Acessibilidade / Reportar erro

Performance comparison of biotic indices measuring the ecological status base on soft-bottom macroinvertebrates: a study along the shallow Gomishan lagoon (Southeast Caspian Sea)

Resumo

O presente trabalho objetiva testar a viabilidade do emprego de alguns indices bióticos para o Mar Caspio Sudeste. Para tanto, a qualidade ecológica da lagoa Gomishan foi utilizada para avaliar três indices bióticos (AMBI, BENTIX, BOPA) durante o verão e o outono de 2010. Os resultados da aplicação dos indices não permitiram uma distinção clara entre as estações de coleta. Dois dos indices (AMBI e BENTIX) são bastante próximos em termos de diagnose (bom ou alto) e parecem funcionar melhor do que o BOPA. Adicionalmente, a Análise em Componentes Principais (ACP), baseada em parâmetros abióticos, mostrou claras diferenças espaciais e temporais nas variáveis ambientais. Contudo, nesses locais rasos e sem pressão do homem e com alto tempo de residência da água, a composição da comunidade bêntica pode ser associada ao estressse físico, devido ao aumento de salinidade e mudanças nas características ambientais, aliado a mudanças sazonais convencionais. A variabilidade natural de águas de transição mostrou ser um fator crucial para a correta avaliação da condição ecológica das comunidades de macroinvertebrados ao longo do sistema lagunar.

Descritores:
Status ecológico; Lagoa costeira; Variabilidade natural; Indices bênticos

Universidade de São Paulo, Instituto Oceanográfico Praça do Oceanográfico, 191 , 05508-120 Cidade Universitária, São Paulo - SP - Brasil, Tel.: (55 11) 3091-6501, Fax: (55 11) 3032-3092 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: io@usp.br