificação nessa espécie de bagre porque este índice não apresentou correlação com as enzimas no local potencialmente contaminado, mas apresentou no local de referência. Assim, sugere-se que a boa correlação da GST/CAT e GSI poderia estar relacionada à reprodução dos animais no local de referência, mas não no local potencialmente contaminado. Se esse for o caso, pode-se concluir que GST/CAT e GSI podem ser utilizados como bons biomarcadores para avaliar contaminação aquática.

glutationa S-transferase; catalase; índice gonadossomático; bagre; poluição marinha


Universidade de São Paulo, Instituto Oceanográfico Praça do Oceanográfico, 191 , 05508-120 Cidade Universitária, São Paulo - SP - Brasil, Tel.: (55 11) 3091-6501, Fax: (55 11) 3032-3092 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: io@usp.br